A X Rally Team, equipe pentacampeã do Sertões e uma das grandes referências do off road nacional, e a Prodrive, empresa com extensa atuação no fora de estrada e também no automobilismo em geral, com grande histórico de conquistas em várias categorias, firmaram parceria na operação dos novos supercarros de rally Prodrive Hunter T1+ para clientes na Europa e América do Sul.
“A X Rally Team é agora autorizada pela Prodrive para operar os carros, em um trabalho de cooperação entre as duas organizações que envolve treinamento e um intercâmbio entre seus profissionais”, declarou Beco Andreotti, CEO da X Rally Team.
Desta maneira, a equipe brasileira vai expandir sua atuação para além do Atlântico, passando a operar também na Europa. A organização, conhecida por sua excelência no mundo das competições do off road, está na fase de instalação de uma nova base na cidade de Évora, na região central de Portugal, 140 quilômetros a leste da capital Lisboa.
A ampliação das atividades, de acordo com o CEO da equipe, Beco Andreotti, é para estender sua base de clientes e facilitar a operação para a própria equipe em provas na região. No Brasil, a X Rally Team atua no calendário nacional fornecendo manutenção, veículos, logística e apoio para cerca de dez clientes. Com a base em Portugal, o objetivo é ampliar o número de clientes e proporcionar também aos atuais a experiência de competir em ralis na Europa.
Ampliando suas fronteiras para fornecer serviços e competir em ralis internacionais, a equipe, que disputará as provas da temporada 2023 usando dois Prodrive Hunter T1+, o mesmo com o qual o nove vezes campeão mundial de rali Sebástien Loeb venceu metade das especiais do Dakar deste ano – e seis de maneira consecutiva, um recorde -, adotou um modelo de negócio para facilitar sua atuação em provas europeias levando seus clientes do Brasil e também conquistando novos clientes do outro lado do Atlântico.
A operação da X Rally Team em Portugal será realizada exclusivamente na manutenção dos Prodrive Hunter T1+ para seus próprios pilotos e também clientes. Os dois primeiros carros, adquiridos pela equipe, serão usados pelos irmãos Cristian e Marcos Baumgart na disputa do Sertões e em outras provas.
O carro é construído pela Prodrive, que traz em seu portfólio trabalhos como equipe oficial da Subaru no Mundial de Rali e da Jaguar no antigo Mundial de Endurance. O fundador e CEO da empresa, David Richards, foi também chefe da equipe BAR da Fórmula 1 na primeira metade da década de 2000.
O projeto do Prodrive Hunter T1+ é assinado por Ian Callum, ex-Jaguar e Aston Martin, e traz o motor Ford Ecoboost de 3,5 litros V6 biturbo capaz de gerar até 600 cavalos de potência (limitado a 400 pelo regulamento). No Dakar de 2023, o modelo foi vice-campeão da prova com Sébastien Loeb e Fabian Lurquin.
“É um prazer unirmos forças entre X Rally Team e Prodrive. É muito gratificante poder mostrar a força do Prodrive Hunter na Europa e na América do Sul. Espero que todo o desenvolvimento no carro que ganhou mais da metade das etapas do Dakar deste ano, e a experiência da X Rally transforme esta parceria em muitas vitórias”, comemorou Gus Beteli, chefe de equipe da Prodrive.
“Estamos muito animados com a abertura de nossa base em Portugal e com a parceria com a Prodrive. Esperamos aproveitar nossa experiência e conhecimento, junto deste know-how da Prodrive, para fornecer a nossos clientes uma vantagem competitiva e ajuda-los a atingir seus objetivos nas competições”, finalizou Andreotti.
Estréia da X Rally Team com o novo carro será no México, no fim de abril
A equipe X Rally Team, liderada pelos irmãos Cristian e Marcos Baumgart, que somam cinco títulos do Sertões, fará sua primeira incursão internacional em 2023 na disputa do Sonora Rally, no México, dos dias 22 a 28 de abril. A prova marcará, para o time baseado em São Paulo, a estreia do Prodrive Hunter T1+.
“É o início de um novo capítulo para a X Rally Team. Queríamos dar este passo adiante e estamos indo passo a passo. Será uma prova de adaptação ao carro e ao terreno, então será tudo novo para nós”, afirma Cristian Baumgart, tetracampeão do Sertões e que tem o CEO do time Beco Andreotti como seu navegador. O Sonora Rally é a terceira etapa do FIA World Rally-Raid Championship, o campeonato mundial de rali cross-country, chamado de W2RC.
Já o campeão de 2020 do Sertões e atual vice-campeão do maior rali brasileiro destaca também o espírito de “novidade” ao disputar a prova. “É um terreno diferente do que estamos acostumados: deserto, duna, muita areia. A última vez que competimos em um lugar assim foi no Dakar de 2019, de UTV. Junto disso, vamos estrear os carros novos. Há muito a entender e analisar e estar nesta prova vai justamente em direção a estes objetivos”, aponta Marcos Baumgart, que tem Kleber Cincea como navegador. Serão cinco dias de prova, com os trechos cronometrados somando cerca de 1,5 mil quilômetros.
Recentemente, o quarteto da X Rally esteve na sede da Prodrive em Banburry, na Inglaterra, para conhecer a estrutura da fabricante e acompanhar a construção dos carros. A empresa britânica dará suporte à X Rally durante a disputa do Sonora Rally e de outras provas que os brasileiros disputarem.
Ficha Técnica do Prodrive Hunter T1+ X Rally Team 2023:
MOTOR
Central-dianteiro
3,5 litros V6 biturbo
Potência 400 cv
Torque 700 Nm
Cárter seco
TRANSMISSÃO
Tração integral nas 4 rodas
Caixa de câmbio sequencial de 6 velocidades
Diferenciais dianteiro, central e traseiro
CHASSIS
Estrutura tubular de aço de alta resistência
Carenagem composta de carbono e fibra natural
Macacos hidráulicos de acionamento no interior do carro
SUSPENSÃO
Suspensão de triângulos duplos (double wishbone)
Dois amortecedores totalmente ajustáveis por roda
INTERIOR
Assentos de fibra de carbono
Cinto de segurança de seis pontos
Sistema de extintor duplo
Bateria de íon de lítio
Sistema de navegação
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL
500 litros em célula de segurança de acordo com os padrões da FIA
FREIOS
pinças dianteiras de seis pistões
pinças traseiras de seis pistões
discos ventilados
RODA E PNEUS
172 x 112
pneu 37″
PESO E DIMENSÕES
Comprimento – 4,5m
Largura – 2,3m
Altura – 1,85m
Distância entre eixos – 2,9m
Texto base: P1 Media Relations / divulgação
Fotos: P1 Media Relations / divulgação
Deixe seu Comentário