Card image
Capa da Semana
Toyota TS050 HYBRID domina Le Mans em 2020

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 21/09/2020
  • Atualizado: 21/09/2020 às 4:56
  • Por: Venicio Zambeli

A TOYOTA GAZOO Racing conquistou a terceira vitória consecutiva no geral das 24 Horas de Le Mans 2020 com o modelo TS050 HYBRID após uma corrida turbulenta e bem-sucedida no Circuito de La Sarthe.

24 Horas de Le Mans 2020
Edição de Capa: Venício Zambeli – Fotos: Toyota / divulgação

 

Sébastien Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley completaram mais de 5.000 km de uma corrida exaustiva, realizada apenas pela segunda vez em setembro, e venceram por cinco voltas o carro Toyota TS050 HYBRID número 8, para assumir a liderança no Campeonato Mundial de pilotos.

24 Horas de Le Mans 2020
Bandeirada para o carro Toyota TS050 HYBRID número 8: vitória em Le Mans 2020 – Foto: Toyota / divulgação

 

Para Sébastien e Kazuki, este foi o terceiro triunfo consecutivo em Le Mans e eles se juntam a apenas sete pilotos anteriores que alcançaram esse feito na história da corrida de 97 anos, enquanto Brendon venceu pela segunda vez após sua vitória em 2017.

24 Horas de Le Mans 2020
Festa para os vencedores da corrida de 2020 em La Sarthe – Foto: Toyota / divulgação

 

A pole position do carro Toyota TS050 HYBRID número 7 de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López parecia rumo à sua primeira vitória em La Sarthe até um problema no escapamento, embora tenham lutado para conquistar o 3º lugar nos dramáticos 70 minutos finais.

24 Horas de Le Mans 2020
Pódio com os pilotos vencedores Kazuki Nakajima, Sébastien Buemi e Brendon Hartley – Foto: Toyota / divulgação

 

A vitória, na penúltima rodada do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (WEC), deu à TOYOTA GAZOO Racing o título de campeã mundial por equipes 2020, com uma vantagem inatacável de 57 pontos sobre a Rebellion Racing – seu terceiro título após os dos campeonatos de 2014 e 2018/2019.

A corrida marcou a aparição final em Le Mans para o carro protótipo Toyota TS050 HYBRID de 1.000 cv de potência, com tração nas quatro rodas, que estabeleceu um novo padrão em termos de eficiência e desempenho em La Sarthe. Usando 35% menos combustível do que a primeira geração de híbridos LMP1 de 2012, o TS050 HYBRID consegue ser cerca de 10 segundos por volta mais rápido. Ele detém a volta mais rápida de todos os tempos e o recorde de volta da corrida em Le Mans, ao lado de suas quatro pole position consecutivas e três vitórias.

Comentários