A Fórmula 1 passou um susto durante o Grande Prêmio do Bahrein 2020. O Piloto Romain Grosjean, da equipe Haas, se envolveu em um terrível acidente na primeira volta da corrida. Felizmente o competidor francês sofreu apenas consequências leves, mesmo após seu carro bater forte contra o guard rail, se partir ao meio e pegar fogo em seguida.
O acidente mostrou que as medidas de segurança aplicadas pela FIA e pela F1 na atualidade, como o halo, podem ser eficientes para proteger o máximo possível os pilotos de acidentes fortes. Neste caso específico da batida de Grosjean, o halo protegeu a cabeça do piloto e as vestimentas de macacão, balaclava, luvas e sapatilhas antichamas evitaram queimaduras maiores.
Grosjean largou a corrida em 19º no grid, mas teve contato com outro carro na saída da curva 3 e sofreu forte impacto com a barreira de guard rail, em alta velocidade. O modelo Haas VF-20 explodiu, ficou em chamas e foi partido ao meio, mas Grosjean foi capaz de se livrar do cockpit e ainda ser atendido rapidamente pela equipe médica da FIA, que chegou ao local imediatamente.
Grosjean estava totalmente consciente o tempo todo – ainda na pista foi caminhando com a ajuda dos médicos até a ambulância e foi atendido no centro médico do autódromo. Depois, o francês acabou sendo levado de helicóptero ao hospital das Forças de Defesa do Bahrein, onde está sendo tratado por queimaduras nas costas das duas mãos. Ele permaneceu no hospital durante a noite como medida de precaução.
Confira abaixo o depoimento de Romain Grosjean em seu twitter oficial da equipe Haas, já se recuperando no hospital:
An update from Romain himself. Pleased to see you’re in good spirits! We hope you make a speedy recovery 🙏 pic.twitter.com/njnjjH4GBi
— Haas F1 Team (@HaasF1Team) November 29, 2020
Veja o que falaram Kevin Magnussen, companheiro de time de Grosjean, e seu chefe de equipe, Guenther Steiner:
Kevin Magnussen, piloto Haas F1 Team
“Em primeiro lugar, estou muito, muito feliz por ver Romain escapar daquele acidente – foi inacreditável. Vê-lo sobreviver é francamente um milagre. Estou tão feliz que o halo fez seu papel no carro. Sem isso, tenho certeza que teria sido muito diferente. Isso é realmente tudo para mim hoje. Estou muito feliz por ainda termos Romain”.
Guenther Steiner, chefe de equipe, Haas F1 Team
“Tivemos sorte hoje. A boa notícia é que Romain está bem, considerando o que aconteceu. Agradecemos todos os avanços em segurança na Fórmula 1 moderna para proteger os pilotos. Enviamos um agradecimento à equipe de segurança da FIA e aos comissários que estiveram no local imediatamente para ajudar Romain a se afastar do local. Como eu disse, acho que tivemos sorte – não há muito mais a dizer. Esperamos que Romain se recupere rapidamente das lesões que sofreu”.
Assista o depoimento dos médicos do Medical Car da F1 no link oficial da F1.com abaixo:
https://www.formula1.com/en/latest/article.crazy-ive-not-seen-fire-like-that-before-medical-car-team-describe-scene.5ICsLmBlqXDeoeqTMb9G15.html https://www.formula1.com/en/latest/article.crazy-ive-not-seen-fire-like-that-before-medical-car-team-describe-scene.5ICsLmBlqXDeoeqTMb9G15.html
Deixe seu Comentário