Pipo Derani e Felipe Nasr venceram na IMSA em Watkins Glen; Kiko Porto lidera o USF2000 após vitória e três poles em Mid-Ohio. Confira como foram as conquistas dos pilotos brasileiros deste fim de semana nos Estados Unidos
IMSA: Pipo Derani e Felipe Nasr conquistam 1ª vitória de 2021 em Watkins Glen
A disputa da sexta etapa da temporada 2021 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, realizada na sexta-feira em Watkins Glen, teve emoção do início ao fim, com chuva, bandeira vermelha e não poderia ter um desfecho melhor para os brasileiros Pipo Derani e Felipe Nasr.
Os pilotos da equipe Action Express Racing conquistaram uma grande vitória, após uma estratégia perfeita do time nas paradas de box com o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R.
Com o resultado, a dupla brasileira segue mais viva do que nunca na briga pelo título. Em terceiro lugar na tabela, eles estão mais próximos dos dois primeiros colocados.
Derani iniciou a prova em quarto no grid e, com uma bela largada, assumiu a terceira posição na curva 2. O piloto se manteve na briga até parar no pit na volta 12, durante bandeira verde, para troca de pneus e reabastecimento. A equipe apostou numa estratégia diferente dos rivais, antecipando sua parada, na esperança de colocar o #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R na liderança.
E a estratégia funcionou. Na volta 25, Derani assumiu a ponta e conseguiu abrir uma boa vantagem. Oito voltas depois, a equipe observou que um dos carros vinha lento na pista e decidiu antecipar a entrada do brasileiro para troca de pilotos, prevendo que a bandeira amarela seria acionada.
Nasr voltou para a pista na quarta posição, mas logo na volta 37 a corrida foi interrompida com bandeira vermelha, em virtude do risco de raios na região. Foram 46 minutos com os carros parados nos boxes, mas o cronômetro rodando. Os pilotos só voltaram para a pista quando faltavam 40 minutos para o final da disputa.
Com os outros carros DPi parando para troca de pneus e combustível ainda em bandeira amarela, Nasr já conseguiu sair na frente antes da bandeira verde ser acionada. O brasileiro manteve um ritmo forte, abriu vantagem, mas logo veio uma bandeira amarela, após um carro sair da pista.
A relargada aconteceu quando faltavam 18 minutos para o final e Nasr seguiu acelerando forte para cruzar a linha de chegada em 1º lugar.
“Foi um alívio”, destacou Derani. “Acredito que mostramos desde o início do ano que tínhamos um carro e uma equipe para vencer. Mas as coisas não saíram como gostaríamos em Daytona e Sebring. E vínhamos a cada corrida pensando: ‘é esta que iremos ganhar?’. Chegamos perto em Mid-Ohio, em Detroit. Agora, finalmente, vencemos”, comemorou o brasileiro.
“A equipe fez um trabalho fantástico. Apostamos um pouco na estratégia e deu certo. Que pilotagem do Felipe no final! Foi maravilhoso para a equipe Whelen”, finalizou o paulista de 27 anos.
A próxima etapa da temporada acontecerá entre os dias 6 e 8 de agosto em Road America.
Líder da USF2000, Kiko Porto fecha etapa em Mid-Ohio com vitória, poles e pódios
O pernambucano Kiko Porto viveu um final de semana de conquistas na rodada tripla de Mid-Ohio na USF2000. O piloto da DEForce Racing ganhou a segunda prova, conquistou três poles, obteve dois pódios e três top-5. Os resultados foram importantes para o brasileiro manter a liderança no campeonato, com 17 pontos a mais do que o vice-líder, Michael D´Orlando.
“Temos feito um campeonato de bastante regularidade aqui na USF2000. Nosso desempenho no sábado foi muito positivo, vencemos uma corrida e terminamos em segundo na outra, sempre em uma forte disputa com o Michael D´Orlando. Essa competição pelo título promete ser intensa até o final, já que agora faltam apenas duas rodadas para o final da USF2000”, diz Kiko, que é patrocinado pelo Banco Daycoval.
A USF2000 é uma das categorias de acesso para a Fórmula Indy e o grid é bastante equilibrado com quase 30 carros. Após 12 corridas disputadas, restam somente cinco provas para o término do campeonato. Além de liderar a tabela, Kiko venceu três provas, é recordista de poles com seis no total e também foi ao pódio seis vezes.
“Hoje infelizmente perdemos muito rendimento do carro, sobretudo nas relagardas, pois saímos com a libra do pneu um pouco mais baixa. Assim, quando vinha a bandeira amarela, na sequência parecia que eu estava no gelo, sem aderência nenhuma. Mas pelo menos conseguimos segurar mais um top-5 importante para seguirmos em vantagem na briga pelo campeonato”, diz Kiko.
A próxima etapa da USF2000 será disputada em New Jersey nos dias 28 e 29 de agosto.
Deixe seu Comentário