O fim de semana no Circuito de Barcelona-Catalunha permanecerá memorável para os fãs do Campeonato Europeu de Fórmula Regional da Alpine, já que Rafael Câmara garantiu o título do campeonato 2024. O piloto brasileiro precisava apenas de um quarto lugar para reivindicar a coroa da temporada, com uma rodada para o fim do certame. Câmara, que faz parte da Ferrari Driver Academy, se torna o quarto piloto a escrever seu nome no rol de honra da série e o primeiro brasileiro a vencer o campeonato organizado pela ACI Sport e Alpine Racing. A temporada do piloto inclui até agora 6 vitórias, dois segundos lugares e dois terceiros lugares.
Somando-se ao fim de semana perfeito para a equipe Prema Racing do brasileiro estava a vitória dupla de James Wharton, que dominou toda a rodada espanhola, garantindo as duas pole positions e vencendo as duas corridas. Seus triunfos desempenharam um papel vital no título de equipe da Prema Racing. Wharton liderou a corrida do início ao fim, abrindo uma vantagem significativa. Sua vitória também lhe permitiu ultrapassar o piloto Tuukka Taponen (R-ace GP) na classificação geral, após o piloto finlandês ter sido eliminado na primeira curva, sem culpa própria, devido a uma colisão entre vários carros, desencadeada por um choque entre Brando Badoer (Van Amersfoort Racing), que recebeu uma penalidade de 10 segundos, e Matteo De Palo (Saintéloc Racing), que também forçou o abandono de De Palo e Ruiqi Liu (Trident). O incidente fez com que o Safety Car entrasse para retirar os três carros. Assim que a corrida foi retomada, Wharton ampliou sua liderança, seguido por Alessandro Giusti (ART Grand Prix) e pelo brasileiro Pedro Clerot (Van Amersfoort Racing), que travaram uma emocionante batalha pelo segundo lugar. No final, o piloto francês manteve a segunda colocação, enquanto o brasileiro Clerot comemorou um merecido terceiro lugar e a vitória na classe rookie.
Câmara fez uma corrida impecável, mantendo a quarta colocação durante toda a corrida, garantindo seu título de campeão. Logo atrás do piloto recém-coroado estava Kanato Le (G4 Racing), que registrou seu melhor resultado da temporada na Espanha. A luta pelo sexto lugar foi igualmente emocionante, com Noah Strømsted (RPM) finalmente superando Enzo Peugeot (Saintéloc Racing), que teve que se contentar com o sétimo. Devido às penalidades de 10 segundos pós-corrida por usar o push-to-pass prematuramente após o Safety Car, entregues a Théophile Naël e Evan Giltaire (ART Grand Prix), o top 10 foi completado por Ugo Ugochukwu (Prema Racing), Enzo Deligny (R-ace GP) e Ivan Domingues (Van Amersfoort Racing).
A FRECA retornará à ação em três semanas (26 a 27 de outubro), em Monza, Itália, para o final da temporada, onde o título de novatos também será decidido.
Texto base original: FRECA / divulgação
Fotos: Prema Racing / Dutch Photo Agency / RF1 / divulgação
Deixe seu Comentário