Card image
Capa da Semana
Peugeot Le Mans Hypercar: o futuro leão das pistas

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 28/09/2020
  • Atualizado: 28/09/2020 às 0:59
  • Por: Venicio Zambeli

Peugeot e Total desenvolvem “Le Mans Hypercar” para competir em Le Mans em 2022. A apresentação aconteceu durante a 88ª edição das 24 Horas de Le Mans. Peugeot e Total estão oficialmente dando início ao seu projeto Le Mans Hypercar (LMH), nova classe que promete levar inovações dos carros de corrida para modelos reais de ruas.

Peugeot Le Mans Hypercar
Peugeot Le Mans Hypercar Edição de Capa: Venício Zambeli

 

Um novo regulamento que prenuncia uma nova era para a categoria de endurance de primeira linha, que representa a transição energizante das duas empresas.

“Le Mans é o Santo Graal do mundo automobilístico”, afirma Jean Philippe Imparato, CEO da marca Peugeot. “É a corrida que determina seu vencedor. Para nós, isso já representou 3 vitórias, mas também muito suor, lágrimas e alegria. E um incrível espírito de equipe com a Total, com quem celebramos este ano, 25 anos de colaboração”, disse Jean Philippe.

Peugeot Le Mans Hypercar
Peugeot Le Mans Hypercar: na pista em 2022 – Imagem: Peugeot / divulgação

 

A escolha da categoria do LMH foi ditada por vários critérios, sendo um deles o de certa liberdade aerodinâmica. Isto permite incorporar, com o apoio da Peugeot Design, o detalhe estético da marca. Esta colaboração já começou e permite, no caso desta apresentação do projeto nas 24 Horas de Le Mans 2020, fazer esboços e revelar as primeiras imagens conceito de design do projeto e encarnar os elementos fundamentais requeridos, com suas exigências e nível das dimensões.

Peugeot Le Mans Hypercar
Peugeot Le Mans Hypercar – Imagem: Peugeot / divulgação

 

A Peugeot, em associação com a Total, iniciou assim o desenvolvimento do hipercarro elétrico híbrido, cujo design icônico será chamado de “Neo Performance”. Alcançará 500 kW (aproximadamente 680 cv de potência) e terá tração nas 4 rodas.

Após o lançamento das várias fases de estudos da estrutura geral, do conceito aerodinâmico e da escolha da arquitetura do motor, chega-se à decisão final do quadro elétrico e, em seguida, da concepção da cadeia de tração híbrida. Todos os departamentos técnicos da Peugeot Sport estão envolvidos nestas fases de desenvolvimento.

Peugeot Le Mans Hypercar
Peugeot Le Mans Hypercar – Imagem: Peugeot / divulgação

 

A Peugeot Sport dá assim um novo rumo às suas estratégia de energias, reforçada pelo lançamento da sua linha de rua híbrida de alta performance Peugeot Sport Engineered, liderada pelo novo Peugeot 508.

Logo Peugeot Sport
Logo Peugeot Sport: de volta à corrida de Le Mans em 2022 – Imagem: Peugeot / divulgação

 

Veja o que disseram os dirigentes do projeto e o presidente da FIA sobre o retorno da Peugeot às 24 Horas de Le Mans

Jean-Philippe Imparato, CEO da marca Peugeot:

“Essa categoria une toda a nossa empresa e todas as nossas entidades, com características e tecnologias semelhantes às dos nossos carros de produção. Com este compromisso, a Peugeot abre um novo enfoque, o da neo performance. Estamos voltando às corridas de endurance porque temos a oportunidade de trabalhar o esporte de uma forma diferente, com a hibridização da gasolina e da eletricidade. Peugeot Sport está mudando sua identidade e lançando sua marca de veículos eletrificados de alto desempenho; Peugeot Sport com seu primeiro modelo 508: 360 cavalos de potência, tração nas quatro rodas e 46g de emissão de C02. Este programa em motorsport de resistência nos permite integrar nós mesmos totalmente nesta transição de energias”.

Philippe Montanteme, Diretor de Estratégia/Marketing e Pesquisa Total:

“Marcamos 25 anos de estreita colaboração entre Peugeot e Total, mas também de forte envolvimento no automobilismo. A competição, firmemente enraizada em nosso DNA, representa um verdadeiro workshop técnico em mãos para nossas respectivas marcas. É nessas oficinas que podemos trabalhar juntos, em busca de uma performance e eficiência perpétua, para compartilhar o melhor em soluções e produtos do esporte de alto nível aos nossos clientes finais. O “Hipercarro de Le Mans” projeto nos oferece hoje possibilidades para o desenvolvimento conjunto de todo o sistema de energia do carro; na eficiência dos nossos combustíveis – para todos os concorrentes, como fornecedor exclusivo – ou para o lubrificante, projetado especificamente para veículos híbridos. Também permitirá que Total e Saft estudem novas soluções de bateria junto com Peugeot. Total é agora uma empresa multi-energética que responde a todas as demandas de mobilidade, mantendo-se como pioneira. O “Hipercarro de Le Mans” incorpora isso perfeitamente”.

Olivier Jansonnie, Diretor Técnico do programa Peugeot Sport WEC:

“O carro terá tração nas quatro rodas, equipado – conforme exigido pelos regulamentos – com um motor elétrico e uma potência máxima de 200 kW no eixo dianteiro. O nível de potência total será idêntico ao de um carro 100% térmico com tração nas 2 rodas (500kW ou aprox. 680 cv) que será distribuído entre os 2 eixos. Em comparação com o que sabemos atualmente pela nossa atuação anterior na categoria LMP1, o carro será mais pesado para ser compatível com os veículos de rua. Também será mais longo (5 metros ante 4,65 metros) e mais largo (2 metros ante 1,90 metros). Este regulamento também é diferente porque incorpora um equilíbrio de desempenho (BoP: Balanço de desempenho). Certamente estabelece limites, mas também abre espaço para muitas possibilidades técnicas no nosso desenvolvimento, especificamente na forma geral, desde que uma certa eficiência aerodinâmica não seja excedida. Isso será medido em um túnel de vento de escala 1:1 e que fará parte do BoP. Até hoje, confirmamos parte do conceito aerodinâmico, a estrutura do motor tem foi decidido e escolhemos a funcionalidade do sistema híbrido e seus fundamentos do projeto. Ainda temos vários passos restantes antes de nossa estreia no WEC em 2022, com estudos na produção de protótipos e, por fim, afirmação na bancada de testes e na pista”.

Matthias Hossann, Diretor de Design da Peugeot:

“A nova categoria Hipercarro de Le Mans oferece uma oportunidade histórica e sem precedentes para o esporte e para as equipes de design trabalharem. Os regulamentos atendem plenamente às necessidades da Peugeot para concretizar sua visão de futuro em seu próximo carro de competição: o do neo performance elétrico. O visual dos veículos não será mais apenas o resultado das sessões de túnel de vento, vamos ter um espaço dedicado para criar um produto único e icônico, combinando desempenho e expressividade. Pretendemos aproveitar ao máximo a margem de manobra oferecida e estamos muito animados sobre este projeto! Discutimos diferentes possibilidades de regulamentação com as equipes Peugeot Sport para garantir que temos plena consciência do que é permitido e do que não é. O resto do projeto será realizado em estreita colaboração entre as duas equipes. Esses esboços são os primeiros rascunhos de design que nos ajudam a identificar os segmentos importantes nos quais devemos nos concentrar. As três marcas de garras e as cores são símbolos que desejamos produzir em nosso hipercarro. Nossa assinatura encontrada nas impressões de luz fazem parte dos fortes emblemas de identidade presentes em nossos veículos de produção e que desejamos reproduzir na corrida”.

Jean Todt, presidente da FIA:

“Bem-vindo de volta, Peugeot, para o Campeonato Mundial de Endurance da FIA, com o Projeto Hipercarro de Le Mans. É uma excelente notícia para a sustentabilidade desta categoria e das 24 Horas de Le Mans. A Peugeot e eu temos uma história comum, que me faz lembrar de boas memórias. Desejo a eles o melhor para o futuro. ”

Comentários