Os carros de campeonato Extreme.E – que começou neste fim de semana com vitória da equipe de Nico Rosberg e que tem prova marcada para acontecer no Brasil na Floresta Amazônica em outubro – são um projeto de SUV totalmente elétrico, denominado ODYSSEY 21.
Para suportar as condições adversas que enfrenta nas provas, a potência máxima do carro de 400 kw (550 cv de potência) é capaz de empurrar os 1.780 kg de peso e 2,3 m de largura de 0-100 km/h em apenas 4,5s.
Cada veículo compreende em um pacote comum de peças padronizadas, fabricadas pela Spark Racing Technology com uma bateria produzida pela Williams Advanced Engineering. Isso engloba uma estrutura tubular de liga de aço reforçada com nióbio, bem como uma estrutura de impacto e gaiola de proteção, enquanto seus pneus – a conexão crucial do veículo a esses terrenos – são projetados especialmente para as condições extremas pela parceira fundadora Continental Tires.
Para a 1ª temporada, as equipes tiveram a opção de usar nossa carroceria ou trabalhar com um parceiro automotivo, como a equipe Chip Ganassi fez com o GM HUMMER EV, para colocar sua própria carroceria no chassi, com objetivo de falar diretamente ao mercado consumidor.
A carroceria externa do ODYSSEY 21 é feita de fibra de linho natural da Bcomp, em uma tentativa de ser mais sustentável. Os dois produtos da bolha, ampliTex ™ e powerRibs ™, são feitos de fibras de linho naturais e trazem uma variedade de benefícios ambientais, incluindo uma redução de 75% na emissão de carbono, ao mesmo tempo que fornecem os melhores padrões de segurança.
Confira a ficha técnica do carro da Extreme E:
Comprimento total: 4,401m
Largura total: 2,3m
Altura total: 1,864m
Altura do solo: 450mm
Distância entreeixos: 3,001m
Peso: 1780kg
Capacidade da bateria: 40kWh de energia utilizável
Motores: duplo de 250KW (equivalente a 550cv de potência)
Aceleração 0-100 km/h: 4,5 segundos
Curso de suspensão: 385 mm
Especificações das peças: Estrutura tubular construída em liga de aço reforçada com nióbio. Suspensão e amortecedores duplos wishbone com três vias ajustáveis. Macaco hidráulico. Freio com pinça Alcon de seis pistões e disco de ferro. Direção elétrica assistida. Bateria construída pela Williams Advanced Engineering. Pneus projetados para terrenos extremos pela Continental.
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