Card image
Capa da Semana
NASCAR entra oficialmente no Brasil em parceria com a Sprint Race

6 Minutos de leitura

  • Publicado: 17/11/2022
  • Atualizado: 17/11/2022 às 17:01
  • Por: Venicio Zambeli

A NASCAR Brasil – Sprint Race começa a partir de 2023, com a união de uma das principais categorias do automobilismo brasileiro e a principal competição norte-americana de turismo. Acordo foi lançado com representantes da NASCAR americana, liderados pelo seu vice-presidente de relações internacionais, Chad Seigler; da Sprint Race, com seu presidente Thiago Marques, e o presidente da Mais Brasil Esportes, Carlos Col.

NASCAR Brasil - Sprint Race
Capa Revista RACING EXTRA – NASCAR Brasil Sprint Race – 17-11-2022 – Fotos: Getty Images / Luciano Santos / Duda Bairros / divulgação

Eles se reuniram na noite de quarta feira, 16 de novembro, para anunciar a parceria, já firmada na sede da
corporação em Charlotte, Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Com esta iniciativa, a partir de 2023, a categoria brasileira e passará a se chamar NASCAR Brasil – Sprint Race.

NASCAR Brasil - Sprint Race
NASCAR Brasil – Sprint Race – Logotipo Oficial

O lançamento foi realizado no Roof Top 033 – Teatro Santander, contando ainda com a
presença dos executivos da NASCAR, Jimmy Small, diretor sênior de operações
comerciais internacionais, e Chelsea Saunders, diretora sênior de operações e estratégia
de negócios internacionais, Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de
Automobilismo (CBA), além de pilotos, patrocinadores, parceiros e imprensa.

NASCAR Brasil - Sprint Race
Chad Seigler (NASCAR EUA), Thiago Marques (Sprint Race) e Carlos Col (Mais Brasil Esportes) estão à frente da NASCAR Brasil – Foto: Duda Bairros / divulgação

“O cenário do automobilismo brasileiro é de evolução e merecedor de uma grande
conquista como esta. Tenho certeza que esta possibilidade de desenvolver a NASCAR no
Brasil, trazendo alguns dos conceitos americanos, é uma oportunidade sem precedentes.
E isso não é uma conquista só nossa e sim de todo o automobilismo nacional”, avalia Thiago Marques.

NASCAR Brasil - Sprint Race
Chad Seigler (NASCAR EUA), Thiago Marques (Sprint Race) e Giovanni Guerra (CBA) – Foto: Duda Bairros / divulgação

Marques ressalta que a parceria com a categoria americana pode elevar o
desenvolvimento tecnológico do esporte a motor no Brasil. “O envolvimento que eles terão
com a categoria, gerará melhorias que todos nós estamos procurando para nosso automobilismo, sem dúvida, é motivo de muito orgulho e muita satisfação”, declara.

NASCAR Brasil - Sprint Race
NASCAR Brasil – Sprint Race – Foto: Duda Bairros / divulgação

PRINCIPAIS NOVIDADES
• Premiação:
Ao todo, R$ 500 mil serão distribuídos ao longo da temporada aos melhores colocados de
cada corrida. Além disso, os três campeões (um por divisão) serão laureados na
cerimônia de premiação da NASCAR Awards nos Estados Unidos a cada temporada.

• Regras americanas:
Algumas práticas da NASCAR estão em estudo para serem adotadas nas disputas
brasileiras. Entre elas:
– relargada em fila dupla;
– inserção de “Lucky Dog” – passe livre ao carro que tem uma volta a menos recuperá-la;
– autonomia ao Diretor da prova em estender a corrida para não fechar a disputa com
safety car em pista.

• Intercâmbio:
Dentre os melhores “rookies” (jovens pilotos e estreantes) alguns competidores serão
selecionados para participar do programa “Drive Development” da NASCAR Academy
Internacional Driver, a superseletiva que premia o vencedor com uma temporada
completa em uma das categorias de base da NASCAR americana.

• Experiência:
Também haverá troca de experiência comercial, de marketing, técnica e desportiva entre
as equipes brasileiras da NASCAR Brasil e os times americanos. Também há um plano de
convite à patrocinadores de pilotos para assistirem eventos da NASCAR nos Estados
Unidos.
Para os pilotos inscritos e confirmados para a etapa 2023, haverá convites para a visitar a
icônica prova “Daytona 500”, que será disputada em fevereiro próximo.

• Game:
Um dos pilotos da NASCAR Brasil pode ser selecionado para correr no E-NASCAR
Internacional, o campeonato do jogo oficial da categoria.
ESTRUTURA DA COMPETIÇÃO

• Divisões de classes e sistema de pontuação:
A classificação dos pilotos permanece a mesma – PRO para pilotos profissionais, PROAM
para jovens pilotos com até 28 anos e pilotos experientes não profissionais, e AM pilotos
acima de 28 anos. “O que muda, a partir deste ano, é que os ‘rookies’ (pilotos estreantes)
também serão segmentados e premiados em cada uma das classes, em vez de juntar
todos numa única tabela”, aponta Thiago Marques.

• Calendário:
O campeonato da categoria dará a largada à sua décima segunda edição, entre os dias
25 e 26 de março, no Autódromo de Santa Cruz do Sul, na região central do Rio Grande
do Sul. O calendário prevê oito etapas, com duas corridas em cada, em sete diferentes
circuitos brasileiros, que é sempre uma atração à parte, diversificado e eclético.
Das atrações da próxima temporada, o destaque fica com a “#GuestRace” que volta ao
calendário da categoria depois de três anos, e no qual prevê a participação de um dos
competidores da NASCAR americana para compor o grid junto com os demais titulares
em 2023.

NASCAR Brasil - Sprint Race
Organizadores e pilotos da Sprint Race – Foto: Duda Bairros / divulgação

Outras etapas especiais que foram consagradas em mais de uma década de Sprint Race,
estarão presentes na NASCAR Brasil. Entre elas, a “#SuperPole” (Q2), sistema de
qualificação destinada apenas para os cinco pilotos mais rápidos, os quais têm somente
uma volta independente; a “#InverseRace”, com grid invertido para os oito primeiros; a
tradicionalíssima “#NightChallenge”, corrida noturna; a corrida “oval”, no anel externo do
Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia; a “#SetUpFree”, na qual os pilotos
têm liberdade para realizar o acerto do seu carro; além da decisiva “#MatchPoint”.

NASCAR Brasil - Sprint Race
Equipe da NASCAR norte-americana participaram do evento no Brasil – Foto: Duda Bairros / divulgação

Confira os locais e datas (*) da NASCAR Brasil – Sprint Race 2023:
Etapa 1 – 26 de março – Santa Cruz do Sul (RS)
Etapa 2 – 30 de abril – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 3 – 04 de junho – Londrina (PR)
Etapa 4 – 02 de julho – Cascavel (PR)
Etapa 5 – 06 de agosto – Interlagos – São Paulo (SP)
Etapa 6 – 17 de setembro – Velocitta (SP) / Goiânia (GO)

Etapa 7 – 15 de outubro – Tarumã, Viamão(RS)
Etapa 8 – 19 de novembro – Goiânia (GO)(* calendário sujeito a alterações)

• Transmissões e exibições:
As emoções da NASCAR Brasil – Sprint Race serão transmitidas ao vivo, via streaming,
nos perfis de suas redes sociais e canais das plataformas de vídeo da competição, pelas
quais haverá ampla cobertura dos bastidores, e, no Youtube, no canal da
@MotorsportBrasil. O canal de TV por assinatura BandSports transmitirá ao vivo, junto
com um compacto dos melhores momentos, a última corrida de cada etapa.

c
Thiago Marques quer fazer da NASCAR Brasil uma competição para abrir as portas aos pilotos e patrocinadores brasileiros nos EUA – Foto: Duda Bairros / divulgação

HISTÓRICO SPRINT RACE
Em 12 de maio de 2012, o campeonato iniciou as atividades nos circuitos nacionais e a
primeira etapa foi no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, na capital
paulista. Porém, os treinos preparatórios e testes com seus bólidos sempre estiveram
concentrados no Autódromo Internacional de Curitiba, no município de Pinhais (PR), onde
fica localizada a sede da Sprint Race.

NASCAR Brasil - Sprint Race
NASCAR Brasil – Sprint Race vai adotar estratégias dentro e fora das pistas em parceria com a NASCAR norte-americana- Foto Getty Images / divulgação NASCAR

A categoria sempre contou com novidades em todas as suas temporadas. Um dos
marcos da competição e da história do automobilismo foi à estreia da categoria na
América do Norte, em 2019, com as provas da Sprint Race Internacional Cup, nos
icônicos autódromos de Homestead e Sebring, na Flórida (EUA) e atravessando a
fronteira ao sul para etapas em Rivera, no Uruguai.

Confira as entrevistas exclusivas que a Revista RACING fez com os executivos Chad Seigler, vice-presidente de relações internacionais da NASCAR EUA, e Thiago Marques, da NASCAR Brasil:

 

Texto base: SIG Comunicação – Silvana Grezzana

Fotos: Divulgação Nascar / Sprint Race / Duda Bairros / Luciano Santos

Deixe seu Comentário

Comentários