A McLaren assumiu a liderança do Campeonato Mundial de Construtores 2024 após a vitória de Oscar Piastri no GP do Azerbaijão. Com uma performance convincente, o tradicional time inglês mostrou que está na disputa pelo título desta temporada.
Confira os depoimentos de Piastri e do diretor de equipe, Andrea Stella, após o feito em Baku.
Oscar Piastri, piloto vencedor da corrida:
“P1! Estou muito feliz por ter vencido meu segundo Grande Prêmio. Esta é a melhor vitória da minha carreira. Estou orgulhoso do que fizemos hoje. Tentei no início da corrida ficar na frente, mas quando saí do DRS, simplesmente não tive ritmo. Depois da parada, vi que estávamos bem próximos novamente e senti que tínhamos um pouco mais de aderência. Tive que ir fundo porque sabia que se não passasse na primeira janela de pits, nunca mais conseguiria. Então, andei em ritmo forte, consegui me recuperar e depois me segurei firme pelas próximas 35 voltas. Foi um trabalho duro, mas acho que definitivamente foi uma das minhas melhores corridas. Agora estamos liderando o Campeonato Mundial. É um esforço enorme da equipe e todos na McLaren merecem todo o crédito pela reviravolta que aconteceu nos meus 18 meses aqui. O carro melhorou, mas acho que eles me ajudaram a melhorar também: 12 meses atrás, eu definitivamente não era capaz de atingir resultados como esses. Estou animado para ver o que o futuro reserva.”
Andrea Stella – Diretor de Equipe da McLaren
“Hoje garantimos uma vitória importante e impressionante no Azerbaijão. O desempenho de Oscar durante toda a corrida foi excepcional, e assumir a liderança da maneira que ele fez é uma prova do piloto especial que ele é. Lando também fez uma prova de recuperação impressionante após começar fora da posição sem culpa própria. Nesta etapa não havia nenhuma equipe com uma vantagem clara de ritmo e este forte resultado se deve à excelente execução da corrida pela equipe e nossos pilotos. É mais uma prova de que nosso pacote pode ser competitivo e lutar por vitórias em uma variedade de circuitos. O resultado de hoje também nos promove ao primeiro lugar no Campeonato de Construtores, um marco importante em nossa jornada. No entanto, a equipe permanece claramente focada na tarefa que temos pela frente, e usamos este momento positivo para redobrar nossos esforços para as próximas corridas. O progresso que fizemos desde o início de 2023, quando estávamos no final do grid, se deve ao trabalho duro e à dedicação de toda a nossa equipe, bem como ao apoio de nossos acionistas e parceiros. Rapidamente voltamos nossa atenção para Cingapura, onde a equipe estará focada em executar outro fim de semana de corrida bem-sucedido.”
MUNDIAL DE CONSTRUTORES da F1 2024* até o GP do Azerbaijão
1) McLaren 476 pontos
2) Red Bull 456
3) Ferrari 425
4) Mercedes 309
5) Aston Martin 82
6) RB 34
7) Haas 29
8) Williams 16
9) Alpine 13
10) Sauber 0
Texto base original: McLaren F1 / divulgação
Fotos: McLaren F1 / divulgação
Deixe seu Comentário