A Lamborghini revelou o SC63, seu primeiro carro de corrida híbrido construído para disputar os mais prestigiados campeonatos de corrida de endurance do mundo, com a equipe Iron Lynx operando como representante oficial da marca.
Como parte do 60º aniversário da marca icônica e do 10º aniversário da Squadra Corse – divisão de corrida da Lamborghini – o tão esperado SC63 foi revelado ao público pela primeira vez no Goodwood Festival of Speed 2023.
A equipe italiana Iron Lynx liderará a incursão da Lamborghini nas corridas de protótipos. As operações de um único carro serão inseridas na crescente classe Hypercar do Campeonato Mundial de Endurance da FIA de 2024 e na categoria GTP do IMSA WeatherTech Sports Car Championship. Além disso, são esperados dois carros para a disputa da 101ª edição das 24 Horas de Le Mans no ano que vem.
A Lamborghini Iron Lynx Team possui uma linha de pilotos experientes, composta por especialistas em corridas de longa duração e pilotos de fábrica de longa data, Andrea Caldarelli e Mirko Bortolotti, bem como ex-pilotos de Fórmula 1, como Daniil Kvyat e Romain Grosjean. O quarteto correrá no WEC e IMSA com outros pilotos a serem confirmados no final de 2023.
O protótipo SC63 já havia sido testado em um ambiente virtual antes do lançamento, com o extenso trabalho de desenvolvimento do simulador Driver in the Loop (DiL), sendo concluído com êxito. Os testes de pista do SC63 começarão em agosto para garantir que sua potente combinação de motor V8 com suplemento híbrido e o chassi monocoque desenvolvido pela Ligier, estejam totalmente preparados para a competição acirrada que enfrentarão a partir de 2024. Os preparativos para o programa de teste estão em andamento com a Iron Lynx recebendo suporte da PREMA Engineering.
O departamento de design interno da Lamborghini, Centro Stile, garantiu que o SC63 será facilmente identificável na pista, por meio de sugestões de estilo emprestadas do carro de estrada Revuelto, incluindo as impressionantes luzes dianteiras e traseiras em forma de Y, bem como a tradicional cor Lamborghini Verde Mantis libré verde.
O diretor e CEO da equipe Iron Lynx, Andrea Piccini, disse: “Estar envolvido em um projeto tão ambicioso é uma experiência única na vida. Estamos honrados e extremamente entusiasmados por fazer parte disso e começar um novo capítulo para a Iron Lynx com a Lamborghini. Foi incrível ver tudo finalmente se encaixar para a revelação do SC63. Todos na Iron Lynx estão ansiosos para que os testes comecem. Este é, sem dúvida, um dos maiores desafios que já enfrentamos como equipe, e agora estamos ansiosos para ver o SC63 na pista!”, finalizou Piccini.
Texto original: Lamborghini / WEC / divulgação
Fotos: Lamborghini / WEC / divulgação
Deixe seu Comentário