Card image
Capa da Semana
Kiko Porto é campeão da USF2000 nos Estados Unidos

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/10/2021
  • Atualizado: 03/10/2021 às 23:40
  • Por: Venicio Zambeli

O Brasil conquistou mais um título internacional nos Estados Unidos em uma das principais divisões de acesso da Indy. Líder do campeonato, Kiko Porto conquistou o título da temporada de 2021 da USF2000, no circuito de Mid-Ohio.

Kiko Porto é campeão da USF2000 nos Estados Unidos
Capa Destaque da Semana RACING – Kiko Porto é campeão da USF2000 nos Estados Unidos – Foto: divulgação / RF1

Após largar na sexta posição, o piloto pernambucano subiu para a terceira colocação, abrindo uma vantagem de 45 pontos em relação ao segundo colocado, Michael D Orlando. Como 33 pontos estavam em jogo na prova final, Kiko garantiu a conquista com uma etapa de antecipação e também o prêmio de cerca de US$ 400.000 para ser utilizado na Indy Pro-2000 em 2022.

Kiko Porto é campeão da USF2000 nos Estados Unidos
Categoria USF2000 utiliza carros que preparam os pilotos para a Fórmula Indy – Foto: Yesid – YACademy / divulgação RF1

Nesta temporada, sua segunda na USF2000, o brasileiro de 18 anos acumulou seis pole positions, quatro vitórias e dez pódios com a equipe DEForce.

Kiko Porto é campeão da USF2000 nos Estados Unidos
Kiko Porto com o troféu de campeão 2021 – Foto: Gavin Baker divulgação RF1

“Primeiramente, gostaria de agradecer por todo suporte de cada um que torceu por mim. Acredito que a chave para esse título foi a constância, campeonato se ganha com os pontos durante o ano, e felizmente consegui entregar performance nas etapas. A equipe e eu procuramos sempre minimizar os erros e eu particularmente tentei a todo momento ter minha cabeça no lugar, dando um passo de cada vez”, disse Kiko.

Kiko Porto é campeão da USF2000 nos Estados Unidos
Kiko Porto celebra com a equipe – Foto: Gavin Baker RF1

Com o título desta temporada, Kiko Porto entra para a história da USF2000 como o segundo piloto brasileiro a vencer na categoria. O primeiro foi o paulista Zak Morioka na temporada 1997.

Após comemorar muito o título da USF2000 conquistado em Mid-Ohio, Kiko Porto voltou à pista no dia seguinte e fechou a temporada com mais um pódio na categoria de entrada do Road to Indy. O piloto pernambucano de 18 anos terminou a temporada com 414 pontos, sendo 50 de vantagem para o vice-campeão.

Kiko Porto é campeão da USF2000 nos Estados Unidos
Kiko Porto e seu coach Matheus Leist – Foto: Yesid – YACademy / divulgação RF1

“Entrei na pista bastante focado, mesmo com o título garantido. Foi uma corrida que exigiu muita concentração e vários pilotos escaparam da pista porque tinha muita água no circuito. Mesmo depois de cair para sétimo eu consegui me recuperar e terminamos em terceiro, um bom resultado para coroar uma temporada inesquecível”, afirmou Kiko.

“Nós tivemos uma regularidade muito boa durante o ano, sempre pontuando bastante em todas as etapas e a equipe toda está de parabéns. Agora temos alguns meses para planejar a temporada 2022 e seguir buscando novas conquistas aqui nos EUA”, finalizou Kiko Porto.

Kiko Porto é campeão da USF2000 nos Estados Unidos
Celebração após a conquista do título – Foto: Gavin Baker divulgação RF1

 

Histórico de conquistas do jovem pernambucano

Com conquistas no kart desde 2013, Kiko tem um currículo com diversos títulos ao redor do Brasil. O jovem piloto foi pentacampeão paraibano entre 2013 e 2017, tetracampeão pernambucano (2013, 2014, 2015 e 2016) e bicampeão alagoano (2015).

Kiko também foi campeão brasileiro de kart em 2016 na categoria Júnior Menor, mesmo ano em que conquistou os títulos da Copa SP de Kart na Rotax Junior Max Rookie e bicampeão do Super Kart Brasil. No ano seguinte, ainda foi campeão das 500 Milhas de Kart Granja Viana com a equipe Barrichello Hero e campeão do CIK-FIA Academy Trophy, em Alaharma, na Finlândia.

Após anos de conquistas no kartismo brasileiro, Kiko chegou aos EUA em 2018, quando disputou sua primeira temporada da Fórmula 4 Americana. No ano seguinte, ele já foi vice-campeão da categoria com três vitórias acumuladas com a equipe DEForce, a mesma que corre até hoje, e garantiu uma vaga para correr na USF2000 em 2020.

Em seu ano de estreia, inclusive, o piloto pernambucano venceu em St. Petersburg no final da temporada e também subiu quatro vezes no pódio, além de cravar a pole position em duas oportunidades. Seu bom desempenho trouxe a renovação para 2021, temporada na qual garantiu o título aos 18 anos, sendo o único piloto brasileiro no Road to Indy neste ano.

Texto: divulgação / RF1

Deixe seu Comentário

Comentários