A Stock Car Pro Series viveu um momento memorável no Autódromo Internacional Zilmar Beux, na etapa 2023 de Cascavel, PR. Dudu Barrichello (Toyota Corolla – Mobil Ale) alcançou um feito surpreendente e emocionante em sua apenas 11ª prova na categoria, ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. O feito arrancou lágrimas do pai, o bicampeão da categoria Rubens Barrichello, e tornou-se o 76º piloto a subir ao topo do pódio da Stock Car.
O feito aconteceu na Corrida 2 da etapa, que foi muito movimentada pelas duas intervenções do safety-car, o que mexeu bastante com a estratégia dos pilotos. Depois de ‘sobreviver’ em jornada na qual o próprio pai ficou pelo caminho — envolvido em um dos incidentes que provocaram o segundo safety-car —, Dudu surgiu na frente após todos os pilotos realizarem seus pit-stops obrigatórios e manteve a ponta mesmo seguido pelo maior campeão em atividade na categoria, Cacá Bueno (KTF Sports), que ficou na segunda colocação. Rafael Suzuki (Pole Motorsport) completou o top-3.
A conquista de Dudu Barrichello é marcante em vários sentidos. Com apenas 21 anos, o paulista triunfou na Stock Car depois de um mês bastante complicado: primeiro, em razão do forte acidente em Tarumã, que o tirou da disputa da terceira etapa do campeonato; depois, por um problema de cálculo renal que o levou ao hospital para um procedimento cirúrgico. Por fim, a maratona de 10 horas de carro entre Campinas e Cascavel na última quinta-feira após ter o voo cancelado em razão do mau tempo. A vitória em Cascavel, pista onde Dudu estreou na Pro Series, em 2021, coroa a dedicação de um dos jovens talentos que brilham hoje no automobilismo nacional.
“Estou muito feliz. Muito obrigado a todos os que acreditaram em mim; ao Maurício (chefe de equipe da Full Time Mobil Ale), por ter acreditado em meu talento e por ter batalhado muito para que estivesse aqui. Agradeço também ao meu pai, devo muito isso a ele, à minha mãe e meu irmão, à minha família. Estava muito focado em acelerar e fazer a estratégia funcionar. Tenho de pensar em muita coisa ao mesmo tempo. Não tremi, mas percebi só na última volta que iria ganhar. Se alguém tivesse me dito meses atrás que venceria uma prova aqui, não acreditaria”, vibrou o jovem Barrichello.
Antes mesmo de Dudu Barrichello cruzar a linha de chegada, o pai já mostrava estar muito emocionado no pit-lane. Com a confirmação da vitória do filho, Rubinho desabafou. “Ele merece muito, ele tem lutado muito por isso. Estou chorando aqui junto com vocês”, disse um dos mais importantes pilotos da história do automobilismo brasileiro, que agora vê sua geração seguir os mesmos passos vitoriosos nas pistas.
Texto base: Stock Car / divulgação
Fotos: Luís França / P1 Media Relations / divulgação – Marcelo Machado de Melo / Stock Car / divulgação – Duda Bairros / Stock Car / divulgação
Deixe seu Comentário