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Ford quer escrever nova história vitoriosa na F1

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  • Publicado: 06/02/2023
  • Atualizado: 06/02/2023 às 0:46
  • Por: Venicio Zambeli

A Ford está de volta à Fórmula 1 depois de mais de duas décadas. A marca firmou uma parceria técnica estratégica de longo prazo com a Red Bull Powertrains para o desenvolvimento do sistema de propulsão híbrida de nova geração que será usado a partir da temporada de 2026.

Ford de volta à Fórmula 1
Capa Destaque da Semana RACING – Ford de volta à Fórmula 1 – 06-02-2023 – Fotos: Imprensa Ford / media.ford.com / divulgação

A Red Bull Ford Powertrains vai fornecer as unidades de potência para as equipes Oracle Red Bull Racing e Scuderia AlphaTauri, a partir de 2026 até pelo menos 2030.

“Este é o início de um novo capítulo emocionante na história do automobilismo da Ford, que começou quando meu bisavô venceu a corrida que ajudou a lançar nossa empresa”, disse Bill Ford, presidente executivo. “A Ford está voltando ao topo do esporte, ao lado da campeã mundial Oracle Red Bull Racing, trazendo a longa tradição da Ford em inovação, sustentabilidade e eletrificação para um dos palcos de maior visibilidade do mundo.”

Ford de volta à Fórmula 1
Motor Ford na F1 tem história vencedora – Foto: Imprensa Ford / media.ford.com / divulgação

A parceria começa ainda em 2023, com a Ford e a Red Bull Powertrains trabalhando para desenvolver a unidade de potência que fará parte do novo regulamento técnico para a temporada de 2026.

Ford de volta à Fórmula 1
Michael Schumacher venceu o campeonato de F1 de 1994 com motor Ford – Foto: Imprensa Ford / media.ford.com / divulgação

A Ford têm uma grande história no automobilismo, das categorias de base à Fórmula 1, contando em sua lista de pilotos que usaram seus motores e conquistaram feitos importantes com eles nomes como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna e Michael Schumacher.

Ford de volta à Fórmula 1
Emerson Fittipaldi foi bicampeão de F1 com motores Ford em 1971 e 1973 – Foto: Imprensa Ford / media.ford.com / divulgação

Em 2026, a Ford será a única fabricante a disputar desde as categorias de base até a Fórmula 1, incluindo WEC e IMSA. Ela estará nas 24 Horas de Le Mans com o Mustang GT3, no WRC com o M-Sport Ford Puma Hybrid Rally1, na Baja 1000 com a Ranger Raptor e o Bronco, e na NASCAR, NHRA e Supercars com o Mustang.

Ford de volta à Fórmula 1
Nelson Piquet estreou na F1 em 1978 com motor Ford e foi campeão com a marca em 1981 – Imprensa Ford / media.ford.com / divulgação

A Ford continua a usar as competições para acelerar a inovação e o desenvolvimento de tecnologias e softwares para os consumidores, o que será reforçado através dessa nova parceria na categoria máxima do automobilismo, com foco nos futuros veículos elétricos da marca.

Ford de volta à Fórmula 1
Jim Clark guiou seu Lotus 49 para a primeira vitória da Ford na F1 na Holanda em 1967 – Foto: Imprensa Ford / media.ford.com / divulgação

 

Fórmula Ford revelou vários talentos do automobilismo no exterior e no Brasil

Ayrton Senna conquistou a admiração de todo o mundo depois de brilhar com seu talento na Fórmula Ford na Inglaterra – tradicional categoria formadora de pilotos promovida pela marca norte-americana em vários países -,  de onde depois seguiu para a Fórmula 3 e a Fórmula 1.

Ford de volta à Fórmula 1
Ayrton Senna foi campeão de Fórmula Ford antes de ir para a F1 – Imprensa Ford / media.ford.com / divulgação

Ayrton Senna entrou na Fórmula Ford 1600 inglesa em 1981, aos 21 anos. Sua corrida de estreia foi em Brands Hatch, em 1° de março de 1981, onde duas semanas depois conquistou a primeira vitória. A coroa de louros dessa prova foi guardada como relíquia na sede da equipe Van Diemen, em Snetterton, pelo chefe Ralph Firman.

O balanço da primeira temporada deixou claro o brilhantismo de “Da Silva”, como ainda era chamado na época pelos jornalistas europeus, o que deu origem ao trocadilho “Silvastone” nas suas grandes conquistas em Silverstone. Com 12 vitórias nas 20 provas disputadas, conquistou com antecedência os títulos Townsend Thoresen e RAC British. Para dar espaço à habilidade dos pilotos, todos corriam em monopostos similares, com motor Ford “Kent” 1.6 de cerca de 125 cv e sem asas aerodinâmicas.

No ano seguinte Ayrton subiu de categoria, disputando os campeonatos britânico e europeu da Fórmula Ford 2000. Com carros mais rápidos, equipados com motor 2.0, asas dianteira e traseira e pneus slick, ele começou fazendo “hat trick” nas primeiras seis corridas do ano – ou seja, pole position, vitória de ponta a ponta e volta mais rápida.

Além de vencer os títulos inglês e europeu da Fórmula Ford 2000, Ayrton terminou a temporada quebrando todos os recordes: 22 vitórias (9 delas consecutivas), 18 poles, 22 voltas mais rápidas e 516 pontos conquistados em apenas 28 provas.

Outro feito do piloto brasileiro foi ter vencido corridas em dias seguidos e em pistas diferentes. Depois de triunfar no autódromo de Oulton Park no sábado, 27 de março, no norte da Inglaterra, viajou 212 km para correr em Silverstone, no centro do país, onde venceu outra vez no domingo. Ele foi o último brasileiro campeão da Fórmula Ford, depois de Nelson Piquet e do grande pioneiro, Emerson Fittipaldi.

Ainda em 1982, Senna venceu no final do ano uma prova extra-campeonato de Fórmula 3 inglesa, mostrando suas credenciais na categoria para a qual mudou no ano seguinte e também venceu. Em 1984, iniciou a carreira vitoriosa de dez anos na Fórmula 1, que todos lembram com emoção, com 41 vitórias e três títulos mundiais, incluindo as conquistas com a McLaren equipada com motores Ford, em sua temporada despedida na equipe inglesa em 1993.

 

A Fórmula Ford no Brasil

A Fórmula Ford também foi realizada no Brasil de 1971 a 1996, com regulamento baseado no campeonato inglês. Além de corridas em Interlagos, São Paulo, e autódromos de Curitiba, Rio de Janeiro e Fortaleza, nos anos 1980 e 1990 a categoria reviveu uma tradição do esporte no país: corridas em pistas de rua, em cidades sem circuitos permanentes.

Ford de volta à Fórmula 1
Rubens Barrichello venceu sua primeira corrida de automobilismo na Fórmula Ford Brasil e correu com motores da marca na Stewart Grand Prix na F1 – Foto: Imprensa Ford / media.ford.com / divulgação

Nesses 25 anos, a Fórmula Ford brasileira também marcou o início de carreira dos pilotos Alex Dias Ribeiro, Luciano Burti, Gil de Ferran, Christian Fittipaldi e Rubens Barrichello, que depois chegaram à Fórmula 1.

 

Texto base original: Imprensa Ford / media.ford.com / divulgação

Fotos: Imprensa Ford / media.ford.com / divulgação

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