Card image
Capa da Semana
FIA / CBA – Regional Cup de Kart Brasil: os campeões de 2024

8 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/08/2024
  • Atualizado: 02/08/2024 às 10:56
  • Por: Venicio Zambeli

Um dia histórico para o kartismo brasileiro. No dia 31 de julho foram conhecidos os primeiros campeões da Regional Cup de Kart no país. A disputa no Circuito Internacional Paladino, no Conde, PB, reuniu destaques do kartismo na atualidade nas categorias OK FIA, OK Júnior e Mini 2T e, além dos brasileiros, teve ainda pilotos dos Estados Unidos e Argentina.

Capa Destaque da Semana EXTRA – CBA / FIA Regional Cup de Kart – Brasil 2024 – Fotos: Gilmar Rose / Radical Motors / CBA / divulgação

Organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), o campeonato chegou ao país com total apoio da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que escolheu o Brasil para ser sede da primeira Regional Cup na América do Sul.

Gabirel Koenigkan celebra título

 

Além dos títulos inéditos, quatro pilotos passaram a integrar a Academia CBA de Pilotos e disputarão em setembro o Mundial de Kart da FIA e a Copa do Mundo OK N, entre os dias 12 e 15 de setembro, no Kartódromo PF International, em Grantham, na Grã Bretanha.

Vini Ferro recebe a bandeirada

 

A CBA, em parceria com a equipe italiana de fábrica Parolin, premiou os pilotos com a isenção na taxa de inscrição e todos os equipamentos para a disputa dos campeonatos internacionais, uma das maiores premiações do kartismo brasileiro na atualidade.

Pilotos da Seletiva OKN

 

Estarão no Mundial, o paulista Vinícius Ferro (campeão da Regional Cup na OK Júnior) e o brasiliense Gabriel Koenigkan (campeão na OK FIA). Na Copa do Mundo OK N, o Brasil será representado pelo paulista Enzo Prando (vencedor da Seletiva OK N) e o mineiro Lucas Moura (vice-campeão).

Rafael Guimarães comemora no pódio

 

O campeão da Regional Cup na categoria Mini 2T, o mineiro Rafael Guimarães, também recebeu um prêmio especial. A MotorBiz, organizadora da categoria, a NASCAR Brasil e a equipe Baby Race, com o apoio da CBA, deram ao piloto uma corrida totalmente gratuita na Itália.

Garotada da Mini 2T celebra

 

Giovanni Guerra, presidente da CBA, Renato Correa, coordenador regional da FIA para as Américas, e Rubens Carcasci, presidente da Comissão Nacional de Kart da CBA, acompanharam todo o evento e participaram da entrega da premiação.

Heitor Farias com Giovanni Guerra, presidente da CBA

 

Como foram as disputas no Paladino
A programação da Regional Cup teve início na terça-feira (30), com as tomadas de tempo e quatro baterias classificatórias. Nesta quarta, os pilotos disputaram a Pré Final e Final.

Pódio da OK Jr

 

Na OK Júnior, que contou com 16 karts na disputa, Marcelo Tortato fez a pole na tomada de tempos, mas na 1ª bateria Vinícius Ferro levou a melhor. Da segunda à quarta classificatória, no entanto, o goiano Theo Salomão não deu chance aos rivais e dominou, ficando com a pole na Pré Final.

Na Pré Final, mais emoção com vitória de Tortato. Pela soma de pontos, Salomão ainda garantiu a pole na Final, mas na metade da disputa Ferro ultrapassou o rival e faturou o título de forma emocionante.

Pódio da OK FIA

 

Na OK FIA, com 14 karts na pista, o paulista Enzo Prando levou tudo na terça-feira: fez a pole e venceu as quatro baterias para garantir a posição de honra no grid da Pré Final, onde também venceu. Na Final, a largada foi frenética. Prando foi ultrapassado por Lucas Moura, depois Alfredinho Ibiapina passou a liderar e, na sequência, Gabriel Koenigkan assumiu a ponta para se tornar campeão.

O brasiliense de 15 anos já havia conquistado semana passada o bicampeonato na Copa Brasil de Kart, na categoria Graduados. Koenigkan também tem um feito especial em sua carreira. Em 2022, na França, conquistou para o Brasil a primeira medalha no FIA Motorsport Games, com um segundo lugar na categoria Júnior.

Pódio Mini 2T

 

Já na Mini 2T, Davi Honório fez a pole, mas Rafael Guimarães venceu as quatro classificatórias e ficou com a pole na Pré Final. E o mineiro de 10 anos seguiu dominando e venceu a Final de ponta a ponta. Honório foi o vice-campeão.

Após a realização das três categorias, na parte da manhã, sete pilotos da OK FIA foram selecionados para a disputa da primeira competição com motores OK N no Brasil. Enzo Prando conquistou a pole position e venceu a primeira bateria, com Lucas Moura em segundo. Na segunda, com o grid invertido pelo resultado da primeira prova, Moura ficou com a vitória, com Prando em segundo.

Pela soma de pontos das baterias, os dois terminaram empatados, mas Prando levou o título pelo critério de desempate (a tomada de tempos). O pódio foi completado com o gaúcho Heitor Farias, terceiro colocado no geral.

Os melhores da OK FIA

 

Com a Palavra os Vencedores:

Mini 2T/ Campeão
Rafael Guimarães (MG), 10 anos (FMA)
“Andei pela primeira vez no Paladino na Copa Brasil de Kart, na semana passada, e fui o terceiro colocado. Então, estou muito feliz com essa conquista da Regional Cup. Até o momento é o título mais importante da minha carreira”.

Desfile dos vencedores na OK Jr

 

OK Júnior / Campeão
Vinícius Ferro (SP), 13 anos (FASP)
“Larguei em terceiro e fiz uma largada muito boa. Consegui pular para segundo na primeira volta e fui tentando chegar no Theo (Salomão), consegui passar e aí foi só segurar. Por enquanto, é a maior conquista da minha carreira”.

Vini Ferro passa a integrar a Academia CBA de Pilotos

 

OK FIA / Campeão
Gabriel Koenigkan (DF), 15 anos (FADF)
“Estou muito feliz. Estava com um problema, desde o começo da semana, mas eu sabia que para a Final iríamos resolver. Larguei em quinto, mas o nosso ritmo era muito rápido e conseguimos ganhar. Estou muito feliz. Só tenho a agradecer a CBA pela vaga e agora vamos disputar o Mundial”.

Seletiva de Kart OK N / Campeão
Enzo Prando (SP), 24 anos (FAUESC)
“Foi fantástico! É um prazer imenso ser o primeiro campeão de uma competição usando motor OK N, motor que a gente vai utilizar no ano que vem. Estou super animado e muito feliz de poder representar o Brasil nessa Copa do Mundo. É um sonho poder representar o Brasil fora e fazer o que gosto”.

Enzo Prando

 

Seletiva de Kart OK N / Vice-Campeão
Lucas Moura (MG), 15 anos (FMA)
“Foi uma experiência nova. Já tinha visto outras pessoas andarem com esse motor, mas nunca tinha experimentado. Eu gostei bastante, achei o motor muito bom e a experiência também foi ótima. Foram duas corridas muito boas também. A primeira eu cheguei em segundo, já a segunda eu ganhei e estou muito feliz em representar o Brasil na Copa do Mundo”.

Lucas Mora

 

Confira os resultados da 1ª Regional Cup de Kart (Top-5):

Mini 2T
1) 270-RAFAEL GUIMARÃES / FPRA (KART MINI), 12:13,660
2) 008-DAVI HONÓRIO / FPRA (THUNDER), a 2,877
3) 046-ANGELO PREDEBON / FAUESC (KART MINI), a 3,570
4) 121-PEDRO SANTA ROSA / FADF (BRAVAR), a 5,639
5) 057-JOAQUIM ANDRADE / FAT (THUNDER), a 7,219

OK Júnior
1) 086-VINI FERRO / FASP (TONYKART), 16:32,251
2) 051-THEO SALOMÃO / FAUGO (BRAVAR), a 3,097
3) 099-FRANCISCO CAMILO / FAEMT (CRG), a 3,720
4) 075-MARCELO TORTATO / FAUESC (CRG), a 4,692
5) 188-PEDRO LIMA / FASP (TONYKART), a 5,124

OK FIA
1) 007-GABRIEL KOENIGKAN / FADF (BRAVAR), 21:11,493
2) 036-ENZO PRANDO / FAUESC (TONYKART), a 1,132
3) 115-LUCAS MOURA / FASP (TONYKART), a 3,872
4) 003-FIRAS FAHS / FPRA (BRAVAR), a 7,115
5) 008-ALFREDINHO IBIAPINA / FAUESC (TONYKART), a 11,719

Seletiva OK N (Pontuação Final):
1) 036 – ENZO PRANDO / FAUESC 14 pontos
2) 115 – LUCAS MOURA / FASP 14
3) 111 – HEITOR FARIAS / FADF 9
4) 003 – FIRAS FAHS / FPRA 8
5) 018 – GUSTAVO GALVÃO / FAEM 4

 

Texto base original: CBA / divulgação

Fotos: Gilmar Rose / Radical Motors / CBA / divulgação

Deixe seu Comentário

Comentários