Confira na íntegra os depoimentos oficiais dos protagonistas que participaram do momento decisivo do GP do Azerbaijão 2021, que impediu a vitória de Max Verstappen.
Max Verstappen, piloto da Red Bull:
“Abandonar a liderança da corrida tão perto da chegada é muito frustrante. Eu não senti nada de estranho com o carro e de repente eu perdi a traseira esquerda e fui para a parede com bastante força. Não é um bom lugar para acontecer este problema (com o pneu) e não sabemos a causa exata ainda, tenho certeza de que será totalmente investigada. Até aquele ponto foi um grande dia, o carro parecia perfeito e eu estava confortável na liderança, então parecia que seria uma dobradinha fácil, mas não há certezas neste esporte. Claro que estou frustrado da minha parte por não ganhar, mas fiquei muito feliz em ver o Checo lá no lugar mais alto do pódio. Ele fez tudo o que a equipe poderia ter desejado hoje. Teve uma ótima largada e então nós dois passamos por Lewis nos boxes. Ouvi dizer que ele teve que se defender durante a maior parte da corrida, então se eu não consegui vencer, fico feliz que tenha conseguido. Ele é um grande cara e um ótimo companheiro de equipe, então foi bom vê-lo sorrindo no pódio e tendo sua primeira vitória para a Red Bull. É uma pena que perdemos a oportunidade de aumentar a diferença para Lewis hoje no campeonato, pois sabemos que quando voltarmos às pistas normais, a Mercedes estará muito forte novamente, mas isso só mostra que tudo pode acontecer mas pelo menos ainda foi um bom resultado para a equipe! ”
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram!
Á TV, logo depois da corrida, Verstappen foi mais direto:
“Me sinto frustrado e muito desapontado por abandonar com um pneu furado tão perto do final da corrida. É uma grande pena. Às vezes, você odeia este esporte, por poucas horas, então ficarei bem novamente. Eu não senti nada até o momento em que eu fui direto para a direita, o pneu simplesmente estourou e não foi uma batida legal. Foi um lugar bastante perigoso para ter um pneu estourado naquela velocidade. Certamente [vamos falar com a Pirelli], mas nós sabemos que o resultado desta conversa será um pouco difícil de acertar. Será relacionado aos detritos, é assim. Certamente haverá conversas, a Pirelli não está feliz com o que aconteceu aqui hoje, mas isso não muda nada na corrida e no resultado que eu tive. Claro, estou chateado com o que aconteceu. Foi uma corrida bastante fácil para mim. Às vezes, este esporte é muito duro quando essas coisas acontecem. É uma merda…”
LEIA MAIS:
Pérez vê Verstappen bater, Hamilton errar, e vence no Azerbaijão
Christian Horner, chefe da equipe Red Bull:
“Que montanha-russa! Acho que passamos por todas as emoções hoje. Estar a cinco voltas de alcançar nosso primeiro 1-2 desde 2016 para então perder Max da liderança da corrida com um furo de pneu que até agora não havia explicação foi de partir o coração. A corrida foi então marcada com bandeira vermelha e tínhamos sérias preocupações de que Sergio estava perdendo pressão hidráulica e não havia garantias de que ele chegaria ao final. Felizmente, Sergio fez o seu trabalho e o erro de Lewis na Curva 1 no reinício significa que saímos do fim de semana tendo estendido nossa liderança no Campeonato de Construtores, com Max mantendo sua liderança no Mundial Pilotos e Checo agora passando para o 3º lugar. Embora tenha sido frustrante para Max, estamos muito contentes por Checo ter conquistado sua primeira vitória pela equipe. Ele tem sido extremamente rápido durante todo o fim de semana e foi um grande incentivo para a equipe vê-lo no degrau mais alto do pódio. Também foi ótimo ver Pierre Gasly lá em cima no pódio depois de um fim de semana forte, mas hoje gostaríamos de dedicar esta vitória a Mansour Ojjeh que infelizmente foi perdido da família McLaren e do nosso esporte – ele foi inspirador e alguém que tive a sorte de ter como amigo. Parabéns e um grande obrigado a todos os nossos parceiros, especialmente o Mobil 1, que nos forneceu um óleo de motor atualizado para este fim de semana, o que mostra o quão duro todas as áreas de nossa equipe estão trabalhando nesta luta pelo campeonato. ”
Mario Isola – Chefe da Pirelli F1:
“Precisamos estabelecer claramente os fatos por trás dos incidentes envolvendo Lance Stroll e Max Verstappen para entender completamente o que aconteceu. O que podemos dizer agora é que também houve um corte no pneu de Hamilton e que é o pneu traseiro direito que realmente trabalha mais duro do que o da traseira esquerda neste circuito. Não foram detectados avisos ou vibrações e nenhum dos outros pneus com idade semelhante ou superior apresentavam sinais de desgaste excessivo. Assim, não podemos excluir que o dano foi causado por um fator externo, embora essas coisas não deveriam acontecer – e podemos entender a necessidade de respostas.”
Deixe seu Comentário