Segunda etapa do campeonato foi vencida pelo trio formado por Guilherme Bottura, Gaetano Di Mauro e Gustavo Kiryla, que conquistou a prova com o carro protótipo Ligier.
Goiânia assistiu a mais uma vitória do carro Ligier de Guilherme Bottura, Gaetano Di Mauro e Gustavo Kiryla, que disputou como convidado. Foi a terceira vitória consecutiva do carro preparado pela equipe BTZ no Autódromo Internacional Ayrton Senna. O resultado foi obtido pelo protótipo francês após disputa com os brasileiros AJR e Sigma na capital do Goiás. Desde que desembarcou no país, no início do ano passado, a Ligier venceu todas as provas disputadas por lá.
A conquista da trinca, entretanto, foi árdua. Bottura, Di Mauro e Kiryla estavam na segunda posição até poucas voltas para o final, quando o protótipo AJR #99 de Leandro Romera, Pietro Rimbano e Ricardo Rodrigues sofreu uma quebra e perdeu uma vitória que parecia garantida.
“Impressionante esta conquista. Viemos com uma estratégia focada nos pontos, pensando no campeonato, e ainda assim saímos vencedores. Goiânia virou mesmo nossa casa”, disse Bottura ao final da prova. “A equipe é muito boa, me senti em casa desde momento em que cheguei aqui. Estou muito feliz de ter feito parte desta vitória”, disse Kiryla, campeão da P1 e da Geral do ano passado.
Categoria GT3
Na categoria GT3, Marcelo Hahn e Allam Khodair conquistaram a primeira vitória da temporada a bordo da Mclaren 720s. E foi emocionante, com o Japonês Voador travando uma disputa histórica com Átila Abreu, que compete com a BMW M4 ao lado de Léo Sanchez, nas voltas finais. Durante a briga pela primeira colocação, Khodair chegou a tocar Átila, o que lhe rendeu uma punição de cinco segundos. Mas, depois de ultrapassar o rival, abriu mais cinco segundos de vantagem e alcançou a vitória para a Blau Motorsport.
“A BMW teve um desempenho impressionante nesta prova. Desde o início ficou claro que seria muito difícil superar o nível de velocidade que eles apresentaram. Então nossa estratégia foi ficar o mais próximo possível deles. Entreguei o carro com cerca de três segundos de desvantagem para o Allam. E ele lutou muito, lutou até o final para que conquistássemos essa vitória”, disse Marcelo Hahn.
“Coloquei na minha cabeça que eu ia fazer volta de classificação atrás de volta de classificação no último stint. O Thiago Meneghel, nosso chefe de equipe, chegou a pedir que eu economizasse pneus, mas o carro estava espetacular, a equipe fez um grande trabalho e merecemos esta vitória. Agora vamos em busca do título”, completou Khodair.
Categoria GT4
Já na GT4, a vitória ficou com o quarteto formado por Luiz Landi, Jaques Quartiero, Tom Filho e Danilo Dirani. Em Goiânia, por conta da quebra de câmbio da Porsche #21 ainda durante os treinos, os pilotos da equipe Suttgart se uniram para competir a bordo do carro #718 e levaram a melhor.
“Foi uma vitória da união do nosso time. A gente já se ajuda como companheiros de equipe e hoje aprofundamos isso de certa forma. Essa conquista reflete também a força da equipe e a força da Porsche e agora vamos seguir todos no campeonato na briga pelo título. Mas novamente em duplas separadas a partir da próxima etapa.
Os carros mais rápidos do país voltam às pistas para a terceira etapa de 2023, no dia 27 de maio, em Interlagos, São Paulo.
Endurance Brasil terá disputa pela 37ª edição da Cascavel de Ouro em 2023
Uma das disputas mais tradiocionais do automobilismo brasileiro acontecerá em novo ambiente em 2023. Com quase seis décadas de história, a Cascavel de Ouro terá sua 37ª edição realizada no dia 21 de outubro no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel. A corrida, com duração estimada de 3 horas, reunirá os carros mais velozes do país: os protótipos e gran-turismo que formarão o grid da sexta e antepenúltima etapa do Império Endurance Brasil.
Texto base original: MS2 / divulgação e SiGCom / divulgação
Fotos: Bruno Terena / divulgação e Vanderlei Soares / SiGCom
Deixe seu Comentário