Lewis Hamilton obedeceu estratégia conservadora da equipe Mercedes na pista molhada do GP da Turquia e pode ter deixado escapar pontos importantes a favor de Max Verstappen para definir o campeonato de 2021 da Fórmula 1.
Após largar da 11ª posição, Hamilton chegou ao 3º lugar, ficando uma posição atrás na corrida de seu rival pelo título, que terminou com o 2º posto.
Mas, restando menos de 10 voltas para o fim da prova, a equipe Mercedes decidiu não arriscar devido à situação de chuva e pista molhada e chamou o competidor inglês para os boxes para trocar os pneus intermediários já bem desgastados – mesmo com o piloto dando a entender que ainda estava com bom ritmo e em condições de manter-se competitivo na pista.
O resultado foi que Hamilton parou e acabou perdendo posições e terminou a corrida em 5º lugar, marcando 10 pontos (5 a menos que se tivesse chegado em 3º). Como Verstappen fez 18 pontos com o 2º lugar, o holandês reassumiu a liderança do Mundial de Pilotos, indo a 262,5 pontos, contra 256,5 do vice-líder Hamilton.
Confira o depoimento dos personagens do GP da Turquia 2021:
LEWIS HAMILTON, piloto Mercedes, 2º colocado no campeonato com 256,5 pontos
“Hoje foi frustrante, mas fazer o quê? Me sentia bem quando estava em 3º lugar e pensei que pudesse apenas me manter nesta posição, após ter largado em 11º. As estratégia em condições de chuva e pista molhada como as de hoje podem ser muito difíceis de serem tomadas. Estava naturalmente correndo riscos e sendo o 3º na corrida, mas eu não queria parar enquanto todos buscavam trocar por novos pneus intermediários, esperançoso de ter a oportunidade de mudar para os slicks mais tarde e ganhar algumas boas posições.
Aí a equipe fez a chamada para eu entrar e você tem que contar com a sua equipe, aceitar as escolhas que eles fazem e torcer para que seja a certa – como sempre digo, ganhamos como equipe e perdemos como equipe. No geral, o carro estava ótimo neste fim de semana e Valtteri Bottas fez um ótimo trabalho hoje vencendo a corrida. Se pudermos continuar o rendimento de hoje para as próximas corridas, estaremos em uma boa posição no final da temporada.
TOTO WOLF Wolff, chefe da equipe Mercedes
Tivemos decisões difíceis de tomar durante a corrida, principalmente com relação a Lewis Hamilton. Nós pensamos que talvez pudéssemos segurar ele, sem precisar parar, e pegar o 3º lugar. Ou, se uma linha seca aparecesse, talvez até trazê-lo para os boxes e mudar para o pneu macio slick. O equilíbrio para nós, portanto, era entrar no pit, levando-o de forma conservadora e lutando com Charles Leclerc e Sergio Perez no caminho para P3 ou, fazendo uma aposta arriscada, que tivesse uma chance para vencer a corrida ou terminar mesmo em 3º lugar. À medida que se desenrolava, podíamos ver o ritmo de Leclerc diminuindo com um pneu intermediário usado, seguido por Lewis, e então sabíamos que não poderíamos ir até o fim e precisávamos parar. Nessa fase, Lewis estava perdendo 1s5 para Gasly. E Perez seria uma questão de tempo para que ele fosse ultrapassado. Nós nos contentamos com P5 e estou feliz com as decisões que tomamos.
Há sempre uma visão absoluta e uma visão relativa. A visão relativa é que na última corrida, a Red Bull ficou muito feliz por perder apenas 7 pontos de uma penalidade no grid – hoje perdemos 8 pontos, então não é o fim do mundo. A visão absoluta é que hoje poderíamos ter feito mais 3, 4 ou 5 pontos. Mas tudo bem, o campeonato está aberto e a luta continua”.
MAX VERSTAPPEN, piloto Red Bull, líder do campeonato com 262,5 pontos
“Como uma equipe, terminar em 2º e 3º lugares na Turquia foi um grande resultado. Foi uma corrida bastante simples e penso que, no geral, tivemos um dia bom. A corrida teve tudo a ver com administrar os pneus, para se certificar de que durassem até ao fim – o que significa que não foi a corrida mais divertida de pilotar, porque sempre se quer dar o máximo. No entanto, acho que maximizamos o resultado hoje e é bom estar liderando o Campeonato de Pilotos novamente. Eu gostaria de ter um pouco mais de ritmo no carro, mas ainda estamos na luta, vamos continuar pressionando e veremos nas próximas corridas quão competitivos seremos”.
Deixe seu Comentário