O GP da Espanha de Fórmula 1 da temporada 2021 foi marcado por decisões estratégicas que deram a vitória a Lewis Hamilton. A equipe Mercedes executou seus pit stops em momentos certos para superar o concorrente Max Verstappen, da Red Bull.
O competidor holandês havia tomado a liderança em cima de Hamilton na largada da corrida. No final, a escolha correta de pneus as voltas para trocar os compostos permitiram ao piloto inglês cruzar a linha de chagada em 1º lugar.
Max Verstappen ainda fez uma parada no final da prova para, com pneus novos, marcar a melhor volta da corrida e somar 1 ponto pelo feito.
Confira os momentos chaves de estratégia da corrida:
Momentos chaves de estratégia de pneus – GP da Espanha de F1 2021
- O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, venceu uma batalha estratégica de pneus na Espanha, parando duas vezes, usando na corrida a combinação de pneus macio-médio-médio para superar Max Verstappen da Red Bull, que inicialmente tentou segurá-lo com apenas uma parada, utilizando-se de pneus P Zero Vermelho macio para P Zero Amarelo médio.
- No final da prova, assim que Hamilton passou por ele, Verstappen fez uma segunda parada para colocar os pneus macios e conquistar o ponto extra do campeonato para a volta mais rápida. A estratégia macio-médio-macio foi usada por todos os pilotos do 2º ao 8º lugar da prova.
- Esteban Ocon, da Alpine, que terminou em 9º, foi um dos dois pilotos a parar apenas uma vez, indo de pneus suave para médio. O outro piloto foi Kimi Räikkonen, da Alfa Romeo, que fez o oposto – indo de médio para suave.
- Os únicos outros pilotos a adotar a mesma estratégia de Hamilton foram George Russell (Williams) e os dois pilotos da equipe Haas. A outra Williams, de Nicholas Latifi, foi o único carro a parar três vezes.
- As temperaturas da pista foram cerca de 10 graus mais baixas durante a corrida, em comparação com a qualificação – em torno de 32 graus centígrados (com 26 graus no ambiente).
Veja o que disse o chefe da Pirelli, Mario Isola:
“Esta foi uma batalha estratégica intensa, então talvez seja surpreendente que no final os quatro primeiros terminaram exatamente como começaram no grid, apesar de muito movimento e paradas nas boxes durante a corrida. As temperaturas mais baixas de hoje levaram ao uso extensivo de pneus macios e médios, o que como esperávamos, também levou quase todos os pilotos a fazerem duas paradas nas boxes. Com a maioria dos pilotos passando dos pneus suave para o médio após o início da corrida, eles tiveram alguma flexibilidade na estratégia. No entanto, logo ficou claro que duas paradas eram necessárias aqui devido à natureza abrasiva e às demandas de alta energia desta pista espanhola, o que torna o desempenho do pneu macio como um elemento-chave para a corrida ainda mais interessante.”
Toto Wolf, chefe da Mercedes, explicou a estratégia vencedora:
“Acho que tivemos um carro rápido, mas quando você perde posição na primeira volta, fica com o pé atrás. Isto foi difícil para a Red Bull, pois como era o carro da frente a tomar a decisão certa quanto à estratégia, nós estando em 2º lugar seria mais fácil usar uma estratégia diferente, como fizemos hoje.
Quando você olha para a qualificação, havia três carros em um décimo, você nunca sabe quem será o mais rápido. Espero que continue assim até o final da temporada – é exatamente o que o esporte precisa e estamos gostando dessa luta.
Hoje foi um trabalho brilhante da equipe, principalmente de nossa Chefe de Estratégia de Corrida, Rosie Wait – sua última corrida antes de sair da licença-maternidade – e estou muito orgulhoso. Foi uma jogada ousada, e quando você vê a diferença ser mais de 20 segundos, você acha que não há como descontar. Mas vimos os pneus de Max sofrerem mais do que os nossos, e aí pudemos nos aproximar. O nosso estrategista mostrou que alcançaríamos Max faltando uma volta – mas conseguimos chegamos lá com quatro e o Hamilton fez o seu trabalho, ultrapassando-o!
Os meninos e meninas da Mercedes estão fazendo um trabalho muito bom, mesmo nos dias que perdemos, aprendemos e nossa mentalidade está certa. Quando nosso carro não é rápido o suficiente, ainda somos capazes de arriscar para obter boas performances. Nós nunca descansamos, nunca temos qualquer senso favoritismo – em duas semanas, pode acontecer outra mudança de forças e então será mais um fim de semana para aprender. A atmosfera estava fantástica para este GP da Espanha e eu realmente preciso para tirar o chapéu para o grupo de estrategistas liderados por James Volwes e todo o grupo de nossa base em Brackley – eles são simplesmente fantásticos”.
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