O Brasil poucas vezes teve tanta evidência no cenário mundial das competições. Os últimos dias foram marcados por uma série de fatores que comprovam esse sucesso. Um dos fatos relevantes foi o troféu recebido por Giovanni Guerra, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), das mãos de Mohamed Ben Sulayem, presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Isso ocorreu durante o Congresso anual da entidade, na Guatemala. Ao lado, no palco, entregando o troféu José Abed Award, aparece Jorge Abed, presidente da ASN Mexicana e a brasileira Fabiana Ecclestone, vice-presidente da FIA para a América do Sul. O prêmio foi dado pelo excelente resultado do Girls on Track, comandado pela piloto Bia Figueiredo, no Brasil.
Assim, na foto acima faltou a Bia Figueiredo, diretamente responsável por tal mérito, pois esse programa internacional vem reunindo cada vez mais mulheres pilotando seus karts e iniciando uma carreira no automobilismo. E a Bia está à frente, em conjunto com a CBA, acelerando atrás desse objetivo e criando uma série de ações, que abrem oportunidades para as nossas jovens.
Giovanni foi entrevistado pela Racing: “Nesse programa tivemos o fundamental apoio do Paulo Henrique Costa, presidente do Banco BRB, que liberou a emissão de cartões pessoais do banco para cada participante do Girls on Track”.
Giovanni falou ainda sobre a atuação de Bia Figueiredo: “Essa vitória também pertence à Bia, uma mulher fabulosa como pilota, mãe e empresária de sucesso. Nós ganhamos o troféu José Abed Award, todos juntos e misturados”.
Um dia antes, também no Congresso, Mohamed Ben Sulayem havia acabado de anunciar que o Brasil se tornara o coordenador das atividades da FIA para as Américas. Isso ocorreu pela primeira vez na história da FIA. A CBA já tem a sua sede no Rio de Janeiro e dividirá o espaço com o escritório da FIA, tendo o brasileiro Renato Corrêa como o responsável. Percebeu como o Brasil volta a ter relevância internacional no automobilismo?
Outra notícia, ocorrida uma semana antes, e que comprova o dinamismo do esporte a motor, foi o anúncio do Banco BRB ingressando oficialmente na F1, principal modalidade do automobilismo mundial. O banco passou a ser parceiro exclusivo de serviços financeiros da equipe BWT Alpine F1, na América do Sul. A lista de boas notícias trazidas por essa nova geração de pilotos, de empresários, de patrocinadores, além da nova mentalidade de dirigentes como Giovanni Guerra e Fabiana Ecclestone, têm feito toda a diferença, escrevendo mais uma página na história e trazendo um novo automobilismo do Brasil.
Para finalizar, foram feitas cinco perguntas para Daniel Coen, vice-presidente de esportes da FIA para a América do Norte. Para saber como ele vê esse dinamismo do Brasil:
Racing – Por que o Brasil e a CBA foram escolhidos para sediar o novo escritório da FIA?
Daniel Coen – Isso está em linha com o objetivo do Presidente da FIA, Mohamed, e irá capacitar ainda mais as regiões automobilísticas das Américas.
Racing – O Sr. acha que o apoio da FIA vai elevar o nível do nosso automobilismo?
Daniel Coen – Sem dúvida. A influência da FIA é enorme e a instituição está empenhada em apoiar os clubes. A FIA atua para os membros e fará o possível para fornecer o necessário para que eles cresçam.
Racing – O Sr. está satisfeito com o escritório da FIA no Brasil?
Daniel Coen – Quando a minha colega, VP para a América do Sul (ele se refere à Fabiana Ecclestone), sugeriu o Renato Corrêa para o escritório, fiquei satisfeito. Já o conhecia e sabia da sua capacidade, e também ele tendo o apoio da CBA.
Racing – Qual o principal desafio do novo escritório?
Daniel Coen – Comunicar-se com todos as confederações e dar todo o suporte nessas ações internacionais.
Racing – Para finalizar, o Sr. pode nos contar sobre sua carreira no automobilismo?
Daniel Coen – Eu era copiloto de rali em meu país natal, a Costa Rica. Em seguida, liderei a comissão de automobilismo do Automóvil Club de Costa Rica (ACCR). Nos últimos sete anos fui Presidente do ACCR. Sou titular de uma licença oficial da FIA para a Steward of the meeting.
Texto: Isabel Reis
Fotos: CBA divulgação
Deixe seu Comentário