Piloto brasileiro se emocionou com a incrível conquista da terceira vitória consecutiva na tradicional prova longa de endurance dos Estados Unidos.
A estreia da mais nova classe do IMSA WeatherTech SportsCar Championship não apenas correspondeu às expectativas, como superou o desempenho com uma das corridas mais dramáticas da corrida 24 Horas de Daytona na memória recente.
Tom Blomqvist, da Meyer Shank Racing, levou o Acura ARX-06 nº 60 (que largou da pole position) na parte final da corrida a uma vitória por apenas 4s190 de vantagem, para vencer na classe Grand Touring Prototype (GTP), na primeira corrida com protótipos híbridos nesta prova. Foi a segunda vitória consecutiva e terceira geral nas 24 Horas de Daytona para a equipe Meyer Shank, que liderou a corrida em 365 das 783 voltas, cruzando a linha de chegada à frente do piloto Filipe Albuquerque no carro Konica Minolta Acura ARX-06 nº 10 , de Wayne Taylor Racing com a Andretti Autosport.
Feliz e emocionado estava o piloto brasileiro Helio Castroneves, que também fez parte do quarteto de pilotos do carro vencedor da corrida. A vitória, na verdade, foi a terceira consecutiva dele na icônica corrida, empatando com a lenda dos carros esportivos Peter Gregg.
“Essa equipe é incrível. Isso é absolutamente um sonho tornado realidade”, disse Castroneves, quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, depois de mais uma vez convencer seus companheiros e proprietários de equipe Mike Shank e Jim Meyer a escalar após a conquista o alambrado da pista em comemoração, como é sua marca registrada. “Muito feliz por começar o ano assim!”, completou Helinho Castroneves.
Os carros Cadillac Racing Cadillac V-LMDh da Chip Ganassi Racing terminaram em terceiro (com o piloto Renger van der Zande com o carro nº 01) e quarto (Earl Bamber no bólido nº 02). Os quatro primeiros protótipos ficaram separados por 11s176 após 24 horas de corrida no circuito Daytona International Speedway.
“Eu sabia que tínhamos um carro fantástico, inacreditável”, disse o empolgado piloto Blomqvist, que venceu em sua primeira corrida com Meyer Shank e conquistou o campeonato da classe Daytona Prototype International (DPi).
“Que carro construímos e estou muito agradecido por poder pilotá-lo e ter a responsabilidade de levá-lo até o fim. Incrível, eu estava um pouco nervoso porque o carro nº 10 era definitivamente forte nos seguindo como o segundo carro mais rápido. Mas sim, nós seguramos e tivemos que levar isso para outro nível para garantir esta vitória”, completou Blomqvist, que dividiu o carro na corrida com Colin Braun, Helio Castroneves e Simon Pagenaud.
Pagenaud, companheiro de equipe de Castroneves na equipe Meyer Shank IndyCar, também era todo sorrisos.
“Acho que estou me acostumando com isso”, brincou. “Vou te dizer uma coisa, foi difícil lá na pista, mas foi divertido”, completou.
O protótipo MSR nº 60 Acura liderou as 97 voltas finais, apesar de ter que consertar a caixa de câmbio no meio da corrida e se preocupar se realmente chegaria ao fim. É a terceira vitória geral consecutiva da Rolex 24 Horas de Daytona para a Acura, que também venceu com a equipe WTRAndretti em 2021.
Nove protótipos híbridos fizeram a tão esperada estreia da classe GTP na corrida. Todos, exceto um, ainda estavam correndo no final, incluindo os seis primeiros colocados gerais, uma estreia impressionante para um tipo de carro que fazia sua primeira exibição competitiva em um dos eventos mais longos e exigentes de endurance.
Texto base original: Holle Caim / divulgação / IMSA.com
Fotos: LAT Photo / divulgação / IMSA.com
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