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Escort MK1, raliseiro de raça

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  • Publicado: 17/11/2015
  • Atualizado: 27/03/2019 às 9:38
  • Por: Racing

<p>Eis mais uma preciosidade para você, leitor da RACING. Desta vez é o Ford Escort MK1, produzido na Inglaterra (em Halewood). Este modelo teve a sua fabricação de 1968 a 1974 (aqui no Brasil somente foram fabricados os modelos MK3, 4, 5, 5.5 e 7). Para mostrar esta máquina, contamos com o apoio do piloto, colecionador e dono deste Ford, Luís César Ramos Pereira. É um modelo de 1970 (originalmente foram produzidas 300 unidades), equipado com motor Kent 1600cc e crossflow de Fórmula Ford, mas com uma diferença: possui dois carburadores Weber de corpo duplo, com 132bhp, preparados para rali, com homologação FIA.Ele é todo setado da mesma forma que um Ford Escort works de época. No Brasil é o único em condições de uso normal e em competições. Existe outro, em restauro, sendo preparado também para rali.</p>

<p>Esse modelo ganhou inúmeros ralis mundiais e teve a bordo alguns dos mais fantásticos pilotos da época ; Timo Mäkinen, Roger Clark, Björn Waldegard, Ari Vatanen, Hannu Mikkola, entre outros.</p>

<p>Ele foi preparado para o Grupo 4 conforme o manual do Departamento de Competições da Ford (AVO Performance – Rallye Sport).  É o único modelo no Brasil. Possui placas preta e passaporte FIVA. Pode participar em todas as provas de rallye de regularidade que exigem este documento FIVA ou FIA.</p>

<p>Já está pré-inscrito no rali histórico de Monte Carlo de 2016 e no de longa distância Pequim-Paris. A climatização e a regulagem do motor foram feitas pelo mecânico Antonio Ferrerinha, em São Paulo. Ele é preparador de motores de Fórmula Ford Inglesa e Fórmula 3 e 2  e  foi mecânico do Emerson Fittipaldi na Europa.</p>

<p><strong style="line-height: 1.6em;">Escort MK1</strong></p>

<p><em>Ficha técnica</em><br />
Motor: Kent Fórmula Ford – preparado pela Burton Power (Inglaterra) – 1300cc  originais – com 115bhp – válvula e pistões do 1600 – cabeçote do 1600 – bomba de óleo/distribuidor/bomba de água/bomba de gasolina (Facet norte-americana e regulador King italiano)  todos de competição – ventoinha elétrica e mecânica de competição – comando da Kent Cam (inglesa) nível 2 (ele está para andar na rua),  2 carburadores duplos Weber 40 (espanhóis) com amortecedores e acionamento por cabo duplo –  árvore de válvulas roletada de titânio (inglesa).<br />
Câmbio e relação: volante/virabrequim/embreagem balanceados (todos ingleses); Câmbio de 4 marchas do Ford Lotus-Cortina – com quickshift. Coroa e pinhão do 1300cc (4.125:1) usada nos works 1600 e 1850cc; manopla com punho de competição.<br />
Parte elétrica: toda refeita – fios novos e dimensionados – caixa de fusíveis e reles na parte interna do veículo, ao lado do navegador com iluminação interna e toda identificada;  Alternador do Porsche 911 com 120 amperes; Chave geral acionada na parte externa (blindada Lucas), juntamente com o sistema de extintor (5kg distribuídos     para apagar incêndio do motor e do tanque de gasolina de forma igual); Luzes: faróis 2 normais com lâmpadas mais forte, 3 faróis de milha (um acima para rallyes de longa distância), 3 de neblina (um atrás exigência da FIA) tipo Cibié Super Oscar; iluminação de cofre do motor, interior para navegação, instrumentos de navegação, sobre a caixa de energia, porta-malas. Capa dos 4 faróis auxiliares de metal (Cibié Oscar Metal Cover) – buzina de ar com 3 cornetas e dois tons (exigência da FIA) – bateria Optima (instalada dentro do carro com pontos para chupetinha no cofre do motor);<br />
Espelhos: externos ingleses de competição (rallye) e interno colocado com ventosa. <br />
Tampa do motor: com travas auxiliares de segurança.<br />
Tanque de gasolina: de 105 litros feito no padrão AVO no centro.<br />
Escapamento: Dutos dimensionados em banco de fluxo, bem como o coletor de escape.<br />
Porta Malas: tampa com duas travas de segurança – <br />
2 estepes por exigência da FIA (no interior  vai uma camada de bate pedra) – e espaço para instalação de tanque para Carter seco.<br />
Interior: Bancos de competição modelo AVO – jogo de bancos com desenho original dos works-escorts – cinto de segurança largo de 5 pontos (instalado de 4 pontos) marca Simpson com acionamento mecânico (atualmente está com 2 bancos concha novos da Sparco). Santo Antônio completo seguindo o Anexo K da FIA. Forração do teto com material anti-térmico. Painel duplo da Ford Competition (AVO) com instrumentos Smiths e luzes de aviso. Volante AVO tulipa da Springalex (inglesa).<br />
Material de navegação: Halda Twinmaster de época (necessita acertar as engrenagens em razão do pneu que vai usar) – Relógio cronometro do MIG 21 (aceita trepidação) e cronometro mecânico Heuer.<br />
Rodas de  aço da Ford  (AVO): para competições longas de 5 1/2 x 13in – pneus 175x70x13.<br />
Suspensão: de competição. <br />
Todas as buchas de Poliuretano –  Amortecedores novos – Freio a disco nas 4 rodas com compensador no meio (para distribuir o peso) – molas novas e dimensionadas para competição.<br />
Motor Extra (um motor com história): Brabham F3 com bloco Lotus MK2 – um dos 5 motores que a Equipe Brabham trouxe para o Brasil em 1970/71 (numeração 681F 6015C-A)</p>

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<strong>Detalhes</strong><br />
Preparado com muito esmero, este Ford tem até motor reserva, fabricado pela Brabham</p>

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