Card image
Automobilismo Virtual
Martins e Silva vencem em Spa pelo Porsche Esports Carrera Cup

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 02/12/2021
  • Atualizado: 02/12/2021 às 10:08
  • Por: Leonardo Marson

A quarta etapa do Porsche Esports Carrera Cup, em Spa-Francorchamps, trouxe ao público a prova mais emocionante da temporada, Jeff Giassi e Gustavo Ariel protagonizaram a melhor disputa do ano enquanto Rafael Martins e Raphael Silva triunfaram na etapa.

Porsche
Foto: Ferrari Promo

Na primeira prova da programação Rafael Martins se aproveitou da batalha entre Giassi e Ariel para realizar uma ultrapassagem dupla e vencer pela primeira vez no ano.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Nos treinos classificatórios, a pole position ficou com Luiz Felipe Tavares, enquanto Gustavo Ariel e Rafael Martins completavam o top-3. Mas na prática Gustavo Ariel foi o pole, já que o piloto da Bengutan Racing teve que largar dos boxes como punição pelo múltiplo acidente causado em Road Atlanta.

LEIA MAIS:

Confira a programação e onde ver na TV ao GP da Arábia Saudita
Prost diz que Hamilton “tem sorte” em batalhar com Verstappen: “Leva ao limite dele”
Williams e sua história com o Brasil na Fórmula 1: ligação eterna

Na largada Ariel e Martins mantiveram as duas primeiras posições – o piloto da P1 Speed Team até tentou mergulhar na curva 1 mas não conseguiu a ultrapassagem. Enquanto isso, Bruno do Carmo, Felipe Baptista e mais quatro pilotos escapavam na saída da Eau Rouge.

Nas primeiras voltas Victor Miranda saltou do sexto para o quarto lugar enquanto Jeff Giassi superava Rafael Martins e já era o segundo na corrida.

Não demorou muito para que Giassi atacasse Ariel e com isso Martins e Miranda encostaram nos ponteiros.

A batalha seguia. Na saída da Raidillon, Giassi pegou o vácuo do líder e no final da reta colocou por fora. Na curva Les Combes houve o toque, Giassi levou a melhor sobre Ariel mas Rafa Martins passou os dois e assumiu a liderança.

No pelotão intermediário Luiz Felipe Tavares mostrava uma recuperação espetacular e, após largar dos boxes, já havia ganhado 21 posições e ocupava o 16º lugar.

Enquanto Rafael Martins ampliava a liderança, Giassi, Ariel, Miranda e Caique Oliveira vinham colados.

Faltando 6 minutos para o fim, Erick Goldner escapou na saída da curva 1 quando ocupava o sétimo lugar, o piloto da Energy Simsport ainda retornou para a prova.

Logo na sequência Gustavo Ariel tentou por dentro a ultrapassagem sobre Jeff Giassi na entrada da Les Combes. O piloto da Full Time E-sports by TK ficou por fora na segunda perna da curva, escapou da pista e foi superado por Victor Miranda, caindo para quarto.

Enquanto isso Rafa Martins abria vantagem para cruzar a linha de chegada na primeira colocação, Jeff Giassi foi o segundo enquanto Ariel completava o top-3 após um erro de Miranda na última volta.

Com o grid invertido entre os 10 primeiros, Raphael Silva e Adaildo Vieira formaram a primeira fila. Na largada ambos mantiveram a ponta, seguidos por Bruno Risseto e Victor Miranda.

Ainda na primeira volta um “Big One” com mais dez carros fez nomes importantes como Dudu Barrichello e Luiz Felipe Tavares abandonarem.

Com cinco minutos de prova Gustavo Ariel tentava ganhar a sexta posição de Jeff Giassi, os pilotos trocaram tinta mas o atual campeão do certame manteve a posição.

Na volta seguinte, César Froener assumiu o quarto lugar de Risseto. Giassi, Ariel e Caique Oliveira também se aproveitaram para superar o piloto do Corinthians que caiu para o sétimo lugar.

Na sequência Giassi e Ariel contornaram as curvas 11, 12,13 e 14 lado a lado, os rivais se tocaram duas vezes e o piloto da Full Time E-Sports by TK levou a melhor. Caíque Oliveira assistiu a briga de camarote ao ser superado pela dupla. O piloto do Corinthians ainda tentou se aproveitar da disputa para recuperar a posição de Giassi, mas sem sucesso.

Na sequência Jeff tentou colocar por dentro de Ariel na chicane que leva à reta dos boxes e houve o contato com Ariel. A batalha continuou e na La Source Giassi mergulhou novamente para assumir o quarto lugar, Ariel contornou a Eau Rouge colado no carro do piloto da Team Redline, fez o mergulho no fim da reta e após mais um contato ambos escaparam da pista, com Giassi caindo para 8º e Ariel para o 10º lugar.

Raphael Silva seguia liderando com o carro do Corinthians, enquanto Rafael Martins mostrava disposição e já buscava o sexto lugar, pressionando Risseto.

Faltando seis minutos para o fim, Victor Mirada encostou no líder Raphael Silva. O piloto do Porsche #71 se defendia de todas as maneiras. Neste momento Gustavo Ariel superou Gabriel Silva com uma manobra por fora na chicane que leva à reta dos boxes.

Miranda seguia a pressão sobre Silva enquanto Gustavo Ariel atacava Jeff Giassi sem sucesso na Les Combes.

Na última curva Victor Miranda tentou o ataque final mas Raphael Silva mostrou muito sangue frio para cruzar a linha de chegada na primeira colocação, sua primeira vitória no certame.

Cesar Froener foi o terceiro, seguido por Adaildo Vieira e Caique Oliveira, que completaram o top-5. Gustavo Ariel ainda foi tocado na última chicane na última volta, recebeu punição automática do simulador por excesso de incidentes e cruzou a linha de chegada em 18º lugar.

A próxima etapa da Porsche Esports acontece no dia 11 de dezembro, no icônico circuito de Hockenheim, na Alemanha, com a categoria Sprint Challenge.

Deixe seu Comentário

Comentários