
Lando Norris venceu neste domingo (16) o GP da Austrália, corrida que abriu a temporada 2025 da Fórmula 1. Em uma disputa marcada pela chuva e a instabilidade do tempo, o inglês da McLaren liderou a maior parte da corrida e contou com uma dose de sorte após escapar da pista quando a pista, seca em determinado momento, voltou a ficar molhada, provocando uma escapada da pista.

Max Verstappen ficou com a segunda posição com a Red Bull, depois de liderar por um pequeno momento. George Russell completou o pódio com a Mercedes, sem conseguir acompanhar o ritmo dos dois ponteiros. Andrea Kimi Antonelli, com a Mercedes, foi o quarto após ter uma punição de cinco segundos retirada após o encerramento da corrida. Alexander Albon, com a Williams, terminou em quinto.
Lance Stroll colocou a Aston Martin na sexta posição, com Nico Hulkenberg fechando a disputa em sétimo com a Sauber. Charles Leclerc, da Ferrari, finalizou a disputa em oitavo, com Oscar Piastri, da McLaren, cruzando a linha de chegada em nono. O grupo dos dez melhores ainda contou com Lewis Hamilton, da Ferrari.
A corrida contou com uma largada abortada por conta de um acidente com Isack Hadjar, piloto da Racing Bulls, na volta de apresentação, e duas entradas do Safety Car. Uma logo na primeira volta, quando Jack Doohan estampou o muro com a Alpine, e depois na 34ª volta, quando Fernando Alonso perdeu o controle de sua Aston Martin e também bateu.
Na volta 47, Liam Lawson e Gabriel Bortoleto se envolveram em acidentes distintos no mesmo momento, deixando a disputa e causando mais uma intervenção do Safety Car. Pouco antes, Norris e Oscar Piastri haviam escapado da pista, com o australiano, então segundo colocado, perdendo muito tempo na área de escape.
A F1 segue no próximo domingo com a disputa do GP da China, corrida marcada para o circuito de Xangai.
Confira como foi a corrida
A prova em Melbourne começou com pista molhada e temperatura ambiente em 15°C, com a pista em 19°C. Na volta de apresentação, Isack Hadjar bateu na curva 2, abandonando a disputa com a Racing Bulls. Com isso, a largada foi abortada e a corrida passou a ter 57 voltas, uma a menos do que o previsto inicialmente.
Após 15 minutos de espera, os carros partiram para uma nova volta de apresentação. A largada teve Lando Norris mantendo a primeira posição, sendo seguido por Max Verstappen, que passou por Oscar Piastri para tomar o segundo lugar. O australiano caiu para terceiro, enquanto George Russell seguiu em quarto com a Mercedes, com Charles Leclerc em quinto. Gabriel Bortoleto manteve a 15ª posição.
O Safety Car foi para a pista ainda no primeiro giro após Jack Doohan estampar o muro com a Alpine. Com a bandeira amarela acionada, Carlos Sainz também bateu, abandonando a prova com a Williams. Na quinta volta, Esteban Ocon e Liam Lawson fizeram a troca de pneus por um novo jogo de compostos intermediários.
A relargada veio na oitava volta com Norris mantendo a primeira posição, evitando um ataque de Verstappen. Fernando Alonso passou a ser investigado por uma infração durante o período de Safety Car na pista. Atrás, Bortoleto aparecia na 14ª posição, sem conseguir acompanhar o ritmo de Andrea Kimi Antonelli, que vinha imediatamente a sua frente.
Yuki Tsunoda foi outro que passou a ser investigado por infração no momento em que a prova estava sob Safety Car. O japonês e o bicampeão teriam deixado um espaço de mais de dez carros em relação ao veículo à frente. A pista passou a secar rapidamente e os pilotos começaram a buscar trechos mais molhados para resfriar os pneus intermediários.
Antonelli passou a atacar Hulkenberg pela 12ª posição na volta 12, no mesmo momento em que a direção de prova liberou o uso da asa móvel. Norris, na frente, tinha 1,2 segundo de frente para Verstappen, enquanto o holandês passou a ser pressionado por Piastri. No meio do pelotão, Lewis Hamilton, em oitavo, se aproximou de Alexander Albon para disputar posição.
Na volta 15, Antonelli passou por Hulkenberg para tomar a 12ª posição. O italiano, porém, rodou e perdeu a posição para o alemão novamente na volta 17. Norris alcançou 2,3 segundos de frente para Verstappen, que seguia pressionado por Piastri. Russell, em quarto, não conseguia se aproximar do pelotão dos líderes.
Verstappen passou reto em uma das curvas e perdeu a segunda posição para Piastri, caindo para terceiro. Atrás, Antonelli voltou a passar por Hulkenberg, voltando ao 12º lugar. Outros dois pilotos que passaram a ter incidentes anotados durante o Safety Car foram Albon e Hamilton. No fim do pelotão, Lawson abriu ataque sobre Ocon pela 15ª posição.
Com 19 voltas, a chuva voltou a cair em Melbourne, enquanto Hamilton e Albon passaram a ser investigados, ao passo que Lawson passou por Ocon. Alonso e Tsunoda não foram penalizados após a investigação, o que ocorreu com o inglês da Ferrari e o tailandês da Williams. Alonso, por sua vez, se aproximou de Pierre Gasly para brigar pela nona colocação.
Hamilton voltou a atacar Albon na 23ª volta, enquanto Antonelli passou por Lance Stroll para tomar o 11º lugar. Na frente, Norris seguia na liderança, mas passou a ver Piastri cortar a diferença aos poucos, baixando da casa dos dois segundos. Verstappen, o terceiro, já vinha dez segundos distante do australiano da McLaren.
Bortoleto, em 14º, não conseguia se aproximar de Hulkenberg, com o alemão mantendo a diferença pouco acima da casa dos dois segundos. Antonelli chegou em Alonso para duelar pelo décimo posto, enquanto Piastri baixou a distância de Norris para sete décimos na volta 28. A pista voltou a secar e os tempos tornaram a cair.
Norris abriu 2,4 segundos para Piastri após o australiano cometer um erro e passar pela brita na volta 32. Dois giros depois, Fernando Alonso parou no muro e provocou mais uma entrada do Safety Car. Todos os pilotos aproveitaram para visitar os boxes nos dois giros seguintes, passando a usar pneus slicks para a sequência da corrida.
A classificação apontava Norris na frente, seguido por Piastri, ambos com pneus duros. Verstappen, em terceiro, tinha pneus de compostos médios. Russell e Leclerc completavam o grupo dos cinco melhores e também tinham pneus duros. A Sauber optou por colocar pneus médios no carro de Bortoleto, que aparecia na 13ª colocação. A Haas manteve Ocon e Bearman com pneus intermediários.
Com 41 voltas, passou-se a esperar uma chuva para os próximos sete minutos. Bearman, por sua vez, foi aos boxes e voltou a tomar uma volta dos líderes, já que havia sido autorizado a descontar a volta pouco antes. O inglês foi liberado a descontar a volta novamente pouco depois, e o pelotão se juntou mais uma vez.
O Safety Car seguia na pista, mas a relargada veio na volta 42, com Norris mantendo a primeira colocação, enquanto Piastri passou a ser atacado por Verstappen. A asa móvel foi liberada na volta 43, enquanto Bortoleto foi punido em cinco segundos por saída insegura dos boxes. A chuva voltou a cair a partir da volta 44.
Tsunoda, em quinto, segurava um pelotão que tinha Leclerc, Albon e Hamilton. No complemento da volta 44, Norris e Piastri escaparam da pista, com o australiano ficando na brita. Verstappen tomou a liderança da corrida. Diversos pilotos foram aos boxes, casos de Norris, Russell, Albon, Stroll, Antonelli, Hulkenberg e Bortoleto. O brasileiro aproveitou para cumprir sua punição.
Piastri conseguiu sair da brita e retomou à corrida. Verstappen seguiu na pista, o que ocorreu também com Hamilton, Gasly, Tsunoda e Leclerc, todos com pneus para pista seca. O holandês entrou nos boxes na volta 46, cedendo a ponta para o inglês da Ferrari. Liam Lawson bateu na volta 47, o que ocorreu também com Bortoleto, em lances distintos. O Safety Car voltou à pista.
Hamilton, Leclerc e Tsunoda voltaram aos boxes, o que havia ocorrido um giro antes com Gasly. A prova passou a ter Norris na liderança mais uma vez, seguido por Verstappen e Russell. Chamavam atenção ainda Albon, em quarto com a Williams, e Antonelli, que aparecia em quinto com a Mercedes. Hulkenberg, com a Sauber, ocupava a sétima posição.
A prova recomeçou na volta 52 com Norris mantendo a ponta, enquanto Verstappen balançou sua Red Bull e passou a ser pressionado por Russell. Atrás, Leclerc superou Hamilton para tomar a nona posição. No giro 54, Gasly acabou superado pelos dois pilotos da Ferrari, caindo para décimo. O piloto da Alpine passou a ser pressionado por Piastri, o 11º, no giro seguinte.
Norris conseguiu abrir uma pequena vantagem sobre Verstappen, enquanto o holandês abriu frente para Russell. Mais atrás, Piastri tomou a posição de Gasly, voltando a zona de pontos na 55ª volta. O tetracampeão voltou a pressionar Norris na penúltima volta da prova. O inglês da McLaren, porém, se manteve à frente e garantiu a vitória na Austrália. Antonelli ainda foi punido em cinco segundos por saída insegura dos boxes, mas viu a infração ser retirada depois da disputa, ficando com o quarto lugar.
Deixe seu Comentário