Card image
Notícias
F4 Espanhola: Alexander Jacoby mira evolução na etapa da Winter Series no Algarve

2 Minutos de leitura

  • Publicado: 19/02/2025
  • Atualizado: 19/02/2025 às 14:45
  • Por: Redação

Alexander Jacoby e a equipe Monlau desembarcam nesta semana no moderno autódromo de Portimão, no Algarve, para a segunda etapa da F4 Spain Winter Series. Depois de uma etapa inicial positiva em Jerez, o brasileiro espera seguir evoluindo o equipamento e seu entrosamento com o time, no seletivo traçado português.

Alexander Jacoby
Foto: Fotocar13

Jacoby tem 15 anos de idade e é agenciado pelo A14 Management, escritório de gerenciamento de talentos fundado pelo bicampeão mundial Fernando Alonso. Esta é sua segunda temporada nos monopostos, e a F4 Espanhola será o primeiro campeonato que disputará integralmente. No ano passado, ele chegou a correr algumas etapas tanto na Espanha quanto no Brasil, mas não disputou nenhum campeonato completo pois no primeiro semestre não tinha ainda a idade mínima exigida pela FIA para competir de automóvel.

Nesta temporada, o piloto nascido nos EUA filho de pai alemão e mãe brasileira passou a defender a tradicional equipe Monlau, uma das forças do Campeonato Espanhol de F4.

Antes de dar início ao seu campeonato prioritário para o ano, Jacoby disputa um certame de tiro curto promovido pelos mesmos organizadores, a F4 Spain Winter Series. São três etapas em cinco semanas, reunindo competidores tarimbados e novatos que farão em 2025 sua jornada com carros de fórmula. Com 32 pilotos provenientes de 19 países diferente distribuídos em 13 equipes, a jornada inaugural em Jerez foi disputadíssima desde os primeiros treinos livres.

Jacoby iniciou o trabalho de forma consistente com a equipe Monlau, especialmente com o pace nas corridas, sempre escalando os pelotões. Ele terminou a etapa perto da zona de pontuação, reduzindo consideravelmente o gap para os ponteiros durante o fim de semana na pista.

A meta para o Algarve é seguir desenvolvendo o equipamento junto com o time de engenharia, para avançar especialmente nos qualificatórios. A exemplo do que aconteceu na primeira etapa, em Jerez, e como costuma acontecer em categorias de transição do kart para os monopostos com grids cheios, as corridas estão sujeitas a um número considerável de bandeiras amarelas e intervenções do safety-car. Neste panorama, a posição de largada é especialmente importante, bem como aproveitar as oportunidades em bandeira verde para realizar ultrapassagens.

“Tive um bom dia de trabalho no simulador preparando para Portimão e a expectativa é continuar evoluindo do ponto em que terminamos em Jerez. Sabemos que a categoria está muito disputada e que as corridas serão duras, mas entramos na etapa em primeiro lugar com o objetivo de seguir aprendendo e evoluindo para, se possível, conseguir marcar pontos”, disse Jacoby.

As atividades oficiais da etapa começam nesta sexta-feira, com os treinos livres. No sábado acontece o quali 1 e as duas primeiras corridas. No domingo está programado mais um quali e a corrida final. Todas as corridas são exibidas no canal oficial da categoria no Youtube.

Deixe seu Comentário

Comentários