A história foi escrita na 63ª Rolex 24 Horas de Daytona para dar início à temporada 2025 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship. A Porsche Penske Motorsport venceu sua segunda prova Rolex 24h consecutiva, a terceira geral para o dono da equipe Roger Penske e a quarta para a equipe, com o Porsche 963 nº 7 pilotado por Felipe Nasr, Nick Tandy e Laurens Vanthoor conquistando o triunfo geral e na classe Grand Touring Prototype (GTP).
Nasr é o único membro do trio que fez parte da inscrição vencedora do ano passado, com uma formação reorganizada. Tandy saiu do carro nº 6 da equipe e, com a vitória, é o primeiro piloto do mundo a vencer todas as quatro principais corridas de carros esportivos de resistência de 24 horas, em Daytona, Le Mans, Spa-Francorchamps e Nürburgring, no geral. Vanthoor fez parte da formação vencedora do Campeonato Mundial de Endurance da FIA do ano passado com a Penske.
A vitória é a terceira de Nasr (2024 no GTP/geral, 2022 no Grand Touring Daytona Pro), a segunda de Tandy (2014 GT Le Mans) e a primeira de Vanthoor na Rolex 24.
A equipe quase completou uma dobrdinha de 1-2, mas uma ultrapassagem tardia de Tom Blomqvist garantiu seu segundo segundo lugar consecutivo. Blomqvist copilotou o Acura Meyer Shank Racing nº 60 com Curb Agajanian Acura ARX-06 e ultrapassou no fim o Porsche 963 nº 6 de Matt Campbell.
“É incrível ver o trabalho que fizemos com este programa Porsche nos últimos dois anos, vencendo o campeonato (IMSA) no ano passado, e com o relacionamento que temos com a Porsche junto de nossa organização. Estou emocionado”, disse Roger Penske na pista após a vitória. “Foi incrível no final!”
A história também foi feita nas duas classes Grand Touring, com duas marcas icônicas – Mustang e Corvette – ambas vencendo.
O mais novo Mustang da Ford marcou sua primeira vitória na IMSA, com Dennis Olsen segurando todos os concorrentes na classe Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) em seu Ford Mustang GT3 no. 65 da Ford Multimatic Motorsports, que ele dividiu com Christopher Mies e Frederic Vervisch.
Enquanto o Mustang venceu o Corvette no GTD PRO, a própria Corvette saiu vitoriosa no Grand Touring Daytona, devido ao esforço do cliente da AWA, que marcou sua segunda vitória na Rolex 24h (2023 no Le Mans Prototype 3). Os pilotos Matt Bell, Orey Fidani, Lars Kern e Marvin Kirchhoefer dividiram o vencedor no. 13 Corvette Z06 GT3.R.
A Tower Motorsports ascendeu ao topo do Le Mans Prototype 2 (LMP2), nas mãos de Sebastien Bourdais, John Farano, Sebastian Alvarez e Job Van Uitert dividindo o ORECA LMP2 07 nº 8. A vitória da Rolex é a terceira de Bourdais em tantas classes IMSA (Protótipo/Geral em 2014 e GT Le Mans em 2017).
Todos os outros vencedores — os três pilotos da Ford, todos os quatro pilotos do AWA Corvette e os três pilotos restantes da Tower LMP2 — garantiram suas primeiras vitórias na Rolex 24 e os relógios Rolex Daytona personalizados que são entregues a cada um deles com as vitórias.
Texto base original: IMSA.com
Fotos: Divulgação editorial IMSA.com / LAT
Deixe seu Comentário