Card image
Fórmula 1
F1: Norris vence em Abu Dhabi e McLaren é campeã de construtores

5 Minutos de leitura

  • Publicado: 08/12/2024
  • Atualizado: 08/12/2024 às 11:32
  • Por: Leonardo Marson

Lando Norris venceu neste domingo (8) o GP de Abu Dhabi, corrida que encerrou a temporada 2024 da Fórmula 1. O piloto largou da pole position e se manteve na ponta por toda a corrida realizada no circuito de Yas Marina, nos Emirados Árabes Unidos, garantindo o título de construtores para a McLaren, o primeiro desde 1998, e o vice-campeonato de pilotos.

Lando Norris
Foto: McLaren

A segunda posição ficou com Carlos Sainz, piloto da Ferrari que não conseguiu acompanhar o ritmo de Norris. Charles Leclerc, que largou do final do grid, completou o pódio com a terceira posição, sendo seguido pelos dois pilotos da Mercedes, time que viu Lewis Hamilton terminar em quarto, e George Russell, com a quinta posição.

Max Verstappen finalizou a disputa com a sexta colocação com a Red Bull, sendo seguido por Pierre Gasly, sétimo com a Alpine. Nico Hulkenberg, com a Haas, cruzou a linha de chegada na oitava posição, com Fernando Alonso, da Aston Martin, ficando com a nona posição. Oscar Piastri, com a McLaren, completou o grupo dos dez primeiros.

A corrida ainda contou com um acionamento do Safety Car Virtual, ainda na segunda volta, após Sergio Pérez ficar parado na pista após ser tocado por Valtteri Bottas e rodar. A corrida ainda teve incidentes entre Max Verstappen e Oscar Piastri, do australiano da McLaren com Franco Colapinto, e do finlandês da Sauber com Kevin Magnussen.

Confira como foi a corrida

A corrida começou com Lando Norris mantendo a primeira posição, enquanto Max Verstappen e Oscar Piastri se tocaram, rodando. Carlos Sainz avançou para segundo, seguido por Pierre Gasly, George Russell e Nico Hulkenberg. Mais atrás, Sergio Pérez rodou após ser tocado por um piloto da Sauber, ficando parado na pista, causando o acionamento do Safety Car Virtual.

Chamava atenção Charles Leclerc, que ganhou 11 posições e subiu para a oitava posição. Na terceira volta, a bandeira verde voltou a ser acionada com Gasly pressionado por Russell. No fim do grid, Piastri acertou a traseira de Franco Colapinto, que teve um pneu furado e foi aos boxes, colocando pneus duros. O australiano da McLaren também fez um pit stop para troca de pneus.

Verstappen foi punido em dez segundos pelo toque em Piastri pelo toque na largada. A mesma punição foi aplicada a Valtteri Bottas, pelo lance com Pérez. Na frente, Norris liderava a corrida com uma vantagem de 2,7 segundos em relação a Sainz, o segundo colocado. Na sétima volta, o finlandês cumpriu a punição e trocou os pneus.

Piastri foi outro piloto punido com dez segundos, este por conta do toque em Colapinto. Verstappen passou a fazer uma corrida de recuperação e superou Kevin Magnussen, tomando o oitavo lugar. Leclerc, por sua vez, passou por Fernando Alonso e tomou a sexta posição. GuanYu Zhou passou a ser investigado por queima de largada.

Lance Stroll foi aos boxes na volta 12, enquanto Lewis Hamilton e Liam Lawson trocavam ultrapassagens em disputa pelo décimo lugar. Leclerc, por sua vez, passou por Hulkenberg e tomou o quinto lugar, ao passo que Verstappen passou por Alonso. Magnussen, Zhou e Alexander Albon foram aos boxes, e o dinamarquês teve problemas em sua parada.

Hulkenberg foi aos boxes na volta 14, o que foi seguido por Alonso. Russell seguiu no ataque sobre Gasly, que se dirigiu aos boxes na volta 15, recebendo pneus duros. Na frente, Norris tinha quatro segundos de frente em relação a Sainz, o segundo colocado. O francês, com os pneus novos, passou por Yuki Tsunoda na volta 18, tomando a oitava posição.

O japonês da RB foi superado também por Hulkenberg na volta 20, avançando ao nono lugar. Leclerc foi aos boxes na volta 21, retornando à pista na frente do alemão da Haas. Tsunoda foi aos boxes no giro 23, o que foi seguido por Jack Doohan. Gasly, por sua vez, superou Liam Lawson, que acabou ultrapassado também por Leclerc, caindo para o oitavo lugar. O piloto da RB foi aos boxes.

O monegasco passou pelo francês da Alpine na volta 25, tomando o sexto lugar. Lawson voltou a visitar os boxes por ter uma das rodas de sua RB com vibrações. Sainz foi para a troca de pneus na volta 26, recebendo da Ferrari pneus duros. Na volta seguinte, foi a vez de Norris parar nos boxes, o que foi seguido por Russell no mesmo momento.

Russell passou por Gasly, tomando o sexto lugar, enquanto Franco Colapinto foi orientado a abandonar a corrida pela Williams. Na frente, Norris seguia na liderança, mas agora com apenas dois segundos de vantagem em relação a Sainz, o segundo colocado. Verstappen, em terceiro, foi aos boxes, cumpriu a punição de dez segundos e recebeu pneus duros da Red Bull.

Lawson foi punido com um stop and go de dez segundos por conta do incidente com a roda que não ficou totalmente preso ao seu carro. Bottas, no pelotão de trás, teve um pneu furado e passou a andar lento pela pista. O finlandês travou os pneus e acertou Magnussen, que vinha mais rápido com pneus novos. Os dois rodaram. O finlandês foi aos boxes, abandonando a disputa.

Piastri foi aos boxes na volta 33, cumprindo a punição de dez segundos e trocando os pneus por um novo jogo de compostos duros. Dois giros depois, foi a vez de Hamilton trocar os compostos duros pelos médios. Norris voltou a abrir vantagem sobre Sainz, chegando aos três segundos de vantagem na volta 36, enquanto Leclerc estava mais de 20 segundos distante do líder da prova.

Hamilton passou por Hulkenberg, tomando o sexto lugar da corrida na volta 41. No giro seguinte, o heptacampeão tomou a quinta posição da prova, enquanto Verstappen deixou o alemão da Haas para trás, tomando o sétimo posto. Na volta 46, o holandês passou por Gasly, tomando o sexto lugar. Piastri, atacando Tsunoda, escapou da pista, sem grandes consequências.

Na volta 48, Piastri passou por Tsunoda, que deu o troco sobre o australiano. A ultrapassagem veio apenas na volta 49, e valeu a 11ª posição. Zhou superou Doohan e avançou para o 14º lugar, enquanto Sainz reclamava de um possível furo de pneu em sua Ferrari. Piastri, com ritmo forte, entrou na zona de pontos ao passar por Albon.

Hamilton passou a descontar rapidamente a vantagem de Russell, e chegou no companheiro de equipe na penúltima volta. Liam Lawson abandonou com problemas em sua RB no giro final, enquanto Norris seguiu para vencer a prova, seguido por Sainz e Leclerc. Hamilton passou por Russell para tomar o quarto lugar.

Deixe seu Comentário

Comentários