Charles Leclerc foi o piloto mais rápido do primeiro treino livre para a disputa do GP de Abu Dhabi, prova que encerra a temporada 2024 da Fórmula 1. Em uma sessão repleta de novatos no circuito de Yas Marina, o piloto da Ferrari, que luta pelo vice-campeonato mundial, registrou na melhor das suas voltas na manhã desta sexta-feira (6) 1min24s321 usando pneus macios.
A segunda posição acabou nas mãos de Lando Norris, piloto da McLaren que foi superado em 0s221 por Leclerc. Lewis Hamilton, que se despede da Mercedes neste final de semana, foi o terceiro, seguido por George Russell, seu companheiro de equipe. Pierre Gasly completou o grupo dos cinco melhores com a Alpine.
Nico Hulkenberg, com a Haas, fechou a sessão com o sexto melhor tempo, sendo seguido por Franco Colapinto, sétimo com uma Williams. Kevin Magnussen, com a outra Haas do grid, finalizou o treinamento com o oitavo tempo. Felipe Drugovich, que andou no lugar de Lance Stroll na Aston Martin, foi o nono, enquanto Sergio Pérez, da Red Bull, foi o décimo.
LEIA MAIS:
F1: Confira a programação e onde ver na TV o GP de Abu Dhabi
F1: Verstappen vira líder na largada e vence GP do Catar
F1: Veja a classificação do Mundial de Pilotos após o GP do Catar
F1: Veja a classificação do Mundial de Construtores após o GP do Catar
A partir das 10h será realizado o segundo treino livre do final de semana. O sábado terá mais um ensaio e a classificação, marcada para 11h. O GP de Abu Dhabi de F1 será disputado no domingo, a partir das 10h.
Confira como foi o treino
A sessão em Abu Dhabi foi iniciada às 6h30 da manhã, pelo horário de Brasília, com temperatura em 28°C e umidade do ar em 57%. O asfalto, por sua vez, estava em 42°C. Logo que os boxes foram abertos, os pilotos partiram para a pista para as primeiras voltas rápidas, com Kevin Magnussen sendo o primeiro a marcar tempo com 1min27s766 com a Haas.
Isack Hadjar, pilotando a Red Bull, rodou, retornando à pista sem problemas. Com seis minutos de sessão, Lewis Hamilton se colocou na frente, mas viu George Russell cravar 1min26s894 para tomar a liderança com a Mercedes usando pneus médios. Pouco tempo depois, Sergio Pérez avançou para o segundo lugar, posição que foi tomada por Lando Norris.
Jack Doohan, agora titular da Alpine, avançou para a sétima posição em sua primeira volta rápida. Na frente, Magnussen pulou para o segundo lugar, seguido por Nico Hulkenberg, com o outro piloto da Haas. Russell, por sua vez, melhorou seu tempo, chegou ao 1min25s963 para seguir na liderança, agora com Pérez em segundo e Valtteri Bottas em terceiro com a Sauber.
Hamilton, que momentos antes bloqueou Norris, avançou para o segundo lugar, 0s030 distante do tempo de Russell. Felipe Drugovich, por sua vez, seguia sem tempo aferido com a Aston Martin. Norris, agora com pista livre, tomou a ponta da tabela de classificação ao marcar 1min25s710 com a McLaren equipada com pneus médios.
Russell voltou para a primeira colocação ao marcar 1min25s571, enquanto Pierre Gasly pulou para o oitavo lugar com a Alpine. Com 23 minutos de sessão, Hamilton retomou a ponta do treino ao marcar 1min25s566 com os compostos médios em sua Mercedes. Com 25 minutos, Felipe Drugovich, Ryo Hirakawa, Ayumu Iwasa e Charles Leclerc seguiam sem tempos de volta.
Gasly subiu para o quarto posto com 28 minutos de sessão, enquanto Fernando Alonso colocou a Aston Martin em sexto. Drugovich finalmente completou volta no fechamento da primeira metade do treinamento, cravando o 14º tempo com sua Aston Martin equipada com compostos médios. Russell voltou a pontear a sessão marcando 1min25s410 com pneus macios.
Norris tomou a liderança da sessão com 1min24s542 e sua McLaren, com Hulkenberg avançando para a segunda posição. Charles Leclerc, por sua vez, foi para a pista pela primeira vez, mas marcou apenas o 17º tempo, ficando uma posição à frente de Arthur Leclerc, seu irmão e companheiro de Ferrari na sessão. Franco Colapinto pulou para o terceiro lugar com a Williams.
Hamilton se colocou em segundo após 36 minutos de treinamento, com Russell tomando o terceiro lugar pouco depois. Hirakawa finalmente foi para a pista quanto restava 17 minutos para o final, subindo apenas para a 19ª posição. O treinamento chegou ao quarto final com Norris na frente, seguido por Hamilton, Russell, Hulkenberg e Colapinto.
Gasly voltou ao grupo dos cinco melhores ao marcar o quarto tempo, enquanto Charles Leclerc tomou a liderança ao marcar 1min24s321 com pneus macios na Ferrari. Drugovich, então, pulou para a nona posição na classificação, enquanto Alonso também melhorou, avançando para a 11ª colocação. A sessão terminou com Leclerc na ponta, seguido por Norris e Hamilton.
Deixe seu Comentário