George Russell conquistou a pole position para o GP do Catar, penúltima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1. O piloto da Mercedes foi o segundo na classificação realizada neste sábado (30) no Circuito Internacional de Lusail, mas viu Max Verstappen, o melhor do Q3, ser punido em uma posição após bloqueá-lo, fazendo do inglês o dono da posição de honra.
A segunda posição ficou com Verstappen, que, na pista, superou Russell em 0s055. Lando Norris vai largar da terceira posição, abrindo uma fila toda da McLaren, que terá Oscar Piastri na quarta colocação. O grupo dos cinco primeiros no grid da etapa catari da F1 será completado por Charles Leclerc, da Ferrari.
Lewis Hamilton, com a Mercedes, vai largar da sexta posição, enquanto Carlos Sainz colocou a outra Ferrari do grid no sétimo lugar, dividindo a quarta fila com Fernando Alonso, oitavo com a Aston Martin. Sergio Pérez, da Red Bull, largará em nono, enquanto Kevin Magnussen, com uma Haas, fecha a lista dos dez melhores do grid.
LEIA MAIS:
F1: Piastri vence Sprint no Catar após Norris ceder primeiro lugar na linha de chegada
F1: Norris garante pole position para a Sprint no Catar
F1: Leclerc lidera único treino livre para o GP do Catar em Lusail
F1: Veja a programação e onde assistir na TV ao GP do Catar
F1 anuncia acordo e GP da Itália segue em Monza até 2031
O GP do Catar será disputado neste domingo (1), com largada a partir das 13h.
Confira como foi a classificação
Q1
A classificação em Lusail começou com a maioria dos pilotos partindo para a pista logo que ela foi liberada, exceção feita a Oscar Piastri, que esperou alguns instantes para isso. Kevin Magnussen saiu da pista, mas foi o primeiro a registrar tempo, sendo superado por Valtteri Bottas, que marcou 1min22s753 com o carro da Sauber.
A partir daí, os tempos passaram a despencar, com Lance Stroll se colocando na frente, seguido por Charles Leclerc após cinco minutos de treinamento. Lando Norris tomou a liderança com 1min22s029 com a McLaren, marca que logo foi superada por Max Verstappen, que cravou 1min21s713 com a Red Bull. Piastri se colocou em terceiro.
Enquanto Hamilton se colocou em quarto com a Mercedes, Russell se colocou na liderança com 1min21s519. A sessão entrou nos dez minutos finais com Norris avançando para a segunda posição, sendo seguido por Fernando Alonso, que mostrou um bom início de treino com a Aston Martin. Já Pierre Gasly se colocou em quinto com a Alpine.
Com cinco minutos para o final do treino, a zona de eliminação mostrava Nico Hulkenberg, Alexander Albon, GuanYu Zhou, Franco Colapinto e Esteban Ocon. Carlos Sainz, por sua vez, pulou para o segundo lugar, 0s049 distante de Russell. O chinês da Sauber, por sua vez, avançou para o 11º lugar, enquanto Russell marcou 1min21s335 para melhorar seu tempo.
Norris teve uma volta que lhe rendeu o segundo lugar excluída por conta dos limites de pista. Leclerc tomou a liderança ao marcar 1min21s278, mas viu Russell cravar 1min21s241 para ser o mais rápido do Q1. Albon, Lawson, Hulkenberg, Colapinto e Ocon foram eliminados.
Q2
A segunda rodada da classificação começou com 12 dos 15 pilotos saindo para a pista, exceções feitas a Alonso, Stroll e Tsunoda. Russell foi o primeiro a marcar tempo com 1min21s161. Piastri se colocou em segundo, seguido por Sainz. Verstappen, então, tomou a liderança com 1min21s085, enquanto Norris avançou ao quarto lugar.
Gasly se colocou em sexto com a Alpine, tirando Bottas da zona de classificação. Pérez, por sua vez, escapou da pista, o que ocorreu também com Alonso. Um incidente por saída insegura dos boxes de Sainz foi notado pela direção de prova. Na pista, Russell marcou 1min21s084, um milésimo melhor que Verstappen, enquanto Leclerc pulou para terceiro.
Verstappen recuperou a primeira posição ao cravar 1min21s049, mas acabou superado por Norris, que marcou 1min20s983 para tomar a liderança da folha de tempos. Magnussen, por sua vez, se colocou em décimo restando pouco mais de um minuto para o final da sessão. Na volta seguinte, o piloto da Haas se colocou em sexto.
O holandês da Red Bull se colocou na liderança ao final do treino com 1min20s687, marcando a volta perfeita, com a melhor parcial nos três setores. Os eliminados foram Gasly, Zhou, Bottas, Tsunoda e Stroll.
Q3
A rodada final da classificação começou com os pilotos rapidamente visitando a pista para a primeira volta rápida. Magnussen foi o primeiro a registrar tempo com 1min21s500, marca que logo foi superada por Leclerc, que cravou 1min20s885, com Sainz ficando na segunda posição. Pouco depois, Russell cravou 1min20s575, tomando o recorde da pista.
Verstappen foi para a pista no momento em que todos os pilotos se dirigiam aos boxes, se colocando em segundo, apenas 0s045 distante do tempo de Russell. Os pilotos passaram a, ou visitar os boxes para receber um novo jogo de pneu, ou permaneceram na pista para buscar uma última volta rápida nos instantes finais da sessão.
Norris se colocou na terceira colocação, enquanto Verstappen anotou 1min20s520 para marcar a pole position. Horas mais tarde, o holandês foi punido e Russell ficou com a posição de honra.
Deixe seu Comentário