Lando Norris conquistou a pole position para a disputa da Sprint para o GP do Catar, penúltima etapa da temporada 2024 da Fórmula 1. Na classificação realizada nesta sexta-feira (29) no Circuito Internacional de Lusail, o piloto da McLaren foi o mais rápido da rodada final, marcou 1min21s012 e garantiu a posição de honra.
A segunda posição ficou com George Russell, piloto da Mercedes que foi superado em 0s063 por Norris. Oscar Piastri, com a outra McLaren, vai partir da terceira posição, dividindo a segunda fila com Carlos Sainz, quarto com a Ferrari. Charles Leclerc, com o outro carro da equipe de Maranello, completa a lista dos cinco melhores.
Max Verstappen, campeão do mundo de 2024, partirá em sexto com a Red Bull, enquanto Lewis Hamilton se colocou em sétimo com a Mercedes, dividindo a quarta fila com Pierre Gasly, oitavo com a Alpine. Nico Hulkenberg, da Haas, e Liam Lawson, com a RB, completam o grupo dos dez melhores do grid no circuito de Lusail.
LEIA MAIS:
F1: Leclerc lidera único treino livre para o GP do Catar em Lusail
F1: Veja a programação e onde assistir na TV ao GP do Catar
F1 anuncia acordo e GP da Itália segue em Monza até 2031
F1 anuncia acordo com GM e Cadillac terá equipe a partir de 2026
A Sprint em Lusail será disputada no sábado (30), a partir das 11h, enquanto a classificação ocorre a partir das 15h. O GP do Catar tem largada marcada para 13h.
Confira como foi a classificação
SQ1
A sessão classificatória começou com os pilotos partindo para a pista obrigatoriamente com pneus médios. O primeiro a fechar volta foi Lance Stroll, com a marca de 1min23s984, tempo que foi superado rapidamente primeiro por Kevin Magnussen, e depois por Valtteri Bottas. Charles Leclerc, então, cravou 1min23s259 com a Ferrari.
Max Verstappen se colocou na segunda posição com a Red Bull, distante apenas 0s032 do tempo de Leclerc. Com seis minutos para o final do Q1, Lando Norris apareceu na liderança com 1min22s785 com a McLaren. George Russell, com a Mercedes, se colocou em segundo, enquanto Magnussen surpreendeu ao se posicionar em terceiro com a Haas.
Restando pouco mais de quatro minutos para o final, Leclerc voltou para a ponta do Q1, agora com 1min22s156, sendo seguido por Carlos Sainz. Já Max Verstappen voltou ao terceiro lugar, seguido por Pierre Gasly e por Lando Norris. O inglês da McLaren, então, tomou a liderança da tabela de tempos com 1min22s021.
Russell se colocou em segundo ao marcar o mesmo tempo que Norris. O treinamento chegou nos instantes finais com Norris melhorando seu tempo para 1min21s356, sendo seguido por Sainz e Russell. Os eliminados foram Sergio Pérez, da Red Bull, Yuki Tsunoda, da RB, Esteban Ocon, da Alpine, GuanYu Zhou, da Sauber, e Franco Colapinto, da Williams.
SQ2
A segunda rodada da classificação começou com a maioria dos pilotos indo para a pista em Lusail. Magnussen foi o primeiro a marcar tempo, mas logo Verstappen se colocou na frente com 1min22s188, marca que rapidamente foi superada por Leclerc, com 1min22s130. Com pouco menos de cinco minutos para o final, Piastri assumiu a liderança com 1min22s050.
Verstappen se colocou na segunda posição, mais uma vez igualando o tempo de Piastri. Pouco depois, Sainz avançou para a primeira posição com 1min21s809, enquanto Leclerc apareceu em segundo. Na sequência, Russell avançou para a ponta com 1min21s488 com a Mercedes. Norris, então, tomou a dianteira com 1min21s231, enquanto Piastri perdeu sua volta por violar limites de pista.
A sessão chegou aos instantes finais com Piastri marcando uma segunda volta para se colocar em terceiro, enquanto Verstappen pulou para o quarto lugar. Norris foi o mais rápido, enquanto Alonso, Albon, Bottas, Stroll e Magnussen foram eliminados da rodada decisiva da classificação para a corrida Sprint no Catar.
SQ3
A rodada final da classificação com todos, menos Hulkenberg, saindo para a pista com os pneus macios, obrigatórios para o Q3. Gasly se colocou na liderança com 1min22s341. Pouco depois, Leclerc avançou para o primeiro lugar com a Ferrari, com 1min21s705. Norris, na sequência, apareceu na ponta com 1min21s012, com Piastri aparecendo em segundo.
Os pilotos partiram para a última volta rápida com os mesmos pneus do início do Q3. Hulkenberg, que fez uma volta só, avançou para sétimo. Russell ainda melhorou seu tempo para ser o segundo, atrás de Norris, que ficou com a pole position.
Deixe seu Comentário