A Fórmula 1 desembarca no Circuito Internacional de Lusail para a disputa do GP do Catar neste final de semana. E, apesar de o campeonato de pilotos já estar decidido em favor de Max Verstappen, a penúltima etapa da temporada 2024 tem diversos atrativos para o fã da categoria acompanhar as atividades no circuito catari, que pela terceira vez recebe a categoria.
A principal delas é o Mundial de Construtores, que segue em aberto. A McLaren lidera o campeonato com 608 pontos e pode até definir a conquista do título neste final de semana, mas tem a Ferrari próxima, com 584 pontos e um momento melhor na temporada. A Red Bull, do campeão Verstappen, é a terceira colocada com 555.
Entre os pilotos, a disputa que restou foi pelo vice-campeonato. Lando Norris aparece na segunda posição da tabela de classificação com 340 pontos e pode garantir esta colocação no campeonato já no Catar. Charles Leclerc, da Ferrari, é seu adversário nesta disputa, e aparece em terceiro, distante 21 pontos do piloto da McLaren.
LEIA MAIS:
F1: Veja a programação e onde assistir na TV ao GP do Catar
F1 anuncia acordo e GP da Itália segue em Monza até 2031
F1 anuncia acordo com GM e Cadillac terá equipe a partir de 2026
Confira a classificação do Mundial de Construtores de F1 após o GP de Las Vegas
Confira a classificação do Mundial de Pilotos da F1 após o GP de Las Vegas
Falando em Leclerc, há de se observar como o piloto e seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, vão trabalhar juntos no Catar. Em Las Vegas, na última semana, o espanhol ultrapassou o monegasco mesmo após uma ordem para manter a posição, o que causou um forte desabafo do dono da Ferrari número 16 após a corrida.
O Catar vai receber a F1 pela terceira vez, e em duas edições teve vencedores diferentes. Na edição inaugural, em 2021, Lewis Hamilton ficou com a vitória com a Mercedes, enquanto em 2023, foi Max Verstappen quem terminou com o primeiro lugar. A etapa pode marcar um desempate ou colocar um terceiro piloto na lista de vencedores em Lusail.
A etapa catari também é a última a contar com uma Sprint neste ano, e as corridas curtas têm sido dominadas por Verstappen. O piloto da Red Bull venceu quatro das cinco disputas deste ano: China, Miami, Áustria e Estados Unidos. Lando Norris, com uma ordem da McLaren para inverter posição com Oscar Piastri, venceu em São Paulo.
As atividades da F1 em Lusail serão abertas na sexta-feira (29) com um treino livre, às 10h30, e a classificação Sprint, marcada para 14h30. O sábado começa com a corrida Sprint, às 11h, e a definição das posições de largada, a partir de 15h. O GP do Catar ocorre no domingo, com início marcado para 13h.
Deixe seu Comentário