Max Verstappen garantiu seu quarto título consecutivo no Campeonato Mundial de Pilotos de Fórmula 1 com um quinto lugar no Grande Prêmio de Las Vegas 2024. O holandês agora se junta às lendas Alain Prost e Sebastian Vettel com quatro mundiais, atrás apenas de Juan Manuel Fangio (5), Lewis Hamilton (7) e Michael Schumacher (7).
George Russell, da Mercedes, venceu a corrida nos Estados Unidos, tendo liderado a corrida desde a largada na pole position, com seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, chegando em segundo lugar. Carlo Sainz Jr., da Ferrari, completou o pódio, superando seu companheiro de equipe Charles Leclerc, que terminou em quarto.
Verstappen chegou a Nevada após uma notável vitória no Grande Prêmio de São Paulo de F1, onde ele saiu da 17ª posição no grid para a vitória. Em Las Vegas, sua tarefa era clara: terminar à frente de Lando Norris, da McLaren, seu principal concorrente na disputa, para conquistar o campeonato 2024. Começando em quinto, uma posição à frente de Norris, Verstappen administrou sua corrida com maestria, cruzando a linha de chegada em quinto, enquanto Norris ficou em sexto.
Com esse marco, Verstappen se torna apenas o quinto piloto na história da F1 a ganhar quatro títulos consecutivos — uma conquista superada apenas pelos cinco sem precedentes de Michael Schumacher.
Christian Horner, CEO e chefe de equipe da Oracle Red Bull Racing, elogiou o domínio de Verstappen:
“Max está em um patamar diferente este ano. Com oito vitórias em GPs — mais do que o dobro de qualquer outra pessoa — sua consistência, trabalho em equipe e pura determinação foram extraordinários. Ele lidou com a pressão com a postura de um verdadeiro campeão.”
Com duas corridas restantes na temporada, Verstappen consolidou seu status como um dos maiores pilotos da Fórmula 1. Os holofotes agora se voltam para as batalhas restantes no grid, onde equipes e pilotos lutam por pontos cruciais para fechar a temporada de 2024.
Depoimentos oficiais
MAX VERSTAPPEN – Campeão Mundial 2024
“É incrível vencer aqui hoje e estou muito orgulhoso de ganhar o campeonato. Foi um ano e tanto e estou satisfeito de como lidamos com tudo como uma equipe. Começamos a temporada muito fortes e depois ficou bem difícil. Nunca quisemos desistir e conseguimos o melhor resultado que podíamos, quase não cometemos erros e é disso que você precisa para ganhar um título. Nós nos mantivemos juntos como um time, lutamos muito e voltamos mais fortes. Fico muito feliz pelo que conquistamos e também comigo mesmo pela forma como trabalhamos juntos nesta temporada. Hoje mantive a calma e ultrapassei os pilotos um por um. Tentei aguentar firme e fazer minha própria corrida e conseguimos. No final das contas, cada vitória de um campeonato é diferente, então isso também o torna muito especial e significa muito para nós. É incrível fazer parte desta equipe, especialmente porque agora estamos comemorando nosso quarto título mundial. É simplesmente adorável!”
CHRISTIAN HORNER – CEO e diretor de equipe Red Bull
“Isso marca o ápice de uma campanha épica e uma vitória fantástica para Max. Não apenas hoje, mas ao longo de um ano desafiador e, às vezes, sem as ferramentas necessárias à sua disposição. Ele esteve inspirado no cockpit, e também fora dele. A maneira como conduziu e trabalhou com os engenheiros e a equipe em geral foi fenomenal. Junto com 2021, este foi um dos anos mais difíceis que a equipe já experimentou. Mas Max mais uma vez se elevou a outro nível excepcional. Ele venceu mais do que o dobro de corridas de qualquer outro piloto, montando uma campanha formidável e, às vezes, tendo que superar margens intransponíveis. Nos dias em que não entregamos uma vitória ou quando ele teve tudo não jogando a seu favor, ele ainda conseguiu marcar pontos. Ele foi extraordinário. Nos bastidores, houve um grande esforço da equipe para ajudar a levar este campeonato até a linha de chegada. É algo para comemorar na pista, mas igualmente na fábrica. Sou incrivelmente grato por todo o trabalho e noites de esforços que resultaram neste sucesso e todos na sede de Milton Keynes podem se orgulhar de sua participação neste campeonato. No final das contas, esta vitória pertence a Max. Parabéns pelo número quatro, Max, você merece cada momento disso!”
Texto e fotos: Red Bull Content Pool / divulgação editorial
Deixe seu Comentário