Card image
Fórmula 1
F1: Verstappen conquista o tetracampeonato mundial. Russell vence em Las Vegas

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 24/11/2024
  • Atualizado: 24/11/2024 às 4:26
  • Por: Leonardo Marson

Max Verstappen conquistou o tetracampeonato mundial neste domingo (24), ao terminar o Grande Prêmio de Las Vegas, 22ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1, com a quinta colocação. O holandês viu Lando Norris ser apenas o sexto colocado, e definiu a fatura do campeonato com duas corridas de antecipação.

Max Verstappen
Foto: Getty Images

A vitória na corrida ficou com George Russell, piloto da Mercedes que liderou a disputa no circuito montado nas ruas de Las Vegas de ponta a ponta. A segunda posição ficou com Lewis Hamilton, que largou em décimo e escalou o pelotão para completar o 1-2 da equipe alemã. Carlos Sainz, da Ferrari, completou o pódio com a terceira posição, sendo seguido por Charles Leclerc, quarto com a Ferrari.

Verstappen fechou a disputa com o quinto lugar com a Red Bull, sendo seguido por Norris, que fez corrida apagada com a McLaren, time que viu Oscar Piastri terminar em sétimo. Nico Hulkenberg levou a Haas ao oitavo lugar, enquanto Yuki Tsunoda, com um carro da RB, foi o nono. Sergio Pérez, com a Red Bull, foi o décimo.

LEIA MAIS:

F1: Russell bate Sainz e fatura pole position em Las Vegas
F1: Russell mantém Mercedes na frente no TL3 em Las Vegas
F1: Hamilton supera Norris e lidera segundo treino em Las Vegas
F1: Hamilton bate Russell no final e lidera TL1 em Las Vegas

A Fórmula 1 segue com a temporada 2024 no próximo domingo, quando visita Lusail para a disputa do Grande Prêmio do Catar.

Confira como foi a corrida

A prova começou com George Russell mantendo a primeira posição, sendo seguido por Charles Leclerc e Carlos Sainz, ambos pilotos da Ferrari. Pierre Gasly caiu para a quarta posição, sendo seguido por Max Verstappen e Lando Norris, que mantiveram suas posições de largada nos metros iniciais da corrida em Las Vegas.

Na terceira volta, Gasly passou a ser pressionado por Verstappen, que trazia consigo Norris, enquanto Leclerc buscava um ataque sobre Russell pela primeira posição. O holandês passou por Gasly na quarta volta, tomando o quarto posto, enquanto o monegasco tentou tomar a primeira posição, mas viu Russell se defender e manter a ponta da corrida.

Enquanto Hamilton abriu ataque sobre Oscar Piastri pelo nono lugar, Leclerc acabou superado por Sainz e, na oitava volta, por Verstappen, caindo para a quarta posição. Norris, por sua vez, seguia em quinto. O heptacampeão passou por Piastri e, na décima volta, por Yuki Tsunoda, avançando para sétimo. No décimo giro, Leclerc e Norris fizeram suas primeiras paradas nos boxes.

Enquanto Piastri foi punido em dez segundos por queima de largada, Verstappen passou por Sainz, tomando o segundo lugar. Pouco depois, o australiano da McLaren e o espanhol da Ferrari fizeram suas trocas de pneus. Com 12 voltas, Russell abriu mais de nove segundos em relação a Verstappen, que foi aos boxes no mesmo giro.

Russell fez sua primeira parada nos boxes na volta 13, cedendo a liderança para Hamilton, que esticava seu primeiro stint. Chamava atenção Nico Hulkenberg na terceira posição, seguido por Sergio Pérez, ambos também sem fazer a primeira parada nos boxes. O heptacampeão foi aos boxes e trocou pneus na 14ª volta de corrida, despencando para o nono lugar.

Norris passou por Kevin Magnussen na volta 14, tomando o sétimo posto. O dinamarquês também foi ultrapassado por Hamilton, caindo mais uma posição, enquanto Hulkenberg foi aos boxes pela primeira vez no giro 15. Um giro depois, Pierre Gasly abandonou a disputa com problemas de motor em sua Alpine, enquanto Verstappen passou por Pérez para tomar o segundo lugar.

Sem fazer pit stops, Pérez passou a ser presa fácil, e acabou superado por Sainz e Leclerc. Na volta 17, foi a vez de Hamilton passar por ele, o que também aconteceu com Norris, caindo para a sétima colocação. O mexicano, então, foi chamado aos boxes na volta 18, trocando seus pneus e retornando à pista na 14ª colocação.

Na volta 22, Russell disparou dez segundos de vantagem sobre Verstappen, que se mantinha na segunda posição, enquanto Hamilton pressionava Leclerc pelo quarto lugar. No 26º giro, abrindo a segunda metade da corrida, Piastri e Albon foram aos boxes, com o tailandês da Williams abandonando a disputa pouco depois com problemas na unidade de potência.

Leclerc passou por Sainz para tomar o segundo lugar, enquanto Verstappen e Hamilton foram aos boxes pela segunda vez. Sainz fez o pit stop na volta 29, enquanto Norris trocou pneus na volta 31. Com melhor ritmo, Hamilton deixou Verstappen para trás na volta 32, tomando o terceiro lugar, enquanto Leclerc trocou pneus no mesmo momento. Líder, Russell fez seu pit na volta 33.

Tsunoda passou por Esteban Ocon na volta 36, enquanto, dois giros depois, Pérez conseguiu uma ultrapassagem dupla sobre Liam Lawson e Kevin Magnussen para avançar ao 12º lugar. Enquanto Hamilton descontava a vantagem sobre Russell, Sainz passou por Verstappen, tomando a terceira colocação da prova.

Sem a ameaça de Norris, Verstappen via Leclerc cada vez mais próximo. Mais atrás, Hulkenberg superou Tsunoda para assumir o oitavo posto, enquanto Pérez deixou Fernando Alonso para trás, tomando o décimo lugar. Mais na frente, Leclerc passou por Verstappen, tomando o quarto lugar do holandês na 47ª volta de corrida.

Fora da disputa pelo título, Norris foi aos boxes na volta 49. Na frente, Russell seguiu tranquilo para vencer a corrida, seguido por Hamilton e Sainz. Verstappen, com o quinto lugar, garantiu o tetracampeonato.

Deixe seu Comentário

Comentários