Max Verstappen venceu neste domingo (3) o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, disputado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). O piloto da Red Bull largou da 17ª posição, mas escalou o pelotão ao longo das 69 voltas disputadas, superou Esteban Ocon em uma relargada e venceu pela oitava vez no ano, quebrando um jejum de dez corridas sem um primeiro lugar.
A segunda posição terminou nas mãos de Esteban Ocon, piloto da Alpine que chegou a liderar a corrida, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Verstappen após ser ultrapassado. Pierre Gasly, também da Alpine, completou o pódio com o terceiro lugar, e foi seguido por George Russell, quarto com a Mercedes depois de liderar a parte inicial da disputa. Charles Leclerc, da Ferrari, foi o quinto.
Lando Norris, que largou da pole position, finalizou a disputa com a sexta posição com uma McLaren, terminando logo à frente de Yuki Tsunoda, sétimo com a RB após passar Oscar Piastri na volta final, relegando o piloto da McLaren ao oitavo posto. Liam Lawson, da RB, e Lewis Hamilton, da Mercedes, fecharam o top-10.
A disputa contou com um adiamento da largada após Lance Stroll rodar duas vezes na volta de apresentação. Depois, o Safety Car foi acionado três vezes vezes. Primeiro, de forma virtual após uma escapada de Nico Hulkenberg. Depois, por conta do aumento da chuva. Ainda houve uma nova intervenção após uma batida de Carlos Sainz.
A corrida contou com um acionamento da bandeira vermelha. Na volta 32, Franco Colapinto estampou a Williams no muro da curva do Café, em um momento em que a disputa estava sob bandeira amarela por conta do aumento da chuva. A prova foi paralisada imediatamente. Ainda houve a desclassificação de Nico Hulkenberg, que recebeu ajuda externa após sair da pista e provocar o acionamento do Safety Car Virtual.
A Fórmula 1 segue a temporada 2024 no dia 23 de novembro, com o Grande Prêmio de Las Vegas, no circuito montado nas ruas da capital do estado americano de Nevada.
Confira como foi a corrida
A largada do Grande Prêmio de São Paulo precisou ser abortada após Lance Stroll protagonizar duas rodadas na volta de apresentação. Após novo procedimento, a corrida em Interlagos finalmente, com George Russell tomando a liderança nos metros iniciais, superando Lando Norris. Yuki Tsunoda manteve o terceiro posto, seguido por Esteban Ocon e Charles Leclerc. Max Verstappen fechou o primeiro giro em 11º.
Sergio Pérez rodou ainda na primeira volta, retornando à pista rapidamente. O holandês da Red Bull seguiu avançando e no segundo giro entrou no top-10 ao superar Lewis Hamilton. Na frente, Russell passou a abrir diferença, e se colocou quase dois segundos à frente de Norris, o segundo colocado. Tsunoda seguiu em terceiro, mas sem ritmo para acompanhar os ponteiros.
Verstappen seguiu avançando e passou por Gasly, tomando o nono lugar na quinta volta. Dois giros depois, os comissários passaram a investigar uma colisão entre Oliver Bearman e Franco Colapinto. O piloto da Haas foi punido em dez segundos pelo lance com o argentino da Williams. Na frente, Norris se aproximou de Russel, cortando a diferença para menos de um segundo na nona volta.
O holandês da Red Bull seguiu avançando e, após superar Fernando Alonso, passou por Oscar Piastri, na décima volta, e por Liam Lawson, no 11º, avançando ao sexto lugar. Hamilton, por sua vez, escapou da pista na subida da Junção e cai ao 13º lugar, disputando posição com Colapinto, que manteve seu 12º lugar com a Williams.
Tsunoda, claramente mais lento que os dois ponteiros, e passou a puxar um trem que tinha Ocon, Leclerc e Verstappen. Um pouco mais atrás, Hamilton seguia perseguindo Colapinto, que vinha com um atraso de pouco mais de seis segundos em relação a Nico Hulkenberg, o 11º colocado, na volta 17. Bearman, por sua vez, foi outro a deixar Hamilton, que errou, para trás, tomando o 14º posto.
Colapinto passou a ser pressionado por Sainz a partir da volta 21, em disputa pelo 12º posto. Na frente, Verstappen abriu ataque contra Leclerc, mas viu o monegasco manter o quinto lugar. A direção de prova anunciou, depois, que reduziu mais uma volta na disputa, e o GP de São Paulo passou a contar com 69 voltas.
Pressionado pelo atual tricampeão, Leclerc passou a atacar Ocon pelo quarto lugar. Porém, o monegasco foi aos boxes na volta 25, colocando um novo jogo de pneus intermediários, retornando à pista na 13ª colocação. Lawson perdeu o carro da RB na 26ª posição, despencando para a nona posição. Ocon, por sua vez, passou Tsunoda, tomando o terceiro posto.
Na volta 27, Nico Hulkenberg saiu da pista, causando um Safety Car Virtual. Piastri, Alonso, Bearman, Hamilton, Sainz e Pérez foram aos boxes. Pérez fez a mesma coisa momentos depois. A bandeira verde voltou para a valer na volta 29, com Russell e Norris fazendo suas paradas. Ocon assumiu a liderança, seguido por Verstappen e Gasly. Tsunoda também fez essa parada.
Piastri foi punido em dez segundos por causar uma colisão. Norris, por sua vez, passou por Russell para tomar o quarto lugar. O Safety Car foi acionado na volta 30 por conta do aumento da chuva. Colapinto foi aos boxes e colocou pneus de chuva pouco depois. Com 31 voltas, o top-5 apontava Ocon, Verstappen, Gasly, Norris e Russell.
Na volta 32, Colapinto bateu, causando a bandeira vermelha na disputa. Depois, já com a paralisação da disputa, Hulkenberg foi desclassificado da prova por receber ajuda externa para retornar à corrida depois de rodar e forçar o acionamento do Safety Car Virtual. A corrida foi retomada após alguns minutos de interrupção.
A relargada foi dada na volta 34, mesmo com uma escapada de Oliver Bearman e de GuanYu Zhou. Norris escapou da pista e viu Russell recuperar a quarta posição. Ocon passou a abrir vantagem sobre Verstappen, tendo 1,5 segundos de frente na volta 35. Bearman voltou a rodar quando pressionava Sainz, chegando a encostar na barreira de pneus, voltando à pista.
Sainz provocou a segunda entrada do Safety Car na corrida na volta 40, ao acertar o muro depois de uma rodada seguida de batida. A relargada veio na volta 43, com Norris passando reto após um three wide na entrada do S do Senna, caindo para o sexto lugar. Verstappen passou por Ocon para tomar a liderança da corrida. Alonso escapou da pista no complemento da volta.
Verstappen passou a abrir vantagem sobre Ocon, chegando aos três segundos no giro 47. O holandês, então, passou a enfileirar voltas mais rápidas. Ocon vinha em segundo, com Gasly cada vez mais longe. Mais atrás, Piastri cometeu um erro passou a ser pressionado por Tsunoda. Pérez passou a atacar Lawson pelo nono lugar, trazendo consigo Hamilton quando restavam 15 voltas.
Hamilton aproveitou um ataque mal-sucedido do mexicano e fez a ultrapassagem, tomando o décimo lugar. Na frente, Verstappen sumiu na liderança, abrindo 11 segundos para Ocon, o segundo colocado. O heptacampeão passou a pressionar Lawson. Russell, por sua vez, buscava aproximação sobre Gasly, sem sucesso.
Verstappen seguiu para quebrar o jejum de vitórias. Já a Alpine completou o pódio com Ocon e Gasly.
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