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Fórmula 1
Relembre cinco momentos curiosos da F1 em Interlagos

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  • Publicado: 29/10/2024
  • Atualizado: 29/10/2024 às 11:41
  • Por: Leonardo Marson

Interlagos já protagonizou grandes momentos da Fórmula 1. Não dá para esquecer das vitórias de Ayrton Senna, da decisão de 2008, em que Lewis Hamilton venceu o Mundial sobre Felipe Massa, do drama de Rubens Barrichello em busca da vitória, entre outros lances. Mas a história mostra que a casa do Grande Prêmio de São Paulo já protagonizou lances curiosos nos 50 anos de história.

Kimi Raikkonen
Foto: reprodução

Pensando nisso, RACING relembra cinco momentos não tão lembrados pelo público da F1 protagonizados no Autódromo de Interlagos.

1 – Porta fechada para Räikkönen
O ano era 2012 e Kimi Räikkönen fazia sua temporada de retorno à F1 com a Lotus. Em Interlagos, na decisão do campeonato que teve Sebastian Vettel como campeão, o finlandês cometeu um erro na volta 52 e tentou usar as pistas de apoio do circuito. Só não contava com um portão fechado, que o fez dar meia volta pouco depois, terminando com o décimo lugar, uma volta atrás dos líderes.

2 – Fiat Tempra como Safety Car
Se hoje temos o Mercedes AMG GT Black Series e o Aston Martin Vantage como veículos que servem de Safety Car na F1, em 1993 o modelo usado para esta função no GP do Brasil foi o bem mais modesto Fiat Tempra 16V. Na época, o veículo foi o primeiro do País a ter quatro válvulas por cilindro, tinha a aceleração de 0 a 100 km/h em 10,54 segundos, e velocidade máxima de 191,5 km/h.

3 – Resgate de Ayrton Senna após vitória
Também em 1993, Ayrton Senna conquistou sua segunda vitória no GP do Brasil, levando o público que lotava as arquibancadas no Autódromo de Interlagos completamente alvoroçada. Uma invasão de pista ocorreu e o piloto precisou ser resgatado pelo… Fiat Tempra que serviu de Safety Car naquela corrida.

4 – Placas “suicidas”
Em 2000, algumas placas que levavam a marca do principal patrocinador do então GP do Brasil, uma marca de cigarros, foram instaladas pelo circuito. O problema é que três delas caíram na pista durante a sessão que definia o grid de largada para aquela corrida, causando interrupções do treino. Houve até a possibilidade de exclusão da prova no calendário do ano seguinte, o que não ocorreu.

5 – Acidente com o Medical Car
Em 2002, um treino foi interrompido em bandeira vermelha após Enrique Bernoldi bater com a Arrows na segunda perna do S do Senna. Rapidamente, o Medical Car, pilotado por Alex Dias Ribeiro, foi para o local do acidente. Porém, tão logo o ex-piloto brasileiro abriu a porta do veículo, foi surpreendido por Nick Heidfeld, que vinha rápido com uma Sauber, destruindo o veículo médico. Ninguém se machucou.

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