Interlagos já protagonizou grandes momentos da Fórmula 1. Não dá para esquecer das vitórias de Ayrton Senna, da decisão de 2008, em que Lewis Hamilton venceu o Mundial sobre Felipe Massa, do drama de Rubens Barrichello em busca da vitória, entre outros lances. Mas a história mostra que a casa do Grande Prêmio de São Paulo já protagonizou lances curiosos nos 50 anos de história.
Pensando nisso, RACING relembra cinco momentos não tão lembrados pelo público da F1 protagonizados no Autódromo de Interlagos.
1 – Porta fechada para Räikkönen
O ano era 2012 e Kimi Räikkönen fazia sua temporada de retorno à F1 com a Lotus. Em Interlagos, na decisão do campeonato que teve Sebastian Vettel como campeão, o finlandês cometeu um erro na volta 52 e tentou usar as pistas de apoio do circuito. Só não contava com um portão fechado, que o fez dar meia volta pouco depois, terminando com o décimo lugar, uma volta atrás dos líderes.
2 – Fiat Tempra como Safety Car
Se hoje temos o Mercedes AMG GT Black Series e o Aston Martin Vantage como veículos que servem de Safety Car na F1, em 1993 o modelo usado para esta função no GP do Brasil foi o bem mais modesto Fiat Tempra 16V. Na época, o veículo foi o primeiro do País a ter quatro válvulas por cilindro, tinha a aceleração de 0 a 100 km/h em 10,54 segundos, e velocidade máxima de 191,5 km/h.
3 – Resgate de Ayrton Senna após vitória
Também em 1993, Ayrton Senna conquistou sua segunda vitória no GP do Brasil, levando o público que lotava as arquibancadas no Autódromo de Interlagos completamente alvoroçada. Uma invasão de pista ocorreu e o piloto precisou ser resgatado pelo… Fiat Tempra que serviu de Safety Car naquela corrida.
4 – Placas “suicidas”
Em 2000, algumas placas que levavam a marca do principal patrocinador do então GP do Brasil, uma marca de cigarros, foram instaladas pelo circuito. O problema é que três delas caíram na pista durante a sessão que definia o grid de largada para aquela corrida, causando interrupções do treino. Houve até a possibilidade de exclusão da prova no calendário do ano seguinte, o que não ocorreu.
5 – Acidente com o Medical Car
Em 2002, um treino foi interrompido em bandeira vermelha após Enrique Bernoldi bater com a Arrows na segunda perna do S do Senna. Rapidamente, o Medical Car, pilotado por Alex Dias Ribeiro, foi para o local do acidente. Porém, tão logo o ex-piloto brasileiro abriu a porta do veículo, foi surpreendido por Nick Heidfeld, que vinha rápido com uma Sauber, destruindo o veículo médico. Ninguém se machucou.
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