Uma performance convincente do início ao fim da corrida seria uma boa maneira de resumir a conquista da dobradinha da Ferrari no Grande Prêmio dos Estados Unidos de F1 2024. Charles Leclerc assumiu a liderança da prova desde o início e a administrou o primeiro lugar até o fim, enquanto Carlos Sainz não teve muita dificuldade para terminar logo atrás, em segundo lugar, executando uma estratégia agressiva, combinada com as excelentes propriedades de gerenciamento de pneus do SF-24.
Um trabalho impecável dos pilotos, mecânicos, engenheiros e estrategistas e da equipe em Maranello entregou a 87ª dobradinha da Scuderia, a segunda nesta temporada depois da Austrália e a terceira com esta dupla de pilotos.
Entre a corrida de hoje e o Sprint, a equipe conquistou 55 pontos, um recorde para a equipe. Isso significa que a Scuderia Ferrari HP ainda tem uma chance de lutar pelo título de Construtores, atualmente 54 pontos atrás da McLaren e apenas 8 atrás da Red Bull. É a 247ª vitória da Ferrari na Fórmula 1, a oitava de Leclerc, o que o mantém em terceiro na classificação de pilotos, com Carlos ainda em quinto após garantir seu sexto pódio da temporada.
A corrida
O resultado da qualificação significou que a equipe estava razoavelmente otimista e totalmente focada enquanto estudava todos os dados durante o briefing da noite passada, que incluiu prestar atenção especial às largadas das corridas dos anos anteriores e que entregou o resultado perfeito. Ainda na primeira curva, Charles atacou os concorrentes Lando Norris (McLaren) e Max Verstappen (Red Bull) que disputavam posição, abrindo caminho na liderança. Com a pista livre, Leclerc rapidamente construiu uma vantagem suficiente para controlar a corrida.
A equipe nos boxes teve o bom senso de mudar a estratégia de Sainz, quando ficou claro que ele não conseguiria passar Verstappen na pista. O espanhol chegou na volta 21, saindo à frente de Sergio Perez com uma pista sem retardatário à sua frente, o que significou que ele poderia forçar mais do que qualquer um com o pneu duro, graças às suas habilidades de gerenciamento de pneus e ao fato de o carro estar muito bem equilibrado. Isso resultou no undercut perfeito em cima do atual campeão. Charles fez o pit para os duros na volta 26, voltando para o terceiro lugar, antes de passar Oscar Piastri para o segundo e retomar a liderança quando Norris fez o pit stop. Na volta 31, era o cenário perfeito com Charles e Carlos liderando o grid, sem mais mudanças, para garantir a primeira dobradinha da Scuderia Ferrari HP nos Estados Unidos desde 2006, quando Michael Schumacher e Felipe Massa fizeram isso em Indianápolis. Verstappen terminou em terceiro, após Norris receber uma punição de 5 segundos em seu tempo final, devido a ele ter utilizado uma área de escape para ultrapassar o piloto de Red Bull.
Rumo à Cidade do México
A equipe estava ansiosa para correr em Austin para ver como as atualizações introduzidas a partir de Monza funcionariam em uma pista realmente exigente e os resultados foram positivos, graças ao trabalho duro de toda a equipe na pista e de volta em Maranello. Agora é uma questão de encarar o resto da temporada, corrida por corrida, mantendo o foco e maximizando o potencial do pacote, começando com o Grande Prêmio da Cidade do México no próximo fim de semana, a uma altitude de 2000 metros acima do nível do mar.
Depoimento do vencedor, Charles Leclerc
“É bom trazer garantir uma vitória no início desta tripla jornada de corridas seguidas. Toda a equipe fez um trabalho incrível para que isso acontecesse e uma dobradinha nos traz uma boa quantidade de pontos na luta pelo título de Construtores. É uma meta otimista, mas nunca pararemos de sonhar enquanto houver chances.
Eu tive uma boa largada, aproveitando o fato de que Max (Verstappen) forçou forte na curva 1, e Lando (Norris) se defendeu dele. Eu alinhei minha saída de curva e ultrapassei os dois. Depois disso, eu sabia que seria uma questão de cuidar bem dos meus pneus e apenas levar para casa.
Nosso ritmo foi realmente forte desde a primeira volta em diante e senti que poderia me afastar de Max com bastante conforto. Demos um passo muito bom em termos de nosso ajuste de corrida e, espero, manteremos isso nas próximas corridas. Faremos de tudo para maximizar nossos resultados e, no final do ano, faremos as contas e veremos onde estamos”.
Texto base original: Ferrari Media F1 / divulgação
Fotos: Ferrari Media F1 / divulgação
Deixe seu Comentário