Heptacampeão mundial de F1 conquistou uma vitória impressionante no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Silverstone. O piloto inglês venceu a corrida inglesa pela nona vez, quebrando um recorde de conquistas em um mesmo GP, que era seu (na Inglaterra) e de Michael Schumacher (na França), com 8 bandeiradas, até então.
Confira os principais momentos de Hamilton neste feito “em casa”, que mostrou porque ele é um dos maiores competidores da categoria na história – e ainda pode conquistar muitos bons resultados:
- Partindo da primeira fila, George Russel e Lewis Hamilton lideraram nas primeiras voltas com suas Mercedes.
- No entanto, uma chuva repentina na primeira parte do Grande Prêmio levou os carros da McLaren à liderança.
- A chuva inicial veio e depois parou, mas outra pancada de água caiu e exigiu a troca para pneus intermediários. A equipe Mercedes chamou os seus dois pilotos simultaneamente aos boxes para a parada rápida, um após o outro, conseguindo colocar Lewis em P2 e George em P4.
- O aumento das temperaturas da unidade de potência, devido a um problema no sistema de água, forçou George a abandonar o GP logo depois.
- Com Lewis sendo o único carro restante do time alemão, a equipe julgou bem a mudança para pneus secos, quando a chuva parava, e o colocou em uma parada de box uma volta antes do líder da corrida, Lando Norris.
- Mudando para o composto macio, ele saiu na liderança e administrou bem o trecho final para conquistar a nona vitória perante sua torcida – um recorde no Grande Prêmio da Inglaterra.
- Lewis se tornou também o primeiro piloto a vencer um Grande Prêmio em 16 temporadas diferentes e o primeiro piloto a vencer um Grande Prêmio depois de fazer 300 largadas.
- É também o 12º pódio consecutivo de Lewis no Grande Prêmio da Inglaterra e seu 150º pódio com a Mercedes-AMG F1 Team.
Depoimento de Lewis Hamilton, vencedor do GP da Inglaterra de 2024:
“Esta vitória significa muito para mim. É uma honra incrível estar novamente no degrau mais alto do pódio aqui em Silverstone. Acho que meu coração ainda está acelerado! Tivemos tantos momentos incríveis aqui e hoje foi o final de prova com vitória mais emocionante que já tive. Foram alguns anos realmente desafiadores para todos na equipe nos últimos tempos. Sabendo o quanto todos trabalharam para reagir, acho que foi uma verdadeira conquista emocionante. Serei eternamente grato a todos nesta equipe, à Mercedes e aos nossos parceiros. Ter sucesso nesta fase de carreira na F1 é a melhor sensação que eu poderia imaginar.
Foi uma corrida complicada. As condições instáveis tornaram o GP um verdadeiro desafio. Mantivemos a calma e tomamos a decisão certa, na hora certa, para voltar aos pneus slick. Isso nos ajudou a recuperar a liderança e, a partir daí, conseguimos trazê-la para casa”.
Depoimento de Toto Wolff, diretor de equipe e CEO da Mercedes AMG F1:
“A vitória desta corrida é como um conto de fadas. É o nosso último Grande Prêmio da Inglaterra junto com Lewis, e que maneira de encerrar! É uma sensação incrível poder alcançar a vitória diante da multidão britânica com o piloto britânico mais icônico e de maior sucesso em uma Mercedes.
Fomos rápidos em quase todas as condições de pista. Estivemos em primeiro e segundo lugar durante muito tempo e, embora os McLaren tenham sido rápidos quando a chuva caiu, conseguimos voltar à frente deles na hora dos pits stops. É uma vitória por mérito e mostra a coragem desta equipe. Nunca deixamos de acreditar, nunca paramos de trabalhar e conseguimos encontrar o potencial do carro. Agora estamos em alta”.
Lewis Hamilton faz sua última temporada pela equipe Mercedes em 2024. No ano de 2025, o piloto britânico correrá pela Ferrari, formando uma das duplas mais esperadas da Fórmula 1 dos últimos tempos.
Texto base original: Mercedes AMG F1 / divulgação
Fotos: Mercedes AMG F1 / divulgação editorial
Deixe seu Comentário