O automobilismo assistiu duas de suas provas mais tradicionais no último domingo, dia 26 de maio de 2024: o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 e as 500 Milhas de Indianápolis. Em ambas as corridas a adrenalina e a emoção aconteceram do começo ao fim. O resultado foi a consagração dos pilotos que corriam “em casa”: o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, faturou o GP de Mônaco. e o norte-americano Josef Newgarden, da Penske, repetiu o feito de 2023 e obteve sua segunda vitória na Indy 500.
Monte “Charles”: festa em casa
Charles Leclerc finalmente se livrou do tabu de vencer em Mônaco na F1, conquistando a corrida em casa em sua sexta tentativa. Foi uma corrida extremamente tática, que a equipe Ferrari executou com perfeição, com Charles liderando do início ao fim. O dia memorável da Scuderia Ferrari HP marcou a décima vitória do time nas ruas do Principado e ainda teve o terceiro lugar de Carlos Sainz, o que coloca a equipe italiana 24 pontos atrás da Red Bull, líder na classificação de Construtores.
Charles também diminuiu a diferença para o líder dos pilotos, Max Verstappen, para 31 pontos. Ele é o 37º piloto a vencer nas ruas de Mônaco. Ele também é o primeiro monegasco a fazê-lo desde o início do Campeonato Mundial de Pilotos de Fórmula 1 em 1950, embora Louis Chiron, também monegasco, tenha vencido em Monte Carlo 93 anos atrás, muito antes da criação do Campeonato Mundial da F1. Leclerc também é o sétimo piloto da Ferrari a vencer nas charmosas ruas da cidade.
O que disse Charles Leclerc
“Eu realmente não consigo explicar como me sinto. A corrida parecia durar para sempre, mas talvez isso a tornasse ainda melhor. Vencer aqui significa muito para mim, porque foi a corrida que me fez sonhar em ser piloto de Fórmula 1 quando eu era pequeno. Então quero agradecer ao povo de Mônaco, no pódio vi tantas pessoas nas varandas de seus apartamentos em frente a pista comemorando e agradeço a todos pelo apoio incrível. A corrida parecia que não iria acabar, mas talvez isso a torou ainda melhor. Pude sentir a emoção crescendo e percebi que estava quase perdendo a concentração ao dirigir. Eu estava pensando muito no meu pai, em tudo que ele fez para garantir que eu estivesse aqui hoje. E também estava pensando em Jules Bianchi. Ganhar esta corrida era um sonho que todos tínhamos e dedico a vitória a eles. Tivemos que fazer muito controle dos desgastes de pneus, mantendo a vantagem e não permitindo que os carros da McLaren nos ultrapassassem, então mentalmente foi bastante desgastante. Tenho que agradecer à equipe por fazer um trabalho excepcional nos últimos meses e por me ajudar a vencer esta corrida”, finalizou Leclerc.
Na Indy500, Newgarden garantiu a vitória na última curva
Josef Newgarden juntou-se aos imortais no Indianapolis Motor Speedway ao se tornar apenas o sexto piloto a vencer as 500 Milhas de Indianápolis em dois anos consecutivos, superando Pato O’Ward em uma corrida eletrizante, que incluiu a largada atrasada em quatro horas por uma tempestade.
O bicampeão da NTT INDYCAR SERIES Newgarden levou seu carro nº 2 da Team Penske Chevrolet à vitória por 0s3417 sobre o carro nº 5, da equipe Arrow McLaren Chevrolet, de Pato O’Ward, depois de trocarem a liderança quatro vezes nas últimas oito voltas.
O que disse Josef Newgarden
“Eu sabia que poderíamos vencer esta corrida novamente”, disse Newgarden. “Simplesmente não há melhor maneira de vencer uma prova como essa. Eu tenho que elogiar o Pato também. Ele é um piloto incrivelmente limpo e foi duro superá-lo no final.”
Newgarden, que largou em terceiro lugar, tornou-se o primeiro vencedor a conquistar a prova de maneira consecutiva desde que Helio Castroneves levou em 2001 e 2002. Newgarden também conquistou a 20ª vitória – um recorde na Indy500 – para a Equipe Penske.
A repetição da vitória rendeu um bônus de US$ 440.000 para a Newgarden da BorgWarner, patrocinadora do Troféu Borg-Warner do vencedor.
O seis vezes campeão da NTT INDYCAR SERIES, Scott Dixon, terminou em terceiro lugar com o carro no. 9 da Chip Ganassi Racing Honda.
Newgarden comemorou literalmente com a torcida pelo segundo ano consecutivo, subindo no meio da multidão nas arquibancadas adjacentes à linha de largada, onde foi cercado por fãs.
Texto base origina: Ferrari / IndyCar / IMS / divulgaçao
Fotos: Ferrari / IndyCar / IMS / divulgação
Deixe seu Comentário