O promissor piloto inglês finalmente venceu um Grande Prêmio de F1. Lando Norris, da McLaren, foi o primeiro colocado na corrida de Miami em 2024, nos EUA, após prova com ritmo intenso e intervenção do Safety Car. Max Verstappen (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari) completaram os três primeiros e o pódio.
Confira como foi o cronograma da histórica primeira vitória de Lando Norris na F1:
- Com as luzes apagadas, Max Vertappen (Red Bull) manteve a ponta na largada. Oscar Piastri (McLaren) subiu para P3 na primeira curva. Lando Norris (McLaren) perdeu uma posição;
- Oscar Piastri ultrapassou Leclerc na volta 5, indo para P2;
- Um cone na pista provoca um Safety Car Virtual. Oscar Piastri passa para P1 e Lando Norris para P3, após a parada nos boxes de vários carros;
- Parada de Oscar Piastri na volta 28 para colocar pneus duros. Carlos Sainz (Ferrari) o segue, com Lando Norris indo ao P1;
- Um Safety Car é acionado na volta 29, após um incidente com Kevin Magnussen (Haas) e Logan Sargeant (Williams);
- Box para Lando Norris, que colocou pneus duros. A corrida recomeça e Lando Norris manteve a P1;
- Oscar Piastri e Carlos Sainz lutam pelo P4. Há contato quando Carlos Sainz ultrapassa Oscar Piastri;
- Box para Oscar Piastri na volta 41. A equipe substituiu sua asa dianteira e trocou por pneus médios e vai ao 13º lugar;
- Lando Norris cruza a linha de chegada do GP de Miami 2024 em P1, vencendo seu primeiro Grande Prêmio na F1!
Lando Norris, vencedor da corrida:
“Que corrida. Demorou muito para chegar, mas finalmente conseguimos fazer isso. Estou muito feliz por toda a equipe e pelo que conquistamos juntos. Tivemos alguns pequenos contratempos no fim de semana, mas conseguimos juntar tudo e ir bem. O carro estava ótimo, a estratégia era perfeita e estou nas nuvens. Muito orgulhoso de todos nesta equipe. Sempre acreditei neles, eles sempre confiaram em mim, e justificamos muito isso com a vitória. Um muito obrigado a todos eles pelo trabalho árduo que fizeram para tornar isso possível.”
Andrea Stella, diretora da equipe McLaren:
“A vitória em Miami é significativa por vários motivos. Em primeiro lugar, por Lando e sua primeira conquista na F1. Estou feliz do fundo de nossos corações por ele. Costumávamos dizer que, assim que lhe déssemos material vencedor, ele venceria. E ele fez isso com estilo.”
“Além disso, é um dia muito importante para a equipe. Já estamos nessa jornada há algum tempo, depois de uma reviravolta incrível no ano passado. Mantivemos o ímpeto e hoje é outro passo muito importante e, esperamos, o ponto de partida para um maior sucesso. Então, estou muito feliz por todas as pessoas da McLaren, espero que aproveitem esse momento porque sei quanto trabalho foi necessário para entregar essas atualizações. Não se trata apenas de design ou apenas de fabricação, é um esforço de todos os departamentos da fábrica e da equipe de pista. Isso vai além das pessoas da McLaren: vai para nossos parceiros de unidades de potência e nossos parceiros técnicos e comerciais, que são vitais para esse sucesso. É trabalho em equipe no sentido mais amplo possível.”
“O carro esteve muito bom neste fim de semana – e vale a pena notar que Oscar Piastri estava em uma posição muito forte para subir ao pódio também, pois fez uma corrida muito boa.”
“Por último, a minha palavra final vai para Gil de Ferran, a quem toda a equipe dedica esta vitória. Gil, isto é para você”, finalizou o dirigente, referindo-se ao piloto brasileiro Gil de Ferran, falecido em 2023, que ocupava um cargo diretivo na equipe McLaren até então.
Texto base original: McLaren F1 / divulgação
Fotos: McLaren F1 / divulgação
Deixe seu Comentário