Card image
Capa da Semana
McLaren vence o E-Prix de São Paulo de Fórmula E 2024

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 18/03/2024
  • Atualizado: 18/03/2024 às 7:35
  • Por: Venicio Zambeli

Sam Bird conquistou uma das vitórias mais dramáticas da história da Fórmula E no E-Prix de São Paulo 2024, com uma impressionante ultrapassagem na última volta da corrida. A manobra ousada foi feita em cima do seu ex-companheiro de equipe, Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), para garantir a primeira vitória da NEOM McLaren na história da Fórmula E e seu primeiro triunfo com a equipe inglesa.

E-Prix de São Paulo de Fórmula E 2024
Capa Destaque da Semana RACING – McLaren vence o E-Prix de São Paulo 2024 da Fórmula E – 18-03-2024 – Fotos: Fórmula E / divulgação

 

A corrida, que incluiu 212 ultrapassagens, foi assistida por fãs de automobilismo e celebridades do motorsport, incluindo Bernie Ecclestone e os ex-pilotos de Fórmula 1 Felipe Massa e Emerson Fittipaldi.

E-Prix de São Paulo de Fórmula E 2024
Alejandro Agag, Bernie Ecclestone e Sam Bird – Foto: Simon Galloway / LAT Images / Fórmula E / divulgação

 

Sam Bird estabeleceu uma liderança inicial em São Paulo, usando estrategicamente o MODO ATAQUE para se manter à frente do pelotão, incluindo o pole position Pascal Wehrlein. Ao longo da corrida, os 15 primeiros colocados estiveram bem agrupados, com diferenças mínimas de tempo acentuando a intensa competição.

E-Prix de São Paulo de Fórmula E 2024
Sam Bird (McLaren) lidera à frente de Mitch Evans (Jaguar) – Foto: Fórmula E / divulgação

 

A liderança alternou-se entre Bird, os Porsches de Wehrlein e o seu companheiro de equipa António Félix da Costa, o Jaguar de Mitch Evans e Jake Dennis (Andretti Fórmula E) à medida que a corrida partia para seu final. O consenso sobre a estratégia antes da corrida foi de um consumo energético crítico com as longas retas e curvas extensas do Circuito do Sambódromo do Anhembi. Dois períodos de Safety Car – incluindo um para a retirada do Jaguar do líder da classificação Nick Cassidy, quando o Kiwi bateu na parede de forma dramática na volta 16 – transformaram o restante da corrida em uma disputa energizante.

E-Prix de São Paulo de Fórmula E 2024
Equipe McLaren festeja primeira vitória na Fórmula E – Foto: Fórmula E divulgação – Foto: Sam Bagnall / LAT Images / Fórmula E / divulgação

 

À medida que as voltas avançavam, Bird e Evans pareciam manter a vantagem. Apesar de Dennis, em terceiro, manter 1,5% de energia utilizável, seu carro estava quente demais para usufruir. Nas últimas sete voltas, incluindo três adicionadas para esses períodos sob o Safety Car, Evans parecia ter feito o suficiente com uma manobra por fora de Bird na Curva 3 para virar líder.

E-Prix de São Paulo de Fórmula E 2024
O piloto Sam Bird e diretor da equipe McLaren, Ian James, comemoram a vitória no Sambódromo do Anhembi – Foto: Sam Bagnall / LAT Images / Fórmula E / divulgação

 

No entanto, o piloto da McLaren não desistiu. Ele, que não vencia desde o E-Prix de Nova York em 2021, realizou uma manobra perfeita sobre Evans, seu antigo companheiro de equipe da Jaguar, para obter o degrau mais alto do pódio. Bird se colocou lado a lado na Curva 10 – sua última chance de fazer algo – e se segurou para assumir a linha interna e assumir a liderança na Curva 11, rumo à vitória, com Evans apenas meio segundo atrás. Certamente uma das melhores ultrapassagens e melhores finais de corrida nas 10 temporadas da história da Fórmula E. O piloto Oliver Rowland (Nissan) completou o pódio, na terceira posição.

E-Prix de São Paulo de Fórmula E 2024
Lucas Di Grassi finalizou a prova brasileira em 13º lugar – Foto: Fórmula E / divulgação

 

Lucas Di Grassi (ABT CUPRA) imprimiu ritmo forte e tentou extrair o máximo do seu carro, mas conseguiu apenas o 13º lugar. Já Sérgio Sette Câmara não completou a corrida.

E-Prix de São Paulo de Fórmula E 2024
Sergio Sette Camara não terminou a prova – Foto: Fórmula E / divulgação / Andrew Ferraro / LAT Images

 

A próxima etapa da Fórmula E será dia 30 de março, em Tóquio, Japão.

 

Texto base original: Fórmula E / divulgação

Fotos: Fórmula E / divulgação

 

Deixe seu Comentário

Comentários