Piloto e construtor de Fórmula 1, Wilson Fittipaldi Jr. faleceu em São Paulo, dia 23 de fevereiro de 2024, aos 80 anos. Considerado um dos competidores mais talentosos do Brasil, ele marcou sua brilhante história no automobilismo mundial criando a única equipe brasileira na F1, a Copersucar Fittipaldi (Equipe Fittipaldi).
Nos últimos anos ele lutava contra a Doença de Parkinson e não resistiu após cerca de 60 dias internado devido a complicações de uma parada cardíaca sofrida por uma intercorrência no fim do ano passado.
Nas pistas, o piloto Wilsinho conquistou grandes feitos no automobilismo brasileiro, sendo vitorioso e se destacando em várias categorias e provas de turismo nacionais e de monoposto, principalmente na Fórmula Ve. Os bons resultados o credenciaram para as corridas de base na Europa, e permitiram chegar ao ápice na Fórmula 1 em 1972. Depois de pilotar carros da Brabham por dois anos em 1972 e 1973, Wilsinho lançou sua equipe própria na categoria em 1975 juntamente com o irmão Emerson Fittipaldi. O time conseguiu resultados expressivos e importantes, como um segundo lugar no GP do Brasil de 1978.
Nos últimos anos Wilsinho continuava ativo no paddock, sendo consultor de uma nova geração de pilotos na categoria base do automobilismo brasileiro Fórmula Vee. Seu trabalho sempre foi reconhecido pelo meio esportivo e a própria revista RACING publicou uma das últimas entrevistas de Wilsinho Fittipaldi no final de 2023, por ocasião dos 50 anos da criação da Equipe Fittipaldi. Wilsinho foi também homenageado por diversas vezes no evento Capacete de Ouro, a principal premiação do automobilismo brasileiro.
Juntamente com seu pai, Wilson Fittipaldi (radialista esportivo), seu irmão, Emerson Fittipaldi (bicampeão mundial de F1 e vitorioso das 500 Milhas de Indianapolis) e seu filho, Christian Fittipaldi (que também correu na F1 e F-Indy), Wilson Fittipaldi Jr. construiu uma das dinastias mais importantes do automobilismo mundial e de importância histórica para o Brasil, deixando um legado completo e de referência para as futuras gerações de todo o mundo do motorsport.
Deixe seu Comentário