A 62ª 24 Horas de Daytona foi uma disputa duríssima entre os carros Whelen Cadillac Racing / Cadillac V-Series.R nº 31, no qual corria o brasileiro Pipo Derani, e o Porsche Penske Motorsport / Porsche 963 nº 7, do piloto Felipe Nasr, também do Brasil e que venceu a prova de maneira emocionante na Geral e na classe Grand Touring Prototype (GTP).
O Porsche aproveitou a vantagem pouco mais de 19 horas após o início da competição de resistência de 24 horas que serviu de abertura da temporada do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar de 2024, e Matt Campbell e Felipe Nasr conseguiram construir uma vantagem de 10 segundos. Mas Pipo Derani e Tom Blomqvist lutaram bravamente no Cadillac, culminando com Blomqvist fazendo uma ultrapassagem ousada para tomar a liderança sobre Nasr na Curva 1, faltando 1 hora e 20 minutos para o fim.
Mas uma bandeira amarela em todo o percurso, a 52 minutos do fim, eliminou a vantagem de 2s2 segundos de Blomqvist e redefiniu a corrida para um sprint final. Quando os boxes abriram, oito minutos depois, a equipe da Porsche colocou Nasr na frente para a bandeira verde que voou faltando 32 minutos para o fim.
Ele manteve o Porsche nº 7 que dividia com Dane Cameron, Matt Campbell e Josef Newgarden na frente nas voltas finais, cruzando a linha 2s112 à frente do Cadillac nº 31, dirigido por Blomqvist, Pipo Derani e Jack Aitken. Jordan Taylor, Louis Deletraz, Colton Herta e Jenson Button terminaram em terceiro com o carro número 40 da Wayne Taylor Racing / Andretti Acura ARX-06.
“É incrível pensar que conseguimos isso”, exclamou Nasr antes de comemorar com o pessoal da Porsche na festa do pódio pós-corrida.
Foi a 23ª vez que a Porsche conquistou vitória nas 24 Horas de Daytona, a última sendo em 2010 usando um chassi Riley na classe Daytona Prototype (DP) da Action Express Racing – a mesma equipe que agora usa o Whelen Cadillac.
A equipe Penske possui duas vitórias anteriores com carros esportivos em Daytona – uma vitória na classe GT/GTO em 1966 e a primeira posição geral em 1969, quando Mark Donohue e Chuck Parsons conseguiram uma vantagem de 30 voltas na chegada com um Lola T-70/Chevrolet.
“Quando você pensa em 1969, quando vencemos aqui com um Lola, as coisas eram muito diferentes naquela época”, disse Penske. “Só de ver a competitividade, onde seis ou sete décimos de segundo eram a diferença após 24 horas de corrida, é inacreditável. Vou te dizer, esta é uma das maiores vitórias que tivemos.”
A conquista foi igualmente importante para a Porsche, que entrou na nova era GTP da IMSA apresentando um modelo com uma plataforma híbrida-eletrificada em 2023, numa retomada de parceria da marca alemã com a organização Penske, que produziu grandes vitórias em carros esportivos em vários períodos de tempo diferentes desde então. iniciando na década de 1970. Mas a parceria Penske-Porsche perdeu o título do Campeonato da IMSA na temporada passada justamente para o carro 31º da equipe Whelen Cadillac.
A Porsche trabalhou em maior confiabilidade para os cinco eventos da IMSA Michelin Endurance Cup para 2024. Esse objetivo foi alcançado no Daytona International Speedway, como todos os quatro Porsche 963 híbridos na pista (dois com Penske, um com a JDC-Miller MotorSports e um com a Proton Competition) terminando entre os seis primeiros.
O piloto Cameron competiu pelo programa Penske-Porsche no Campeonato Mundial de Endurance da FIA em 2023, e o ás americano dos carros esportivos teve o prazer de se transferir para o programa IMSA com sede na América do Norte em 2024. Ele estava chorando após a vitória.
“Quinze anos – é muito tempo”, disse Cameron. “Estou muito orgulhoso desses caras. Tivemos tantos problemas nas corridas longas do ano passado e muito trabalho para ajustar e chegar a isso.”
Campbell e Nasr se uniram para obter uma vitória na classe GT Daytona Pro (GTD PRO) nas 24 Horas de Daytona de 2022 dirigindo um Porsche, mas esta foi a primeira vitória na geral de cada um.
“Incrível a forma como esta corrida muda toda hora e a forma como superamos os Cadillacs hoje”, disse Campbell. “Tiramos o chapéu para eles – eles realmente foram competitivos. Finalmente conseguir a nossa primeira grande vitória com este carro é fenomenal. Que time! Finalmente conseguimos.”
Daniel Serra venveu na categoria GTD PRO com Ferrari
Nas outras categorias, o carro da Era Motorsport conquistou a vitória na classe Le Mans Prototype 2 (LMP2) com os pilotos Dalziel, Dwight Merriman, Christian Rasmussen e Connor Zilisch. O Brasil teve outro piloto vencedor, com a Ferrari 296 GT3 nº 62 da Risi Competizione, que conquistou a vitória na classe Grand Touring Daytona Pro (GTD PRO) com Daniel Serra, Davide Rigon, Alessandro Pier Guidi e James Calado. O Mercedes-AMG GT3 nº 57 da Winward Racing foi vitorioso na classe Grand Touring Daytona (GTD), com os competidores Russell Ward, Philip Ellis, Indy Dontje e Daniel Morad.
Dos demais brasileiros, Felipe Massa e Felipe Fraga terminaram em terceiro lugar na classe LMP2, à frente do carro que estava Pietro Fittipaldi. E Augusto Farfus Jr. finalizou na oitava colocação geral com a equipe da BMW.
Texto base original: IMSA / divulgação
Fotos: IMSA / LAT / divulgação
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