A Red Bull e Max Verstappen continuaram seu domínio na temporada 2023 da Fórmula 1 com uma vitória brilhante no novo Grande Prêmio de Las Vegas. Com a conquista, a 20ª nesta temporada, a equipe austríaca quebrou o recorde anterior entre as equipes que era de 19 vitórias no mesmo ano, que a Mercedes estabeleceu em 2016.
Verstappen ultrapassou Leclerc na largada, mas recebeu uma penalidade de 5s. Sergio Pérez teve que ir para os boxes para uma troca de asa dianteira após um incidente no início da prova e Leclerc retomou a liderança ultrapassando Verstappen na volta 16 – forçando o tricampeão mundial a entrar no boxes para troca de pneus e cumprir a punição de tempo.
Pérez conseguiu ultrapassar Leclerc para tomar a liderança na volta 32, mas as posições se inverteram já na volta 35, com Verstappen ultrapassando ambos para liderar na volta 37. O holandês manteve a vantagem e a ponta até a bandeirada, assegurando a sua 18ª vitória na mesma temporada – recorde. Leclerc ainda superou Pérez na última volta para terminar em segundo, com o mexicano completando o pódio.
As declarações oficiais dos 3 primeiros colocados na corrida:
Max Verstappen: “Foi difícil. Tentei arriscar tudo na largada, mas simplesmente perdi a aderência. Isso nos deixou um pouco atrás, nos deu uma punição, e assim tive que ultrapassar alguns carros durante a prova. Você podia ver claramente que o DRS era muito poderoso nesta pista, então, mesmo quando você assumisse a liderança, o carro atrás ainda poderia ter a oportunidade de voltar e retomar a posição – o que criou muitas oportunidades de ultrapassagem e exigiu ritmo forte para manter a dianteira, fazendo a corrida ser muito boa. Definitivamente, foi muito divertido.”
Charles Leclerc: “Não deixei de fazer todo o possível hoje e a equipe executou a corrida perfeitamente, por isso estou satisfeito com o nosso desempenho. Infelizmente, tínhamos acabado de fazer 5 voltas antes do Safety Car e tive dificuldades para recuperar a temperatura dos nossos pneus duros usados na relargada. Foi aí que Max e Checo ganharam vantagem com pneus novos e, infelizmente, isso nos custou a vitória. Dito isto, foi uma corrida emocionante, com batalhas muito boas e muita adrenalina. Estou feliz que o fim de semana tenha corrido bem e que o novo Grande Prêmio inaugural em Las Vegas tenha sido emocionante para pilotos e fãs. Estou ansioso para voltar no próximo ano!”
Sergio Pérez: “Foi muito difícil inicialmente com os danos na asa dianteira. Depois, as ultrapassagens uma por uma estavam indo bem. Tivemos um ritmo muito forte naquele primeiro período, mas não consegui me afastar de Charles nas retas, pois meu acerto não me dava a velocidade alta que precisava e estava difícil manter o carro em linha reta (foi bastante difícil com as rajadas de vento, mas felizmente conseguimos mantê-lo no caminho certo). No final da prova, eu não esperava o ataque de Charles. Las Vegas entregou uma boa corrida.”
Texto base: Red Bull / Ferrari / divulgação
Fotos: Red Bull Content Pool / Getty Images / divulgação
Deixe seu Comentário