Lando Norris conquistou neste sábado (4) a pole position para a Sprint do Grande Prêmio de São Paulo, 20ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. No Shootout realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), o piloto da McLaren foi o melhor da rodada final, marcou 1min10s622, garantindo a posição de honra para a prova curta desta tarde.
A segunda posição ficou com Max Verstappen, piloto da Red Bull que foi 0s061 mais lento em relação a Norris. Sergio Pérez, com a outra Red Bull, ficou com a terceira posição, enquanto a dupla da Mercedes completou o grupo dos cinco melhores no grid, com George Russell em quarto, e Lewis Hamilton ficando com a quinta colocação.
Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp
Yuki Tsunoda vai largar da sexta colocação com a AlphaTauri, ficando à frente de Charles Leclerc, sétimo melhor do Shootout com a Ferrari. Daniel Ricciardo, companheiro de equipe de Tsunoda, partirá em oitavo, logo à frente de Carlos Sainz, nono com a Ferrari. O grupo dos dez melhores foi completado por Oscar Piastri, da McLaren.
LEIA MAIS:
F1: Sainz puxa 1-2 da Ferrari em único treino livre para o GP de São Paulo
F1 renova contrato com Interlagos até a temporada de 2030
Hamilton e outros pilotos fogem de pergunta sobre possível título de Massa
Veja a programação e onde assistir ao GP de São Paulo de F1 na TV
A atividade ainda contou com uma bandeira vermelha ocorrida por conta de um acidente entre Esteban Ocon e Fernando Alonso. O piloto da Alpine perdeu o controle do carro ao abrir uma volta rápida e acertou o espanhol da Aston Martin, parando na barreira de proteção. O lance causou grande atraso no início do Q2 do Shootout.
A Sprint em Interlagos tem largada marcada para 15h30. O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 será disputada a partir de 14h de domingo.
Confira como foi o Shootout
Q1
A primeira rodada do Shootout começou com temperatura ambiente em 24°C e umidade do ar em 47%. O asfalto estava em 45°C no momento em que os carros deixaram os boxes. Os pilotos partiram à pista com pneus médios, obrigatórios na primeira rodada da classificação da Sprint. O primeiro a marcar tempo foi Max Verstappen, que marcou 1min11s888.
Carlos Sainz tomou a liderança com cinco minutos de treino, cravando 1min11s796, sendo seguido por Lewis Hamilton, que ficou apenas 0s074 distante do espanhol da Ferrari. Russell apareceu em quarto com a outra Mercedes, sendo seguido por Leclerc. Boa parte dos pilotos, porém, optou por sair para a pista apenas na metade final do Q1.
Nico Hulkenberg se colocou em oitavo com a Haas, ao passo que Kevin Magnussen apareceu em quinto com o outro carro do time americano. Oscar Piastri, com a McLaren, partiu para sua volta rápida, e se colocou somente em 14º, correndo risco de eliminação, bem como Esteban Ocon, que vinha na “bolha”, em 15º.
Nos minutos finais, a bandeira vermelha foi acionada após Esteban Ocon acertar Fernando Alonso e parar na barreira de proteção nos instantes finais da sessão, que foi encerrada. Sainz foi o mais veloz, seguido por Norris, que tomou o segundo tempo pouco antes, e Hamilton. Ocon, Lance Stroll, GuanYu Zhou, Alexander Albon e Logan Sargeant foram eliminados.
Q2
Antes do início da segunda rodada da classificação, Russell, Piastri, Ocon e Norris passaram a ser investigados por não respeitarem o delta de velocidade após o acionamento da bandeira vermelha. Após um longo atraso, os pilotos retornaram à pista para a segunda rodada da classificação, novamente com pneus médios.
Verstappen foi o primeiro a marcar tempo no Q2 com 1min11s449, ficando à frente de Pérez mais uma vez. Leclerc avançou para o terceiro lugar, caindo um posto após Sainz se colocar em segundo. Com pouco mais de três minutos para o final, chamava atenção o fato de todos os pilotos da zona de eliminação (Ricciardo, Bottas, Alonso, Gasly e Tsunoda) estarem sem tempo de volta.
Nos instantes finais da sessão, Bottas se colocou na sétima posição, perdendo um posto após Tsunoda subir para sexto. Ricciardo, então, marcou o segundo tempo, atrás apenas 0s161 de Verstappen. Pérez se colocou na frente ao cravar 1min11s230, ao passo que Hamilton avançou ao quarto lugar, ficando logo à frente de Russell.
Com o cronometro zerado, Norris marcou 1min11s221 para ser o mais rápido, sendo seguido por Pérez e Verstappen. Magnussen, Hulkenberg, Gasly, Bottas e Alonso foram eliminados.
Q3
A rodada final da classificação da Sprint começou com os pilotos se mantendo na pista por alguns minutos. Os pilotos só deixaram os boxes com pouco mais de três minutos para o encerramento da atividade. Chamou atenção Verstappen na saída dos pits, superando as duas AlphaTauris e uma Ferrari.
Os pilotos partiram para as voltas rápidas. Piastri tomou a liderança com 1min11s189, marca que foi batida por Norris, com 1min10s622. Verstappen se colocou em segundo, seguido por Pérez. O mexicano, acabou superado por Russell e por Hamilton. Norris celebrou a pole position.
Deixe seu Comentário