Card image
Notícias
F1: Sainz puxa 1-2 da Ferrari em único treino para o GP de São Paulo

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 03/11/2023
  • Atualizado: 03/11/2023 às 14:35
  • Por: Leonardo Marson

Carlos Sainz foi o piloto mais rápido do único treino livre para a disputa do Grande Prêmio de São Paulo, 20ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na sessão realizada no final da manhã desta sexta-feira (3) no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), o espanhol da Ferrari anotou na melhor das suas voltas 1min11s732, usando pneus macios.

Carlos Sainz
Foto: Scuderia Ferrari

A segunda posição ficou com Charles Leclerc, que acabou 0s108 distante do tempo obtido por Sainz, seu companheiro de equipe. George Russell, com a Mercedes, foi o terceiro, sendo seguido por Nico Hulkenberg, quarto com a Haas. O grupo dos cinco melhores foi completado por Alexander Albon, piloto da Williams.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

Lance Stroll, com a Aston Martin, foi o sexto colocado, ficando à frente de Pierre Gasly, sétimo com a Alpine. GuanYu Zhou, da Alfa Romeo, anotou o oitavo tempo, enquanto Logan Sargeant, com a outra Williams, foi o nono melhor. Kevin Magnussen, da Haas, fechou o top-10. Max Verstappen, da Red Bull, anotou o 16º lugar com a Red Bull.

LEIA MAIS:

F1 renova contrato com Interlagos até a temporada de 2030
Hamilton e outros pilotos fogem de pergunta sobre possível título de Massa
Veja a programação e onde assistir ao GP de São Paulo de F1 na TV

Ainda nesta sexta-feira, a partir das 15h, será realizada a classificação que determinará o grid de largada para o domingo. O Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 tem largada às 14h de domingo.

Confira como foi o treino

A primeira sessão de treinos livres começou com os pilotos partindo para a pista logo que os boxes foram abertos. As exceções foram a dupla da Williams, Daniel Ricciardo e George Russell. O primeiro a marcar tempo em Interlagos foi Max Verstappen, que marcou 1min13s950, usando pneus duros em sua Red Bull nos momentos iniciais da sessão.

Aos poucos, os pilotos foram completando os primeiros giros da sessão, casos de Fernando Alonso e Lance Stroll, dupla da Aston Martin que se colocou em segundo e terceiro, respectivamente. Com quatro minutos de treino, Pérez pulou para o segundo lugar, sendo superado instantes depois por Lando Norris, piloto da McLaren que se colocou 0s610 atrás de Verstappen.

Se o holandês parecia inalcançável no início da sessão, o segundo lugar seguia se alternando, primeiro com Pierre Gasly, e depois com Charles Leclerc. Verstappen melhorou sua marca, chegando aos 1min13s138, com Pérez avançando ao segundo posto. Com nove minutos de sessão, Carlos Sainz escapou levemente, mas sem causar danos à Ferrari.

Lewis Hamilton partiu para sua primeira volta rápida com 11 minutos de treino e se colocou em terceiro, atrás das duas Red Bull. Russell, por sua vez, apareceu em quarto. Com 15 minutos de treino, Nico Hulkenberg tomou o quarto lugar do piloto da Mercedes. Charles Leclerc, de volta à pista, avançou para o nono lugar, distante 0s695 de Verstappen.

Russell voltou à pista e marcou o terceiro tempo, somente 0s066 atrás de Verstappen. No complemento do primeiro terço da sessão, Leclerc entrou no grupo dos cinco primeiros. Com 22 minutos de treinamento, Yuki Tsunoda tomou a liderança com o tempo de 1min12s802, usando pneus médios em seu giro pelo circuito paulistano.

Enquanto GuanYu Zhou fritava pneus na reta dos boxes, Russell foi para a pista com os médios, marcando 1min11s865, enquanto Verstappen, ainda com os pneus duros, baixou seu tempo, se colocando 0s928 atrás do inglês. Alonso chegou à metade do treino com a segunda melhor marca, também com uma volta com os compostos mais resistentes do final de semana.

Com os pilotos andando com os pneus médios, os tempos caíram. Russell tomou a ponta da tabela de tempos com 1min11s865. Já Lando Norris e Nico Hulkenberg se tocaram na Junção com 32 minutos de treino. O alemão da Haas, com os macios, avançou ao segundo lugar pouco depois, ficando 0s063 distante da marca de Russell. Alonso, por sua vez, avançou ao terceiro posto.

Com 16 minutos para o final, Logan Sargeant escapou no S do Senna, mas sem causar danos no carro da Williams. Kevin Magnussen se colocou em terceiro com a Haas, ficando atrás apenas de Russell, o líder com 15 minutos para o final, e Hulkenberg, seu companheiro de equipe. Dois minutos depois, Alexander Albon apareceu em terceiro, seguido por Lance Stroll.

O incidente entre Hulkenberg e Norris passou a ser investigado pelos comissários restando dez minutos para o encerramento da sessão. Piastri vinha para marcar o melhor tempo com pneus macios, mas recolheu aos boxes, o que também ocorreu com Norris, seu companheiro de McLaren. Gasly, por outro lado, avançou ao quinto posto.

Com três minutos para o final, Sainz se colocou na liderança com 1min11s732, usando pneus macios, enquanto Leclerc cravou o segundo tempo. O treino terminou com os dois pilotos da Ferrari na frente, seguidos por Russel.

Deixe seu Comentário

Comentários