Card image
Notícias
F1: Leclerc fatura pole para o GP dos Estados Unidos

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 20/10/2023
  • Atualizado: 20/10/2023 às 19:12
  • Por: Leonardo Marson

Charles Leclerc garantiu a pole position para o Grande Prêmio dos Estados Unidos, 18ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Na fase final da classificação realizada nesta sexta-feira (20) no Circuito das Américas, em Austin, o piloto da Ferrari marcou 1min34s723, viu Max Verstappen ter uma volta excluída por conta dos limites de pista, e garantiu a posição de honra para o domingo.

Charles Leclerc
Foto: Scuderia Ferrari

A segunda posição ficou com Lando Norris, piloto da McLaren que foi apenas 0s130 mais lento em relação ao tempo de Leclerc. Lewis Hamilton, com a Mercedes, abrirá a segunda fila com a terceira posição, dividindo a segunda fila com Carlos Sainz, quarto com a Ferrari. George Russell, com a outra Mercedes do grid, fecha o top-5 do grid.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Entre no canal de RACING no Whatsapp

Verstappen partirá da sexta posição com a Red Bull, enquanto a Alpine monopolizará a quarta fila do grid, com Pierre Gasly partindo em sétimo, e Esteban Ocon, em oitavo. Sergio Pérez colocou a outra Red Bull do grid na nona colocação, enquanto Oscar Piastri, da McLaren, completa a lista dos dez primeiros colocados.

LEIA MAIS:

Verstappen lidera único treino livre da F1 em Austin
GP de São Paulo de F1 terá venda de ingressos nesta sexta-feira
F1: Red Bull apresenta novo layout no carro para o GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen espera por final de semana agitado nos Estados Unidos
F1: Band exibe Sprint do GP dos Estados Unidos em VT. BandSports mostra prova ao vivo
F1: Haas exibe layout especial para o GP dos Estados Unidos

O sábado (21) em Austin contará com o Shootout, marcado para 14h30, e a Sprint, que tem largada às 19h. O Grande Prêmio dos Estados Unidos será disputado no domingo, a partir das 16h.

Confira como foi a classificação

Q1
A classificação em Austin começou com os pilotos partindo para a pista logo que os boxes foram abertos. O primeiro a marcar tempo foi Pierre Gasly, que marcou 1min37s529, marca que foi superada por Valtteri Bottas e GuanYu Zhou, ambos pilotos da Alfa Romeo, segundos depois. Com cinco minutos de treino, Lando Norris tomou a primeira posição com 1min36s640 com a McLaren.

Charles Leclerc avançou para a primeira posição no sexto minuto de treino, com 1min36s622 com a Ferrari. Oscar Piastri avançou para a terceira posição. Com sete minutos de treino, Max Verstappen pulou para a ponta com 1min36s470 a bordo de sua Red Bull. Lewis Hamilton, com a Mercedes, marcou o sexto tempo, enquanto George Russell cravou a terceira melhor marca.

Com oito minutos para o final, Nico Hulkenberg tomou a primeira colocação da atividade com 1min36s235 com a Haas. A marca do alemão, porém, foi batida por Gasly, que cravou 1min36s158 com a Alpine, equipe que viu Esteban Ocon marcar o quarto tempo. Charles Leclerc tomou a liderança, mas foi batido por Carlos Sainz, que registrou 1min35s824 quando restavam cinco minutos.

Logan Sargeant, único piloto americano do grid, seguia sem tempo após reclamar de uma falha no carro no início da sessão. O piloto da Williams retornou à pista quando restavam pouco mais de três minutos para o final do Q1. Com dois minutos para o final, Verstappen marcou 1min35s346 para recuperar a primeira posição.

No minuto final, Hamilton se colocou na frente ao marcar 1min35s091, enquanto Lando Norris apareceu em segundo. Os dois terminaram na frente, enquanto Verstappen completou o top-3. Nico Hulkenberg, Fernando Alonso, Alexander Albon, Lance Stroll e Logan Sargeant foram eliminados.

Q2
A segunda rodada da classificação começou com a maioria dos pilotos partindo para a pista logo que os boxes foram abertos. O primeiro a marcar tempo foi Leclerc, com 1min35s888, tempo que logo foi superado pela dupla da Mercedes, que viu Russell marcar 1min35s759. Piastri, com a McLaren, tomou a frente pouco depois, com 1min35s576.

Verstappen avançou para a ponta da tabela de tempos com 1min35s491 quando restavam nove minutos para o final da sessão. A Alpine viu Ocon cravar o terceiro tempo, ficando uma posição acima de Gasly. Norris, por sua vez, seguia sem nenhuma volta aferida após metade do Q2 por ter uma volta excluída. Com pouco mais de oito minutos de treino, todos os pilotos retornaram aos boxes.

Os pilotos retornaram à pista com pouco mais de dois minutos para o final da sessão. Leclerc, primeiro a retornar à pista, cravou 1min35s004, enquanto Sainz se colocou em segundo. Verstappen tomou a posição do espanhol, mas ficou 0s004 atrás do monegasco. Hamilton se colocou em terceiro, fechando a sessão nesta posição.

Os eliminados foram Tsunoda, Zhou, Bottas, Magnussen e Ricciardo.

Q3
A rodada final da classificação começou com parte dos pilotos partindo para a pista logo que os boxes foram abertos, o que não foi seguido por apenas pela dupla da Mercedes, Piastri e Pérez em um primeiro momento. Verstappen marcou 1min35s081, marca que foi superada por Leclerc, que cravou 1min34s829 para tomar a liderança. Sainz se colocou em terceiro.

Pérez se colocou em quinto com a Red Bull, sendo seguido por Russell. Hamilton, por sua vez, avançou para o segundo lugar, distante apenas 0s056 para Leclerc. Pouco depois, os pilotos retornaram aos boxes, e Russell perdeu a volta por conta dos limites de pista.

Após os pilotos passarem pelos boxes, todos retornaram para a última volta rápida da sessão. Leclerc baixou seu tempo para 1min34s723, marca batida por Verstappen, que fez 1min34s718, mas perdeu a volta por conta dos limites de pista. Hamilton se colocou em terceiro, o que rendeu a posição de honra para o monegasco da Ferrari.

Deixe seu Comentário

Comentários