O automobilismo brasileiro enfrentou os desafios do piso de terra com muita velocidade e disputas em uma etapa do VNT Brasil (Campeonato Brasileiro de Velocidade na Terra 2023) nas competições de Autocross e KartCross, que aconteceram na nova pista do Autódromo RioVerdeGo, da cidade de Rio Verde, GO.
Nova pista recebeu pela primeira vez o Brasileiro VNT
Em um esforço conjunto da Prefeitura de Rio Verde, Secretaria de Esporte e Lazer, Associação Nacional de Velocidade na Terra – ANVT, grupo SR e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), um novo complexo para a modalidade foi construído e ganhou uma estrutura impecável, mantendo a tradição do VNT Brasil de acelerar nos principais polos do Agro brasileiro. Isso tudo com o apoio fundamental da Federação Goiana de Automobilismo, por meio de seu presidente Sérgio Crispim, que participou do esforço para que o evento fosse coroado de êxito.
“Criamos uma excelente estrutura para a realização do evento, com áreas iluminadas, boxes pavimentados e uma infra impecável, além do desenho da pista que alterna curvas de alta e de baixa com duas retas longas para garantir bons pegas nas corridas”, ressaltou Gian Pasquali, diretor-executivo da ANVT, comentando o apoio recebido do prefeito Paulo Faria do Vale, e do secretário de Esporte e Lazer, Fernando Cézar Pazotti.
Durante a etapa do VNT Brasil o presidente da CBA, Giovanni Guerra, esteve pessoalmente junto das autoridades locais e da organização do VNT no Autódromo RioVerdeGo para acompanhar mais este feito conquistado para o automobilismo brasileiro, especificamente para uma categoria de velocidade na terra que cresce muito e de maneira profissional no país.
A pista que foi utilizada pela categoria Autocross tem 1.700 metros, enquanto o KartCross tem 1.780 metros, por conta de duas chicanes. As retas possuem 12 metros de largura. Já as quatro curvas foram especialmente construídas com largura superior a 15 metros e inclinações que variam de 3 a 9 graus.
Autocross
A última prova da etapa de Autocross coroou o mato-grossense Reck Junior como vencedor dos quatro estágios, depois de uma disputa emocionante com Edgar Griebeler ao longo das últimas 20 voltas.
A vitória em todos os estágios confirmou o crescimento de Reck Jr dentro da temporada e o coloca na disputa pelo título com o irmão Emerson Reck e o baiano Ricardo Basso.
“Só alegria por mais um final de semana de muito trabalho, luta e perseverança. Conseguimos vencer os quatro estágios e embolar a classificação para levar a decisão para Cuiabá. Lá, sempre tenho bons resultados e vamos pra casa deixar o carro pronto para esta grande final”, afirmou o vencedor.
Com o terceiro lugar, Emerson Reck reassumiu a liderança do campeonato.
“Hora de fazer as contas e se preparar, mas fizemos pontos muito importantes para ficar na frente e ficar de olhos abertos nos concorrentes”, afirmou Emerson.
Categoria Sênior
Em mais uma etapa, Vanderlei Reck voltou a faturar a vitória na categoria Sênior. O veterano não deu chances para seus principais concorrentes Edilson Piaia e Fernando Scheffer.
KartCross
Também foi realizada no Autódromo RioVerdeGo a etapa do KartCross, com mais de 30 pilotos que entraram na pista em busca das últimas oito vagas para a final do Campeonato Brasileiro de KartCross.
A próxima etapa do VNT Brasil será realizada nos dias 1,2 e 3 de dezembro, no Autódromo Bom Futuro, em Cuiabá, com a decisão da categoria Autocross e a etapa única para definir o campeão brasileiro de Turismo.
O VNT Brasil é organizado pela Associação Nacional de Velocidade na Terra – ANVT, com apoio do grupo SR e supervisão técnica e desportiva da Confederação Brasileira de Automobilismo e Federações de Automobilismo nos estados onde será realizado. Para realização do campeonato deste ano o VNT Brasil conta com patrocínio master da UPL OpenAg e FG Empreendimentos; e, patrocínio platinum da Petronas, Inpasa, TMG, RZK Rental, e fornecedores oficiais Carvalima Transportes, Chapéus Pralana, Nordeste Emergências e Stamp Uniformes.
Texto Original: VNT Brasil / divulgação editorial
Fotos: www.vntbrasil.com.br / divulgação editorial / CBA
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