O Brasil conquistou mais um importante título do automobilismo mundial. O piloto Gabriel Bortoleto tornou-se campeão da temporada 2023 do FIA F3 Championship. O campeonato teve neste ano nove etapas e coroou o competidor brasileiro como o grande vencedor. A conquista aconteceu no Autódromo de Monza como preliminar às atividades da Fórmula 1, que realizou no mesmo local e fim de semana o Grande Prêmio da Itália.
A programação oficial começou na sexta-feira com o treino livre e a tomada de tempos. Gabriel, pela larga diferença de pontos que abriu no decorrer das etapas, garantiu o título ainda na sexta durante os treinos, uma vez que seus dois principais concorrentes não marcaram a pole-position, que valia ponto, e desta forma não tinham mais chances matemáticas de alcançar Bortoleto na tabela.
“Estou realmente muito feliz com a conquista que atingimos aqui em Monza. Sempre fui dedicado em todas as competições que participei e, especialmente neste ano, sinto que evolui demais tanto dentro como fora da pista. A oportunidade de ter chegado até aqui foi sem dúvida especial e espero, sinceramente, continuar elevando a bandeira do Brasil na busca pelo meu objetivo de me tornar um piloto de sucesso na F1. Dedico esta conquista a Deus, minha família, à equipe Trident, aos profissionais que estiveram comigo nesta caminhada e a todos que torceram e me deram forças durante todo o ano. Ao Banco BRB, Ebury e Americanet – empresas que me patrocinaram nesta temporada – minha sincera gratidão”, comemorou Gabriel Bortoleto entre muitos sorrisos.
CARREIRA NO AUTOMOBILISMO
Com apenas 18 anos, Bortoleto teve uma vida voltada para o motorsport desde os seis anos, quando começou nas competições de kart. Após acompanhar as competições do irmão mais velho Enzo, o então garoto deu suas primeiras voltas no Kartódromo da Granja Viana, na região metropolitana paulista. Com o passar do tempo, ele ganhou as pistas de todo o Brasil e, quando surgiu a primeira oportunidade, com 12 anos de idade, seguiu para a Europa em busca de evolução.
CRESCIMENTO NAS PISTAS EUROPEIAS
Com residência fixa na Itália desde 2017 Gabriel se destacou muito nas competições de kart, chegando a conquistar a terceira colocação no Campeonato Mundial e no Europeu de Kart em 2018, quando competia pela categoria OK Júnior. Em 2019 esteve muito competitivo na classe OK, a principal do kartismo mundial e, naturalmente, seguiu para as competições de fórmula em 2020.
Competindo pela premiada equipe Prema no Campeonato Italiano de F4, o jovem brasileiro mostrou todo o seu talento e, mesmo diante de grids com mais de 30 carros, esteve sempre entre os mais velozes, conquistou pódios, vitórias, e encerrou a temporada na quinta colocação.
Nos anos de 2021 e 2022 Bortoleto competiu pela Fórmula Regional Eurpean Championship by Alpine – FRECA. Nas duas temporadas em que esteve no campeonato, Gabriel amadureceu muito enquanto pessoa e, também, como atleta. Assim como na categoria anterior o brasileiro deixou a sua marca, tendo conquistado vitórias, pódios e, por seus bons resultados, foi convidado para testar na F3 FIA, competição preliminar da Fórmula 1, com a equipe Trident – campeã da temporada 2022. Após excelentes marcas nos treinos no autódromo de Jerez de La Frontera, na Espanha, o time italiano sediado em Milão não teve dúvidas e contratou Gabriel para a temporada 2023.
A TEMPORADA DA F3
Desde o fim de 2022 Gabriel Bortoleto firmou uma parceira com a A14 Management, empresa fundada por Fernando Alonso, para fazer e gestão e direcionamento de sua carreira. Sempre acompanhado pelo espanhol Albert Resclosa (sócio de Alonso) e o seu driver coach Roberto Streit, Gabriel começou a construir o seu título na primeira etapa da temporada 2023 no Barein, Oriente Médio. Naquela ocasião Bortoleto venceu a feature race – corrida principal do fim de semana – e, daí por diante, não perdeu mais a liderança do campeonato.
Na segunda rodada do ano, disputada em Melbourne, Austrália, Gabriel voltou a brilhar tendo feito a pole-position e conquistado mais uma vitória de feature race. Animado pelos bons resultados e seguindo todas as orientações de pista e extra-pista de Alonso, Bortoleto adotou uma estratégia consistente para as demais etapas, pontuando sempre de forma constante, até confirmar o título ainda nos treinos de sexta-feira em Monza, Itália, durante a última etapa.
MONZA COROOU O CAMPEÃO NA ÙLTIMA ETAPA
Após muita comemoração pela confirmação do título ainda nos treinos, o brasileiro voltou a se concentrar e focou nas duas corridas que estavam por vir. Com o tempo conquistado na sessão classificatória, ele se garantiu na oitava colocação no grid da corrida de sábado e, no domingo, a quinta posição para a largada.
A Sprint Race, disputada no sábado, foi muito emocionante e Gabriel pôde, acima de tudo, mostrar todo o arrojo que ele teve de segurar ao longo do ano para não colocar a disputa pelo título em risco. Após partir da oitava posição, o brasileiro fez ultrapassagens muito determinadas e, pouco a pouco, escalou o pelotão até o terceiro lugar. Na última volta, com duas rodas na grama, ele ainda teve tempo de superar mais um adversário e comemorou muito a segunda colocação na corrida, que foi vencida pelo argentino Franco Colapinto.
Na manhã de domingo foi disputada a última corrida da temporada. Partindo da terceira fila, Gabriel novamente fez excelente largada e, de forma muito arrojada, pulou para a quarta colocação. Mais uma volta foi necessária para que o brasileiro pulasse para o terceiro lugar e seguisse na perseguição pela liderança. Infelizmente na terceira volta Gabriel acabou errando na entrada da Curva Parabólica e, com isso, perdeu várias posições caindo para o nono lugar. A corrida foi muito complicada, principalmente pela entrada de três vezes do Safety-Car o que, efetivamente, fez com que a corrida tivesse pouquíssimas voltas com pista limpa. Aproveitando todas as oportunidades, Gabriel realizou uma prova de recuperação e, com isso, concluiu as 21 voltas na quinta colocação. O brasileiro registrou ainda a volta mais rápida da prova, somando ao todo mais 20 pontos para a classificação final do campeonato.
A pontuação final do FIA F3 2023 confirmou o título de Gabriel Bortoleto com 164 pontos. Zak O’ Sullivan (ING) foi o vice com 119 pontos; Paul Aron (EST) terminou em terceiro com 112; Franco Colapinto (ARG) foi o quarto, com 110 e Josep Maria Marty (ESP), o quinto, com 105 pontos.
“Com certeza tive um fim de semana em que me diverti muito aqui na Itália. Sem a menor preocupação em pontuar ou colocar em risco a luta pelo Campeonato eu consegui fazer duas corridas realmente puras. Busquei o meu melhor durante todo o tempo e com muita garra consegui fazer várias ultrapassagens. Vivi aqui um fim de semana mágico e, com certeza, lembrarei desses dias o resto da minha vida”, comemorou o paulista de 18 anos, que agora negocia seu próximo passo no automobilismo com o objetivo de chegar à Fórmula 1.
Texto base original: Flávio Quick / Assessoria de Comunicação KTF Sports / divulgação
Fotos: James Gasperotti / KTF Sports / divulgação
Deixe seu Comentário