Card image
Notícias
TCR World Tour: Urrutia e Ma vencem corridas no circuito de El Pinar

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 21/08/2023
  • Atualizado: 21/08/2023 às 14:19
  • Por: Leonardo Marson

A primeira das duas etapas da passagem do TCR World Tour pela América do Sul terminou com vitórias de Santiago Urrutia e Qing Hua Ma no reformado traçado de El Pinar, no Uruguai.

Santiago Urrutia
Foto: Hernan Capa

O piloto local e o chinês comprovaram o domínio da equipe Cyan Racing Lynk & Co, que colocou seus quatro carros no pódio nas duas corridas deste domingo.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter

Já o TCR South America teve domínio dos argentinos, com vitórias de Ignacio “Nacho” Montenegro, o líder do campeonato, e Esteban Guerrieri, que venceu pela primeira vez no ano na etapa que marcou a estreia da Bratton Tito Bessone Team.

LEIA MAIS:

TCR World Tour: Urrutia fatura pole position em El Pinar

Na Copa Trophy, o brasileiro Fabio Casagrande foi o vencedor das duas provas.

A próxima rodada do TCR South America acontece já no próximo final de semana, em novo evento conjunto com o TCR World Tour, em San Luis, na Argentina.

Confira como foram as corridas

A primeira bateria do dia começou movimentada, com uma primeira volta que viu Urrutia sustentar bem a primeira posição e trazer seu companheiro de equipe, Thed Bjor, à reboque durante toda a bateria. Casella sustentou o ótimo sexto lugar, que dava ao piloto local a liderança da corrida pelo certame sul-americano.

Com a disputa mais quente da pista sendo pelo terceiro posto do pódio geral, entre os pilotos Frédéric Vervisch e Néstor Girolami, Casella mantinha a liderança do TCR South America, mas via Juan Angel Rosso e Esteban Guerrieri se aproximarem a medida que o pelotão ia se estabelecendo. Quem também veio junto na disputa foi o líder do campeonato, Nacho Montenegro.

O líder do campeonato assumiu a liderança da prova já na metade final e viu seu principal postulante ao título abandonar a bateria com um furo no radiador. Ao fim dos 25 minutos, Urrutia garantiu seu Grand Chelem, seguido por Bjor e Vervisch. Na disputa do sul-americano, Montenegro, Guerrieri e Rosso subiram ao pódio. Casagrande foi o vencedor da primeira corrida na Copa Trophy.
A prova decisiva do fim de semana viu o chinês Qing Hua Ma largar na posição de honra após a inversão das 10 primeiras posições do treino classificatório da véspera. O apagar das luzes foi movimentado, com Ma, Mikel Azcona e Yann Ehrlacher disputando a primeira freada. Apesar dos toques entre os pilotos do World Tour, Ma levou a melhor e sustentou a primeira posição contra seu companheiro de equipe.

O combativo Azcona caiu para quarto, mas logo se recuperou e assumiu o segundo posto. Novamente beneficiado pela inversão do grid, Casella liderava o certame sul-americano, mas a liderança durou pouco. Antes da prova completar cinco minutos, Guerrieri já aparecia na liderança.

A primeira intervenção do carro de segurança aconteceu após toque de Enrique Maglione na barreira de proteção, o carro #15 ficou avariado e os fiscais precisaram reorganizar os pneus da proteção antes da corrida ver novamente a bandeira verde. Com o pelotão reagrupado, Azcona seguia incisivo contra Ma, mas o chinês seguia liderando a prova. O certame sul-americano pegava fogo. Enquanto Guerrieri seguia na liderança, o #23 de Nacho teve um problema com a roda dianteira esquerda, forçando o líder do campeonato a abandonar a prova.

Nova intervenção do safety-car e Ma sustentou a primeira posição até a quadriculada, Azcona e Vervisch completaram o pódio da corrida. Pelo TCR South America, vitória de Guerrieri, com Juan Angel Rosso na segunda posição e Rafael Suzuki completou o terceiro posto. Pela Copa Trophy, Casagrande tambem venceu a segunda bateria.

Deixe seu Comentário

Comentários