Card image
Fórmula 1
F1: Russell lidera treino marcado por chuva e bandeiras vermelhas na Hungria

3 Minutos de leitura

  • Publicado: 21/07/2023
  • Atualizado: 21/07/2023 às 9:40
  • Por: Leonardo Marson

George Russell foi o piloto mais rápido da primeira sessão de treinos livres para a disputa do Grande Prêmio da Hungria, 11ª etapa da temporada 2023 da Fórmula 1. Em uma sessão marcada pela chuva, o piloto da Mercedes aproveitou os minutos finais para marcar 1min38s795, usando pneus intermediários no melhor de seus giros.

George Russell
George Russell. (Foto: Pirelli)

A sessão foi muito atrapalhada pela chuva, que atingiu o circuito de Hungaroring ainda nos primeiros minutos da sessão, e pelas bandeiras vermelhas. A primeira foi causada por Sergio Pérez, que bateu sua Red Bull logo com três minutos de pista liberada, enquanto a segunda ocorreu com Carlos Sainz, outro que acertou o muro, já nos instantes finais, com a Ferrari.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

A segunda colocação ficou com Oscar Piastri, piloto da McLaren que foi 0s359 mais lento em relação a Russell. Lance Stroll, com a Aston Martin, fechou o treinamento com o terceiro melhor tempo, sendo seguido por Lando Norris, quarto com a outra McLaren do grid. O grupo dos cinco melhores foi completado por Fernando Alonso, da Aston Martin.

LEIA MAIS:

Chefe da Haas elogia atuação de Pietro Fittipaldi: pronto para a F1
Veja a programação e onde assistir ao GP da Hungria de F1

Valtteri Bottas, com a Alfa Romeo, foi o sexto mais veloz, ficando à frente de Charles Leclerc, sétimo com a Ferrari. A oitava colocação na folha de tempos acabou nas mãos de GuanYu Zhou, enquanto Logan Sargeant, da Williams, foi o nono Nico Hulkenberg, com um carro da Haas, completou a lista dos dez melhores.

Além de Sainz e Pérez, que não marcaram tempo por sofrerem acidentes, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Pierre Gasly, Max Verstappen e Lewis Hamilton não registraram tempo ao longo da uma hora de atividade.

A segunda sessão de treinos livres do final de semana ocorre ainda nesta sexta-feira, a partir do meio-dia. O Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1 será disputado no domingo (23), com largada marcada para 10h.

Confira como foi o treino

A primeira atividade livre do final de semana da Fórmula 1 em Hungaroring começou com tempo nublado e forte ameaça de chuva. Os pilotos partiram para a pista, mas logo com três minutos de sessão, Sergio Pérez perdeu o controle de sua Red Bull e estampou o muro, causando a primeira bandeira vermelha da atividade.

Durante o período de interrupção, a chuva desabou em Mogyorod, pouco antes de os competidores serem liberados para a pista. Sem condições de andar com pneus slicks, os pilotos retornaram aos boxes, por onde ficaram por vários minutos. O silêncio só foi quebrado após 20 minutos, com Lewis Hamilton saindo para a pista, sem completar uma volta.

Aos poucos, os pilotos foram deixando os boxes, sempre com pneus intermediários. Ainda assim, ninguém partiu em um primeiro momento para registrar voltas. Com a pista nem molhada suficiente para os pneus de chuva, nem seca para o uso dos compostos slicks, ninguém se arriscava a seguir andando, com Carlos Sainz escapando da pista.

A chuva caiu de vez a partir da segunda meia hora de treino, com Lando Norris partindo para a pista, também sem marcar tempo. Com 18 minutos para o final da sessão, foi a vez de Valtteri Bottas deixar os boxes com a Alfa Romeo, desta vez completando uma volta em 1min47s787 com os pneus intermediários. Este foi o primeiro tempo aferido na sessão.

Alexander Albon se colocou na ponta, mas logo foi superado por Logan Sargeant, que marcou 1min46s838, tomando a liderança. Na sequência, Carlos Sainz bateu a Ferrari quando restavam 14 minutos para o encerramento da sessão, causando a segunda bandeira vermelha do final de semana. O espanhol teve o carro empurrado e conseguiu chegar aos boxes pelos próprios meios.

A atividade foi retomada com 11 minutos para o encerramento, desta vez com diversos pilotos partindo para a pista. Com sete minutos para o encerramento, Nico Hülkenberg colocou a Haas na frente, mas logo foi superado por Fernando Alonso, que marcou 1min43s277 com a Aston Martin. Bottas voltou para o segundo lugar pouco depois.

O espanhol melhorou seu tempo para 1min40s687 pouco depois, enquanto Lance Stroll se colocou em segundo, seguido por George Russell, terceiro com a Mercedes, que com dois minutos para o final, marcou 1min40s444 para tomar a liderança da sessão. No minuto final, Oscar Piastri colocou a McLaren na frente com 1min39s906.

Russell retomou a ponta ao cravar 1min39s652 com a Mercedes, mas viu Piastri marcar 1min39s154, sendo batido por Russell novamente, agora com 1min38s795.

Deixe seu Comentário

Comentários