Card image
Fórmula E
Fórmula E: Evans supera Dennis e vence ePrix de Roma marcado por acidente

4 Minutos de leitura

  • Publicado: 15/07/2023
  • Atualizado: 15/07/2023 às 11:53
  • Por: Redação

Mitch Evans venceu neste sábado (15) a primeira corrida do ePrix de Roma, penúltima etapa da temporada 2023 da Fórmula E. Em uma prova marcada pela necessidade do controle do gasto de bateria, o piloto da Jaguar superou Jake Dennis na 22ª das 27 voltas no circuito montado nas ruas da capital italiana e seguiu para vencer a prova.

Mitch Evans
Foto: Jaguar

A segunda posição acabou nas mãos de Nick Cassidy, piloto da Envision que não conseguiu buscar Evans nas voltas finais. Maximilian Günther, da Maserati, completou o pódio com a terceira posição. Dennis, da Andretti, sofreu com o gasto de bateria e terminou em quarto, após liderar a prova. Jean-Éric Vergne, da Penske, completou a lista dos cinco melhores.

Você conhece o canal da RACING no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga a RACING também no Instagram! e no Twitter
Acompanhe tudo o que rola no esporte a motor com o Boletim Racing

Nico Müller, da ABT Cupra, fechou a corrida com o sexto lugar, sendo seguido por Pascal Wehrlein, sétimo com a Porsche depois de ter de visitar os boxes no início da corrida. Norman Nato, da Nissan, foi o oitavo, enquanto Sérgio Sette Câmara levou a NIO ao nono lugar. Sacha Fenestraz, outro que sofreu com a bateria, foi o décimo com a Nissan.

LEIA MAIS:
Fórmula E faz etapa em Roma; veja horários e onde assistir na TV

A corrida ainda foi marcada por um forte acidente. Após Sam Bird perder o controle do carro da Jaguar ao passar por um bump na curva 6, Sébastien Buemi não conseguiu desviar e bateu. Então, um acidente múltiplo se formou, com Edoardo Mortara batendo em “T” no carro do inglês. A bandeira vermelha foi acionada, mas todos os pilotos estão bem. Lucas Di Grassi abandonou a prova neste acidente.

O ePrix de Roma terá sua segunda corrida neste domingo (16), também a partir das 10h.

Confira como foi a corrida
A corrida em Roma começou com Sam Bird superando Mitch Evans para tomar a liderança da prova. Sacha Fenestraz apareceu em terceiro, seguido por Jake Dennis e René Rast. Um pouco mais atrás, Sébastien Buemi e Maximilian Gunther perderam a primeira curva, perdendo posições. Lucas Di Grassi apareceu em 14º, e Sérgio Sette Câmara, em 21º.

Ainda na primeira volta, Pascal Wehrlein apareceu com a asa dianteira quebrada, perdendo desempenho e posições, se dirigindo aos boxes. Rast, por sua vez, superou Dennis para tomar a quarta colocação. Na frente, Bird seguia na liderança, sempre tendo Evans e Fenestraz próximo. O neozelandês tentou a ultrapassagem, mas foi fechado pelo companheiro de Jaguar.

André Lotterer bateu forte o carro da Andretti na terceira volta, causando a primeira entrada do Safety Car na corrida. Após a limpeza da pista e a retirada do carro do alemão, a corrida recomeçou na abertura da quinta volta, com Bird mantendo a ponta, seguido por Evans, Fenestraz, Rast e Cassidy. Na reta oposta, o neozelandês conseguiu a ultrapassagem para tomar a ponta da prova.

Nico Müller, da ABT Cupra, foi o primeiro a usar o modo ataque na prova, o que foi seguido por Robin Frijns, Sérgio Sette Câmara e Pascal Wehrlein. Na frente, Fenestraz passou por Bird para tomar a segunda posição na sexta volta de prova. Dan Ticktum e Roberto Merhi acionaram a potência extra do carro na sétima volta.

Evans acionou o modo ataque no sétimo giro, retornando ao traçado ideal na segunda posição. Fenestraz assumiu a liderança da prova, enquanto Rast foi mais um a superar Bird, tomando o terceiro lugar. O franco-argentino da Nissan usou o modo ataque no giro seguinte, retornando ainda à frente de Evans. Bird bateu e acabou atingido por Buemi, Di Grassi, Mortara e António Félix da Costa, causando uma bandeira vermelha.

Após um grande período de interrupção, a prova foi retomada com o Safety Car na pista. A corrida teve uma relargada parada, como no início da prova. Fenestraz conseguiu manter a ponta, seguido por Evans e Dennis. Logo após a relargada, Jean-Éric Vergne e Stoffell Vandoorne acionaram o modo ataque pela segunda vez na corrida.

Fenestraz passou a ser pressionado por Evans, que buscava a liderança. Já Ticktum acertou a traseira de Gunther e teve a asa dianteira danificada. Nick Cassidy superou Rast para tomar a quarta posição. O alemão da McLaren sofreu uma quebra e se dirigiu aos boxes. Pouco depois, o neozelandês da Envision abriu ataque sobre Dennis, que passou por Evans para tomar o segundo lugar na volta 15.

Dennis conseguiu a ultrapassagem sobre Fenestraz na volta 15, tomando a ponta da corrida. Na volta seguinte, foi a vez de Evans passar pelo piloto da Nissan, tomando o segundo lugar, ficando dois segundos atrás do líder da prova. Dennis, então, acionou o modo ataque, mantendo a primeira colocação com alguma tranquilidade.

Cassidy foi mais um a superar Fenestraz, ganhando a terceira posição na volta 17. Na frente, Evans passou a cortar a diferença em relação a Dennis, trazendo consigo Cassidy. O piloto da Andretti acionou mais uma vez o modo ataque, perdendo a liderança da prova. O inglês, porém, rapidamente se aproximou do rival da Jaguar, que ainda tinha que acionar o modo ataque novamente.

Evans acionou o modo ataque e Dennis retornou para a ponta da corrida. O neozelandês se aproveitou da potência a mais e recuperou a liderança da corrida na volta 22. No mesmo giro, Cassidy também passou pelo piloto da Andretti, tomando o segundo lugar. A direção de prova anunciou o acréscimo de duas voltas na corrida, que passou de 25 a 27 voltas.

Gunther foi mais um a passar por Dennis, tomando a terceira colocação. O piloto da Andretti passou a ser pressionado por Vergne e por Müller. Na volta 25, uma asa dianteira apareceu na pista, causando uma bandeira amarela localizada na curva 7. Vergne seguia pressionando Dennis, enquanto Evans seguiu para vencer, seguido por Cassidy e Günther. Dennis manteve o quarto posto, seguido por Vergne.

Deixe seu Comentário

Comentários